Gataria é um jogo sobre gatos brigando, telhados quebrando, torres invadidas e uma bruxinha distribuindo petiscos! Em dezembro de 2020 tivemos a oportunidade de conhecer a bruxa Petúnia e sua já idosa gatinha Nix, as estrelas de Gataria, desenvolvido pelo autor nacional, Fernando Cunha (fmds). Dez meses depois será que valeu a espera? Em uma palavra, sim!
Voltar ao Gataria depois de tanto tempo foi como rever aquele bebê que você não via há muito. Sabe quando você só tinha visto ele logo depois do nascimento, ainda com aquela carinha de joelho que os pais afirmam que é lindo mesmo parecendo de fato um joelho mas que tem saúde e é isso que importa. Daí quando você vai visitar novamente, uns meses depois, o bebê tá lindo com aquela carinha rosada e redonda, sorrindo pra você? Foi essa a sensação que tivemos. Quando jogamos o Gataria pela primeira vez, ele ainda estava com a arte provisória, típica de protótipos mas que sabíamos que teria pontencial. E que potencial!
O antes e o depois do Gataria
Ao sentarmos à mesa virtual do tabletopia, a primeira e inevitável exclamação foi "nossa, que lindo que tá". O contraste é inegável e já esperado, mas mesmo assim. É muito bacana ver a evolução no desenvolvimento de jogos em geral, uma das partes mais divertidas de testar protótipos! Na mesa, Gataria será um daqueles jogos altamente instagramáveis, fator que, querendo ou não, conta uns pontinhos extras hoje em dia...
Fim de partida com dois jogadores
Chegando próximo do seu lançamento, Gataria agora conta com os traços lindos da artista Marianna Teixeira e o jogo que já era bom, subiu para outro nível! Apesar da versão que jogamos não estar com toda a arte final e ainda sujeita a modificações, tudo o que vimos nos encantou: desde as peças de telhado de diferentes cores às cartas de ação e as gatinhas iniciais de cada jogador.
A arte linda da Marianna Teixeira em Gataria
Não falamos sobre como funciona o jogo porque já escrevemos sobre ele neste post, basicamente Nix está velhinha e precisa de uma sucessora, cada jogador controlará duas gatinhas com o objetivo de achar a chave para a torre mágica e entrar dentro dela ou atacar a concorrência e ser o primeiro a coletar três vidas dos oponentes. De lá pra cá o jogo recebeu poucas mas pontuais alterações mecânicas, todavia o jogo permanece o mesmo em sua essência, o que é um ponto positivo pois demonstra o quão evoluído ele já estava na época, necessitando apenas aparar algumas arestas e receber aquele merecido polimento.
No geral, nossas impressões permanecem as mesmas, só mais intensas. Em seus 20 ou 30 minutos de partida, Gataria é um jogo leve e familiar, para 2 a 4 pessoas, repleto de interação entre os jogadores, cheio de toma essa, com a necessidade de você estar sempre atento ao tabuleiro e saber ler seus oponentes. O que pode fazer toda aquela belezura da arte ir por água abaixo já que as partidas vão gerar risadas, lágrimas, ódio e rancor dos inimigos, desejo de vingança, etc. Enfim, tudo o que há de bom!
As cartas de ação, cheias de manipulação e toma essa
Finalmente com data marcada, agora sabemos que Gataria será publicado pela Galbs Games através de financiamento coletivo pelo Catarse que comecará dia 5 de novembro de 2021 e, pelo que descobrimos, entre as metas estendidas estará uma torre 3D para a querida Petúnia ficar aguardando a sucessora da Nix! Estamos muito emplogados com o jogo, pois ele Joga em Dois muito bem além do tema ser atrativo e as regras poderem ser explicadas em 4 ou 5 minutos, até pra quem nunca jogou nada. Caso tenha batido a curiosidade, o vídeo abaixo tem a entrevista e uma partida completa que fizemos com o Fernando na versão anterior do jogo!
Este post foi publicado originalmente no site Joga em Dois. Siga-nos no Instagram para saber as novidades assim que forem publicadas!
Esse post me ganhou no parágrafo do bebê-joelho...hahahaha...foi uma excelente descrição de tudo que rolou nesse jogo e de como ele cresceu e ficou bonito! Joguei algumas vezes versões físicas e virtuais do protótipo e o post passou exatamente o sentimento que tive com o jogo, ficou ótimo!
Estou torcendo pelo sucesso da campanha, pq preciso de meeples de gatinhos...haha
Paschoal::Esse post me ganhou no parágrafo do bebê-joelho...hahahaha...foi uma excelente descrição de tudo que rolou nesse jogo e de como ele cresceu e ficou bonito! Joguei algumas vezes versões físicas e virtuais do protótipo e o post passou exatamente o sentimento que tive com o jogo, ficou ótimo!
Estou torcendo pelo sucesso da campanha, pq preciso de meeples de gatinhos...haha
Campanha já está sendo um sucesso! Não vemos a hora de ter o jogo na mesa, serão uns longos meses de espera..