Raiders of Scythia (Invasores de Cítia, anunciado por aqui pela Mosaico) é uma versão revisada de Invasores do Mar do Norte, com novas artes e mecânicas das expansões incorporadas na caixa base. Algumas das mudanças que essa nova versão trás pode ser facilmente reproduzida alterando algumas regras do jogo original. (ideia original do usuário Aaron Chasteen no BGG - apenas traduzi e trouxe para cá)
RECURSOS INICIAIS
• Cada jogador começa com 3 pratas e 1 provisão
Isso dá um boost nas primeiras rodadas.
PARTIDAS MAIS RÁPIDAS COM MENOS JOGADORES
• Para partidas com 3 jogadores, não coloque espólios em um dos espaços das Fortalezas
• Para partidas com 2 jogadores, não coloque espólios em dois dos espaços das Fortalezas
Essa mudança veio para tornar o jogo um pouco mais rápido em partidas com menos jogadores.
INÍCIO RÁPIDO COM JARLS (necessita da expansão Fields of Fame)
• Revele um conjunto de 1 Jarl + 1 Aldeão igual a quantidade de jogadores mais um.
• Em sentido anti-horário (começando pelo último jogador), cada jogador escolhe um conjunto e coloca em sua tripulação (sem pagar custo em moedas)
• Distribua mais 5 cartas para cada jogador, que devem escolher 3 (mão inicial) e descartar 2
• Sugestão para quem não tem a expansão: ao invés de usar Jarls, faça conjuntos de 1 Herói + 1 Aldeão
Essa alteração permite já começar a partida com uma tripulação inicial, e até já direcionando o que cada jogador irá procurar fazer para otimizar sua pontuação (uma espécie de "assimetria")
MORTE POR FERIMENTO (necessita da expansão Fields of Fame)
• Tripulação com ferimentos igual à sua força morrem ao sofrerem mais um ferimento
• Tripulação morta por ferimento não conta para a Trilha de Valquírias
Embora você possa descartar um membro da tripulação antes de contratar outro, essa é uma opção para distribuir mais os ferimentos entre os membros (sem necessariamente comprometer outros)
NOVA OPÇÃO NAS CASERNAS (necessita das expansões Fields of Fame + Hall of Heroes)
• Gaste 1 Hidromel para curar 2 ferimentos ao invés de contratar um membro da tripulação
Essa mudança acrescenta a possibilidade de curar ferimentos e talvez recuperar aquele membro que você não quer se desfazer