Mais alguém ai viciado em Project L?
Pra mim é um dos melhores abstratos que tenho/joguei.
No entanto, fui ao BGG para esclarecer uma dúvida sobre a pontuação ser aberta e descobri que existe um manual revisado com mudanças relativamente importantes.
O manual revisado pode ser encontrado no BGG, mas segue a página do kickstarter com as mudanças:
https://www.kickstarter.com/projects/boardcubator/project-l/posts/2970518?ref=bggforums
Vídeo de regras revisadas, em inglês:
https://www.youtube.com/watch?v=hI0dlmXVqOc&t=636s
Pra facilitar, segue uma tradução livre das mudanças:
Pegar quebra-cabeça: Além de pegar um quebra-cabeça em uma das duas linhas, você pode também pegar o quebra cabeça do topo de qualquer uma das pilhas.
Ação "Reciclar" (nova): Escolha uma linha, remova todos os quebra-cabeças dessa linha e coloque eles embaixo do respectivo monte, você escolhe a ordem. Então preencha a linha vazia com 4 novos quebra-cabeças do respectivo monte.
Completando quebra-cabeças: Mantenha quebra-cabeças completados virados para baixo.
[Agora o manual deixa claro que os puzzles completados ficam virados pra baixo. Mas existe uma variante para jogar com a pontuação aberta.]
Fim de jogo: Uma vez que a condição de fim de jogo é disparada (no momento que não existe mais quebra-cabeças pretos na pilha, restando somente 4 na linha), cada jogador agora só pode pegar um quebra-cabeça preto por turno (isso incluí o jogador que disparou o fim de jogo, qualquer puzzle coletado antes do disparo do fim de jogo não conta para esse limite).
Pontuação final: Depois de contar os pontos pelos quebra-cabeças completados e subtrair os pontos pelos ajustes finais, quebra-cabeças não completados valem pontos negativos (iguais a pontuação deles).
Solo: Na variante solo, você não pode usar a nova ação de "Reciclar". Contudo, você pode usar a ação "Pegar quebra-cabeça" para pegar um quebra-cabeça da pilha no lugar de pegar um da grade no centro da mesa. Se você fizer isso, as peças acima da grade de quebra-cabeças (bloqueios) não se movem. Note também que o novo limite de pegar apenas um quebra-cabeça preto por turno no fim do jogo não se aplica ao modo solo.
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Minhas observações:
A nova regra de pontuação final resolve algo que me incomodou desde a primeira partida, que era coletar puzzles somente para bloquear os outros. Agora a decisão de coletar puzzles é mais interessante nas últimas rodadas.
Sobre a ação RECICLAR, não use se quiser um a partida rápida, porque ela vai gerar mais AP.
OBS: Esse não é um post pra ficar criticando a editora pelo manual revisado, não é culpa da editora local, quem envia arquivos para tradução é a detentora dos direitos. Muitas vezes um jogo já está localizado muito tempo antes dele chegar nas lojas.
Abraços, aproveitem Project L!