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  4. A Vida Fora da Eurolândia #7: Nexus Ops

A Vida Fora da Eurolândia #7: Nexus Ops

Nexus Ops
  • avatar
    marciusfabiani05/11/21 14:00
    avatar
    marciusfabiani
    05/11/21 14:00
    1126 mensagens MD

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fd8d6_00n942.jpeg

     
    Ao longo da minha vida bordigueimística, em alguns poucos momentos eu tive mais de uma cópia do mesmo jogo. Já tive a versão gringa e a versão brazuca de Innovation: comprei a versão PT-BR pra jogar com amigos monolíngues, mas ficou pegando poeira, a acabei passando pra frente numa math trade. Mantive duas cópias de Arte Moderna durante algum tempo, depois de comprar a versão coreana, mas vendi a edição da CMON logo em seguida, já que a versão coreana, entre outros quitutes, vem com um MARTELO DE LEILÃO DE VERDADE. Tenho a segunda e a terceira edições de Arkham Horror, mas nesse caso se justifica, são jogos diferentes (e maravilhosos). E tenho três core sets de Legend of the Five Rings, como todo ser humano normal, por questões de montagem de deck.
     
    Nexus Ops, portanto, é um caso raro: mantenho duas versões que basicamente só têm diferenças estéticas entre si ­– a da Avalon Hill, de 2005, e a da Fantasy Flight, de 2012 – pelo motivo exclusivo da GULA. Se lançarem uma terceira versão, vou comprar também.
     
    Sim, eu gosto muito do jogo. Nexus Ops é o jogo pra apresentar praquele seu amigo que está curioso pra conhecer o hobby, mas só jogou War até aqui. É um jogo simples, descomplicado, em que você só tem que ter uma única preocupação: DESCER O SARRAFO EM QUEM ESTIVER MAIS PERTO.
     
    É o antieuro por excelência. Deixe todas as suas eurices em casa quando sair pra jogar Nexus Ops. Se alguém na mesa “parar pra pensar” no que quer fazer, essa pessoa está jogando errado. Não tem que pensar. Tem que sair distribuindo tabefes.
     
    Claro, estou exagerando. Tem uma pitada de estratégia, sim. Mas o jogo só premia quem parte pra cima dos outros e vence combates. Não há nada no jogo que te estimule a adotar uma postura defensiva. Vence quem acumular 12 pontos de vitória, e 99% dos pontos de vitórias são conquistados vencendo combates.
     
    Já deu pra perceber que é um dos meus Ameritrashes favoritos. Neste post, vou falar um pouco do jogo e comparar as duas versões existentes. As fotos ruins são minhas; quando não for o caso, o crédito será devidamente indicado na legenda.
     
    O JOGO
     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7807b_00n942.jpeg

    Fonte: https://boardgamegeek.com/image/200174/nexus-ops

     
    Estamos no ano de 2315. Em uma lua de um sistema planetário distante, exploradores descobrem depósitos de um minério chamado rubium, uma espécie de petróleo do futuro, do qual grande parte da tecnologia terrestre depende pra funcionar. Desesperados por mais dinheiro pra financiar suas pesquisas, os tais exploradores vendem “com exclusividade” a localização da lua para quatro gananciosas empresas de mineração.
     
    As mineradoras chegam à tal lua e descobrem que: 1) os exploradores já deram no pé, com os bolsos cheios de grana; e 2) a disputa pelas fontes de rubium será sanguinolenta, pois cada mineradora quer o controle total do lugar.
     
    As mineradoras logo descobrem também que a lua é um ambiente inóspito, com quatro biomas principais: florestas de liquifungos, espirais de cristal, planícies rochosas e lagos de magma. Sim, biomas, pois a lua conta com espécies nativas adaptadas a cada um desses biomas, respectivamente: fungoides, cristalinos, aranhas das rochas e salta-lavas, além dos dragões cuspidores de plasma que dominam os céus do lugar. Delícia. Além disso, misteriosos monólitos se espalham pela superfície da lua, onde a concentração de rubium é particularmente alta.
     
    Em Nexus Ops, cada jogador representa uma dessas mineradoras belicosas e sem escrúpulos. Você irá enviar humanos pra assegurar o controle das minas de rubium, cooptará espécimes da fauna local pra lutar do seu lado e fará de tudo pra vencer o maior número de rusgas possível. Bater dá ponto.
     
    O tabuleiro é formado por hexágonos dispostos em forma radial, com o monólito no centro e as bases das mineradoras nas bordas, em posições equidistantes. É nas bases que surgem as unidades que cada jogador vai adicionando à pendenga. Cada hex representa um dos quatro biomas do jogo, e oferece vantagens ou desvantagens para cada uma das espécies do jogo. Humanos, por exemplo, não podem entrar nos lagos de magma ou no monólito; apenas aranhas, salta-lavas e dragões podem escalar o monólito; etc.
     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ee7f1_00n942.jpeg

    Manuéis

     
    Cada jogador completa seu turno antes de passar a vez. No seu turno, você irá recrutar novas unidades; mover suas unidades pelo mapa; revelar tokens de exploração (que podem te dar novas unidades ou revelar minas de rubium); batalhar contra humanos e alienígenas de outras mineradoras; coletar rubium das minas que você controla (rubium é a moeda do jogo, usada para pagar pelas unidades que você recruta no início do seu turno); e comprar uma carta de Missão Secreta no final do seu turno.
     
    No seu turno, você resolve os combates que envolvem suas unidades. Seu houver uma ou mais das suas unidades em um hex que também tenha unidades inimigas, o pau vai quebrar. O combate é simples e bacana: as unidades mais fortes atacam antes das mais fracas, numa ordem de batalha específica. Cada unidade rola um dado, e quanto mais forte a unidade, menor o número que ela tem que rolar pra gerar um hit. Por exemplo: dragões, as unidades mais fortes, acertam um hit com qualquer rolagem de 2 ou mais. Já os humanos, as unidades mais fracas, só acertam se rolarem um 6. Pra cada hit que você gera, seu adversário escolhe uma unidade dele pra eliminar. Se o atacante eliminou todas as unidades adversárias, ele venceu o combate: nesse caso, ele pode ganhar de 2 a 4 PVs, se tiver uma Missão Secreta que corresponda ao resultado do combate (por exemplo, “matar um fungoide em um combate”), ou 1 PV, se não tiver nenhuma Missão Secreta correspondente. Há outros objetivos que ele pode cumprir, não relacionados necessariamente a batalhas, gerando ainda mais pontos. O defensor que perde a batalha ganha um prêmio de consolação: compra uma carta Energize, que pode dar benefícios no início do turno ou durante as batalhas.
     
    Vence imediatamente quem fizer 12 pontos ou mais. Outra forma de o jogo acabar é se um jogador for eliminado: nesse caso, vence quem tiver mais pontos.
     
    Há ainda outras regras (os dragões cospem plasma, quem controla o monólito compra duas cartas de Energize no fim do turno, você pode descartar cartas em troca de rubium, etc.), mas acho que já deu pra ter uma ideia de como o jogo roda. Agora vamos pra comparação entre as duas edições.
     
    FANTASY FLIGHT VS. AVALON HILL: FIGHT!


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2fd86_00n942.jpeg

    O logo da Avalon Hill é mais bonito, hein

     
    As duas versões de Nexus Ops são bastante similares em termos de regras e componentes. Você terá a experiência completa do jogo usando qualquer uma das duas edições.
     
    Comecemos pelos componentes. As imagens valem por mil palavras, então me limitarei a fazer breves comentários para cada foto.
     
    MANUAL: ambos com 12 páginas, concisos e claros. O jogo é bem simples de regras, como eu disse anteriormente. AH 0 x 0 FF.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f48ae_00n942.jpeg

     
    REFERÊNCIAS: os nomes das empresas foram mantidos os mesmos em ambas as edições (Ares Inc., Black Helix Enterprises, Galactic Syndicate e Zyborg Technologies). A referência da Avalon Hill é bem maior e com regras um tiquinho mais explícitas, facilitando a vida do jogador. AH 1 x 0 FF.
     
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ca232_00n942.jpeg



    MINIATURAS: as da Fantasy Flight são mais bonitas, mas as da Avalon Hill BRILHAM NA LUZ NEGRA (fonte: https://boardgamegeek.com/image/96935/nexus-ops).


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/41d8b_00n942.jpeg



    E ainda parecem aquelas balinhas gummy (evite comê-las). AH 2 x 0 FF.


     https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8bb84_00n942.jpeghttps://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/61be6_00n942.jpeg

     
    HEXÁGONOS: os da FF têm uma arte mais detalhada e atraente, mas os da AH são mais claros e funcionais. Empate. AH 2 x 0 FF.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0f080_00n942.jpeg

     
    MONÓLITO: o da FF é um tile comum. O da AH, embora cinza e sem graça, é uma estrutura 3D. AH 3 x 0 FF.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f5b1f_00n942.jpeg

     
    TOKENS DE EXPLORAÇÃO: mais um caso de simples e funcional vs. detalhado e poluído. A espessura dos tokens da FF é o dobro da espessura dos tokens da AH. Vou dar mais um empate, porque essa preferência estética acaba sendo uma questão de gosto. AH 3 x 0 FF.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f6999_00n942.jpeg

     
    INUTILIDADES: à esquerda, tokens de mina da AH. São inúteis (tanto que na edição da FF eles nem existem), pois basta deixar no tabuleiro os próprios tokens de exploração que são minas. À direita, o token de jogador inicial da FF, que não existe na edição da AH, pelo mesmo motivo: é absolutamente desnecessário. Empate. AH 3 x 0 FF.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0a255_00n942.jpeg

     
    CARTAS DE MISSÃO SECRETA E VITÓRIA: todas as cartas na edição da AH são formato padrão (63,5 mm x 88 mm), enquanto que as cartas da FF vêm em dois tamanhos. As de Missão Secreta e Vitória são Mini USA (41 mm x 63 mm). Senhor, Senhor, por que não extingues as cartas Mini USA? Ponto pra Avalon Hill. AH 4 x 0 FF.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e0f92_00n942.jpeg

     
    CARTAS ENERGIZE: as da FF são Padrão USA (56mm x 87mm), tamanho similar às da AH, têm arte bacana e verso mais bonito. Ponto pra Fantasy Flight. AH 4 x 1 FF.
     
    DADOS: ambas as edições com d6 comuns (brancos e pretos). Empate. AH 4 x 1 FF.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ed844_00n942.jpeg

      
    RUBIUM: a FF tentou simular um shape de cristais, mas ficou parecendo um caixão, e o "5" vermelho se destaca pouco do fundo poluído. Os da AH são simples e funcionais, mas têm metade da espessura. Ninguém leva o ponto. 


    CAIXAS: a da FF é maior e a imagem da capa é animada, com cores vivas e vibrantes, no padrão Fantasy Flight. A caixa da AH tem uma imagem de capa bacana, mas as cores são muito frias pra um jogo com esse nível de cabulosidade. Ponto pra Fantasy Flight. Placar final: Avalon Hill 4 x 2 Fantasy Flight.
     
    REGRAS E VARIANTES
     
    Vamos finalizar com uma comparação entre as regras de ambas as edições.
     
    As regras são basicamente as mesmas. Deve ter uma ou duas cartas Energize com microdiferenças (uma dá um rubium a mais, coisas assim). As duas versões entregam o mesmo jogo. Vai com fé na que te agradar mais esteticamente.
     
    PORÉM, se você quiser MAIS, MAIS, MAIS, então a Fantasy Flight leva vantagem. Na versão da FF, os tabuleirinhos de referência têm dois lados: um deles com as unidades do jogo clássico (também presentes na versão da AH) e o outro com variantes com nomes e habilidades diferentes (humanos se tornam “clones” e ganham novas habilidades, como, por exemplo, rolar mais de um dado se houver muitos clones envolvidos na batalha; fungoides viram “shardians”, e ganham a habilidade de se sacrificar em batalha, mas ganhando um ataque especial com dois dados; e por aí vai). Dá uma apimentada boa no jogo, se você já está meio que de saco cheio da versão clássica.
     
    Outra mudança menor, que não afeta a pontuação, é que na versão da FF você sempre pega uma carta de Vitória (1 VP) ao vencer uma batalha, e pode jogar uma carta de Missão Secreta de batalha se cumprir os requisitos. Na versão da AH, você só pega a carta de Vitória de 1 VP se não conseguir jogar uma carta de Missão Secreta (2 a 4 VPs). Mas, como na versão da FF essas cartas dão 1 PV a menos (variam, portanto, de 1 a 3 VPs), no fim das contas dá absolutamente na mesma. A versão da AH é mais “eficiente”, por assim dizer: se você conseguir jogar uma Missão Secreta de batalha, ela já inclui o VP de vitória.
     
    Além disso, o manual da FF vem com duas páginas de variantes, algumas delas bem interessantes, como alguns tokens de exploração extras (que dão rubium e cartas Energize, como pode ser visto em uma imagem anterior) e a variante King of the Hill (o jogador que controlar o monólito tem a opção, na fase de compra, de ganhar 1 PV e permitir que os demais jogadores comprem uma carta Energize, em vez de comprar duas cartas Energize como nas regras clássicas). A única variante presente nas regras da Avalon Hill são as regras especiais pra jogos de parceria, também presentes na versão da Fantasy Flight.
     
    “Mas então, Marcius, que versão eu pego?” Difícil dizer. Eu tenho um carinho especial pela edição da Avalon Hill. Se tivesse que passar uma das minhas cópias pra frente, ficaria com ela. Mas a da Fantasy Flight também é excelente, e tem esses penduricalhos extras que dão um temperinho diferente pro jogo. Se puder, pegue as duas!
     
    PASSEM FÉRIAS FORA DA EUROLÂNDIA! ROLEM MAIS DADOS!

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    Comentários:

  • Mauricio Sergent
    983 mensagens MD
    avatar
    Mauricio Sergent05/11/21 14:34
    Mauricio Sergent » 05/11/21 14:34

    Tive a versão antiga......esse jogo É BOM DEMAIS.

    2
  • toledoesilva
    503 mensagens MD
    avatar
    toledoesilva05/11/21 14:39
    toledoesilva » 05/11/21 14:39

    Texto muito bom como sempre Marcius! 

    Esse é um jogo que sempre tive vontade de experimentar, mas nunca tive a oportunidade. Me recuso a jogar pelo TTS ou afins, quero jogar na mesa com sangue nos zoio como todo jogo desse deve ser jogado.

    Tem outros desses porradaria sem frescura pra recomendar?

    Abraço!

    0
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L05/11/21 15:01
    isR34L » 05/11/21 15:01

    Ameritrash que brilha no escuro, é algo notório. Parece um jogo desprezível, jogaria fácil. :D:P

    3
  • marciusfabiani
    1126 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani05/11/21 15:03
    marciusfabiani » 05/11/21 15:03

    isR34L::Ameritrash que brilha no escuro, é algo notório. Parece um jogo desprezível, jogaria fácil. :D:P

    O senhor não me provoque... pra ele entrar na mala não custa nada... :D

    2
  • marciusfabiani
    1126 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani05/11/21 15:05
    marciusfabiani » 05/11/21 15:05

    Mauricio Sergent::Tive a versão antiga......esse jogo É BOM DEMAIS.

    Bote bom nisso! 

    0
  • marciusfabiani
    1126 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani05/11/21 15:10
    marciusfabiani » 05/11/21 15:10

    toledoesilva::Texto muito bom como sempre Marcius! 

    Esse é um jogo que sempre tive vontade de experimentar, mas nunca tive a oportunidade. Me recuso a jogar pelo TTS ou afins, quero jogar na mesa com sangue nos zoio como todo jogo desse deve ser jogado.

    Tem outros desses porradaria sem frescura pra recomendar?

    Porrada pura com a desfaçatez de um Nexus Ops é difícil achar. Regredindo pros antecessores, você teria um Risk (Nexus Ops é um Risk pra gamers). Indo pra frente, eu diria que o próprio GoT entrega uma boa experiência de pancadaria, com mais camadas (diplomacia, traição, etc.). Outro "dudes on a map" bacana seria um C&C de fantasia na linha do BattleLore. Outro simples, com menos unidades, na linha dungeon crawler, seria o Claustrophobia. Wiz-War também gera bons tabefes, com um hand management bem legal. Um mano-a-mano de pancadaria que eu acho muito bom é o BattleCON.

    1
  • fersim
    680 mensagens MD
    avatar
    fersim05/11/21 15:29
    fersim » 05/11/21 15:29

    marciusfabiani::
    toledoesilva::Texto muito bom como sempre Marcius! 

    Esse é um jogo que sempre tive vontade de experimentar, mas nunca tive a oportunidade. Me recuso a jogar pelo TTS ou afins, quero jogar na mesa com sangue nos zoio como todo jogo desse deve ser jogado.

    Tem outros desses porradaria sem frescura pra recomendar?

    Porrada pura com a desfaçatez de um Nexus Ops é difícil achar. Regredindo pros antecessores, você teria um Risk (Nexus Ops é um Risk pra gamers). Indo pra frente, eu diria que o próprio GoT entrega uma boa experiência de pancadaria, com mais camadas (diplomacia, traição, etc.). Outro "dudes on a map" bacana seria um C&C de fantasia na linha do BattleLore. Outro simples, com menos unidades, na linha dungeon crawler, seria o Claustrophobia. Wiz-War também gera bons tabefes, com um hand management bem legal. Um mano-a-mano de pancadaria que eu acho muito bom é o BattleCON.

    Procura pelo Risk Europe . Este seria uma passo a frente do que o Nexus Ops. 
    É dinâmico, com uma boa estratégia, o downtime dele é baixíssimo e não dura uma eternidade. Consegue achar ele pra vender fácil e num preço bom naquela loja da selva.

    2
  • marciusfabiani
    1126 mensagens MD
    avatar
    marciusfabiani05/11/21 15:52
    marciusfabiani » 05/11/21 15:52

    fersim::Procura pelo Risk Europe . Este seria uma passo a frente do que o Nexus Ops. 
    É dinâmico, com uma boa estratégia, o downtime dele é baixíssimo e não dura uma eternidade. Consegue achar ele pra vender fácil e num preço bom naquela loja da selva.

    Tem uns Risks que parecem bem legais mesmo. O problema é que eles não têm dragão que cospe plasma! :D:D:D

    2
  • Fargow
    136 mensagens MD
    avatar
    Fargow05/11/21 15:55
    Fargow » 05/11/21 15:55

    Poxa, acho que fica 3x3 hein. Achei muito melhores as minis da FF. E luz negra não é algo que se tem sempre à mão. Então acho que deu empate. =P Põe o da FF na roda (MT para os leigos)

    2
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Nexus Ops - A Vida Fora da Eurolândia #7: Nexus Ops
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