Post original: https://www.boardseyeview.net/post/micromacro-crime-city
Ao projetar
MicroMacro: Cidade de crime, Johannes Sich teve uma ideia inovadora para um jogo de tabuleiro, mas que muitos acharão estranhamente familiar. Certamente, todos nós passamos algumas horas felizes procurando por Wally (Waldo, se você mora nos EUA) em livros coloridos onde o herói de mesmo nome está escondido à vista de todos em um atarefado caos de atividade.
MicroMacro segue claramente a tradição de
Onde está Wally?; mas como isso o torna um jogo? E como este jogo ganhou o cobiçado prêmio
Spiel des Jahres como o Jogo do Ano?
A editora Pegasus Spiele (
o jogo foi lançado no Brasil pela Galápagos) evitou a cor berrante dos livros infantis.
MicroMacro é jogado em uma folha de mapa em preto e branco. E que mapa! É um enorme 110 x 75 cm, então você precisará de uma grande superfície sólida para abri-lo e mantê-lo plano. Ele retrata uma cidade movimentada, mas não é uma mera versão bidimensional. O mapa para este jogo atinge a quarta dimensão: ele incorpora eventos que acontecem ao longo do tempo. Isso significa que você pode identificar um personagem e traçar a jornada que ele percorreu até aquele momento. E aí está o jogo. Os jogadores têm à sua disposição uma série de 16 casos criminais para resolver, desde os mesquinhos até os macabros, e que variam em dificuldade e extensão. As cartas indicam o que os jogadores precisam encontrar no mapa para dar o pontapé inicial e prosseguir na busca enquanto tentam solucionar os crimes. Apenas tome cuidado para não espiar as respostas / spoilers no verso de cada carta. O jogo vem com pequenos envelopes para guardar a cartas na caixa, mas estes não são completamente opacos.
MicroMacro é um merecido vencedor do prêmio porque proporciona horas de diversão. É teoricamente um jogo cooperativo de 1 a 4 jogadores, mas provavelmente é melhor com dois: o suficiente para discutir ideias e rir juntos sobre os detalhes intrincados escondidos no enorme desenho, mas não tantas ideias a ponto de você bater cabeças quando todos estão olhando para o mesmo local.
As crianças vão adorar este jogo, e certamente é um jogo em que crianças e adultos podem brincar juntos, embora as regras incluam um aviso de que alguns dos casos possuem temas e até mesmo algumas representações que os pais podem considerar inadequadas para as crianças. As regras codificam os casos com um símbolo para indicar onde eles incluem temas adultos, embora, é claro, brincar apenas com as contravenções casuais não protegerá as crianças de espionar acidentalmente cadáveres de outros casos enquanto vasculham o mapa.
Os membros mais velhos da família podem não ter a visão aguçada exigida por
MicroMacro, mas os editores incluíram uma lente de aumento como uma ferramenta útil para aqueles com algum problema de visão.
Nossa única reclamação é que o mapa de papel dobrado pode se desgastar durante o jogo, portanto, trate-o com cuidado. E quando você resolver todos os casos em
MicroMacro, Pegasus Spiele terá lançado mais continuações...
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.