Pessoal, não sei quantos jogos usam essa regra do primeiro jogador, mas vejo em muitos euros essa dinâmica e, na maioria dos casos, ela não é muito justa. Queria saber como vocês costumam executar ela e etc. Vou dar um exemplo usando o jogo Puerto Rico, mas ela pode ser aplicada a qualquer jogo que tenha dinâmica parecida.
Obs.: não encontrei nenhum tópico com esse tema, e olha que procurei bastante.
Nestes jogos, há uma função designada ao "primeiro jogador" da rodada, no caso do Puerto Rico, o "Governador". Este tem a vantagem de ser o primeiro a escolher uma profissão (em outros jogos, ser o primeiro a alocar trabalhador, ou executar outras ação qualquer). Em seguida, essa vantagem passa a ser do jogador à sua esquerda, seguindo sempre em sentido horário. Porém, eu vejo uma tremenda falha nesse modelo. Explico:
Vamos pensar numa mesa de 2 ou 3 jogadores. Bom, nesses casos você tem rodadas rápidas e a sequência geralmente é:
> Primeiro jogador alterna entre o 1 e o 2.
1 2
2 1
1 2
2 1
ou
> Primeiro jogador segue a sequência 1, 2, 3:
1 2 3
2 3 1
3 1 2
1 2 3
Nesses casos, não vejo um problema maior, visto que o jogador 1 volta a jogar logo. No exemplo do Puerto Rico, ele é o Governador na primeira rodada e volta a jogar (escolher uma profissão) na 6ª rodada. Em seguida, na 8ª rodada e então na 10ª, voltando a ser o primeiro jogador.
Os problemas maiores, na minha opinião, acontecem em partidas com 4 ou mais jogadores. Nesses casos, o jogador demora ainda mais para voltar a jogar e acaba bastante prejudicado.
> Primeiro jogador segue de 1 a 4:
1 2 3 4
2 3 4 1
3 4 1 2
4 1 2 3
1 2 3 4
Neste exemplo, o jogador 1 começa como primeiro jogador, inciando a rodada 1. Mas só volta a jogar na rodada 8 e, então, na 11 e 14. Com 5 jogadores, ele irá jogar na primeira e, então, somente na 10ª rodada novamente. Depois, na 14ª e na 18ª.
Mas você pode dizer "ah, mas todos os jogadores vão passar por isso. O jogador 2 vai iniciar a sua rodada como Governador e só volta a jogar na 15ª rodada (no exemplo com 5 jogadores)". Sim, mas ele vai ter jogado na 2º e na 6ª. Ou seja, teria um começo melhor que o do jogador 1 e só depois teria a "punição" de ser o primeiro jogador.
Num jogo como Puerto Rico, ou como Stone Age, por exemplo, você fazer escolhas que uma distância muito grande de uma para a outra pode mudar demais o resultado final da partida. Ainda mais se levando em conta que no começo do jogo o ideal é gerar condições para fazer seu jogo crescer nas rodadas seguintes, seja indo atrás de recursos, seja fazendo dinheiro (dependendo da mecânica de cada jogo).
Claro que eu já ganhei Puerto Rico sendo o primeiro jogador na primeira rodada. Ou Stone Age, na mesma situação. Mas não foram poucas vezes em que, explicando o jogo para novos amigos, acabei sendo o primeiro jogador e vi, na terceira rodada, todos jogando melhor do que eu porque já tinham entendido a mecânica e conseguiram te rum start melhor (isso, no Puerto Rico, ainda fica pior quando você é o primeiro jogador e começa produzindo índigo e os caras começam produzindo milho e já saem na sua frente, hehehe).
"E como resolver isso?", você pergunta. Bom, não sei se é um caso de se "resolver", mas eu tenho feito algo para "amenizar" a situação em algumas partidas, quando todos concordam. Uma espécie de "regras da casa" que ficam boas em algumas partidas. E eu chamo ela de "Primeiro Jogador Reverso" (baita nome legal, vai dizer). E ela só tem mesmo efeito em partidas com 4 ou mais jogadores, não valendo muito a pena aplicar para jogos com 2 ou 3.
O "Primeiro Jogador Reverso"
Nessa dinâmica, o "bastão" de primeiro jogador roda no sentido contrário ao da partida, ou seja, no sentido anti-horário. Assim, a ordem fica bastante diferente e causa uma cerca estranheza no começo, mas muda bastante o efeito "primeiro jogador". No exemplo com 4 jogadores, ficaria assim:
1 2 3 4
4 1 2 3
3 4 1 2
2 3 4 1
1 2 3 4
Nessa dinâmica, o jogador 1 jogaria nas rodadas 1 e 6. Depois, na 11 e, em seguida, na 16. E jogaria novamente na 17. "Ué. Mas aí o jogador 4 vai jogar duas vezes seguidas?". Sim, vai. E também o 3, o 2 e o 1. Todos vão fazer isso na mesma sequência em que o "bastão" rodar no sentido contrário. No entanto, todos os jogadores irão jogar sempre com o mesmo intervalo de tempo entre uma rodada e outra, exceto quando jogarem duas vezes seguidas. Ou seja, o jogador 2 irá jogar na rodada 2 e 7, depois na 12ª e 13ª rodadas. E então, na rodada 18. A distância entra as vezes em que ele irá jogar será bem menor. Isso vale para todos.
Outro exemplo, com 5 jogadores:
1 2 3 4 5
5 1 2 3 4
4 5 1 2 3
3 4 5 1 2
2 3 4 5 1
1 2 3 4 5
"Mas aí o jogador 4 (ou 5) não seria beneficiado?". Bom, existem ônus e bônus nessa regra. Mas, ao meu ver, o ônus da regra tradicional é mais pesado do que seu bônus. Vamos a eles:
Primeiro jogador tradicional:
- Bônus: ser o primeiro a jogar;
- Ônus: ficar sem jogador novamente até que todos tenham jogado duas vezes.
Primeiro jogador reverso:
- Bônus: ser o primeiro a jogar e jogar novamente com a mesma regularidade que todos os outros;
- Ônus: o jogador 4 (ou 5) é o primeiro a jogar duas vezes seguidas.
Vejo que quando o jogador 4 (ou 5) é o último a escolher uma profissão (ou alocar seu trabalhador, em outros jogos), não é tão ruim que ele seja o primeiro na rodada seguinte. Traz um benefício maior do que o malefício do modo tradicional.
"Mas porque tudo isso, meu caro?", você pode estar se perguntando agora. Como disse em outro tópico por aqui, estou criando meu próprio jogo. É um projeto de TCC e, por isso, quero muito fazer bem feito. E, caso eu ache que o jogo realmente ficou bom, pretendo soltar uns PnP aqui no fórum para o pessoal jogar e me dar feedbacks do jogo. O jogo funciona com essa mecânica de alocação de trabalhadores e muito disso vem justamente por achar que a dinâmica tradicional iria influenciar no jogo de forma negativa.
Então, encarecidamente, peço à vocês, jogadores mais experientes, que opinem sobre isso. Falem de suas experiências. Me contem se já existem jogos que funcionam dessa forma ou se já fizeram também essa alteração. Quero saber de vocês o que acharam da proposta e se ela é válida. Tudo isso. hehehe.