Gran Circo é um jogo do Marcos Macri lançado inicialmente em 2012. Foi o primeiro jogo da MS Jogos e um dos primeiros do designer.
Ele fez tanto sucesso em seu lançamento que em 2014 foi reimpresso e ganhou uma nova capa e 3 mini-expansões.
E pra quem não teve oportunidade de conhecer o Gran Circo ainda, chegou a sua hora!
#boardgamevistodecima do Gran Circo
O Gran Circo está indo para sua 3ª edição! Isso mesmo, nesse ano de 2021 haverá uma nova reimpressão do jogo só que de forma diferente, dessa vez sua produção será sob demanda.
Isso significa que para garantir sua cópia você deve preencher um formulário no site da editora através desse
link e confirmar seu interesse no jogo.
A produção irá se iniciar assim que houver 200 inscrições no site e corra porque a tiragem dessa edição será limitada a 300 cópias!
Agora vem conhecer mais sobre o jogo!
O
Gran Circo é um jogo de 2 a 5 jogadores, com duração média de 50 a 60 minutos e recomendado para crianças a partir de 10 anos.
Nele os jogadores são donos de um Circo que se encontra em turnê e dessa forma devem contratar artistas e investir em melhorias e propagandas para torná-lo o melhor Circo de todos!
As regras são bem simples, no melhor estilo family game, mas não se deixe enganar pela temática infantil, o jogo tem muita interação e, dependendo da mesa, pode ter muito block e furação de olho!
A partida acontece ao longo de
4 turnos, cada um deles dividido em 3 fases.
Ao final do 2º e 4º turnos acontecem os espetáculos, onde ocorrem as pontuações.
Na
1ª fase, os jogadores compram 3 artistas, recebem uma quantia em dinheiro e compram fichas de parceiros.
Existem 4 tipos diferentes de parceiros, cada um com um beneficio específico, mas todos ajudarão os jogadores a contratar os melhores artistas e garantir as melhorias mais adequadas para os circos nos turnos posteriores.
Uma mini-expansão presente nessa versão do jogo permite ainda que os jogadores comprem tiles de Apresentador, que também ajudarão na pontuação no momento dos espetáculos.
Fichas de parceiros Expansão: Apresentador
Já na
fase 2, os artistas serão revelados ou seja, cada jogador vai colocar os artistas de suas mãos na região do picadeiro (tabuleiro central) de um circo adversário.
Essa é a parte divertida, onde acontece a interação entre os jogadores e geralmente um tenta prejudicar o outro.
Nessa fase cada jogador pode ficar com no máximo 3 artistas e se algum sobrar ou se repetir será mandado para a Cooperativa, onde poderá ser comprado por qualquer jogador durante a 3ª fase.
Por fim, na
3ª rodada os jogadores gastam seus dinheiros comprando melhorias, barracas ou propagandas para o seu circo presentes no picadeiro e alocam-nas em seu circo. Pode-se também comprar os artistas que foram mandados para a Cooperativa.
Picadeiro Completo Fichas de artistas
Outra mini-expansão presente no jogo é a Margareth, a Administradora, que pode ser usada apenas 1x na partida garantindo benefícios como possibilitar a compra de barracas da mesma cor, desconto na compra de tiles de propaganda, e um auxílio na pontuação das melhorias especiais.
E a 3ª mini-expansão são os bônus de melhorias. Eles garantem pontos no final do jogo para os jogadores que comprarem no mínimo 6 melhorias.
Expansão: Administradora Expansão: Bônus de melhorias
Como dito anteriormente, ao final da 2ª e 4ª rodadas são feitas as pontuações dos espetáculos. Nela os jogadores somam as estrelas dos artistas que representa a "qualidade" dos artistas, sendo os artistas de 1 estrela iniciantes e os de 3 estrelas artistas premiados.
Nessa fase também contamos os duetos formados que é indicado pela arte de um picadeiro desenhada atrás dos personagens. Nós adoramos essa estratégia ela é realmente muito boa!
Além disso verificamos também nossas propagandas, melhorias e barraquinhas. Após o
1º espetáculo retira-se do circo todas as propagandas e barraquinhas que estão nos circos, isso acontece porque o circo está saindo de uma cidade e indo para a outra.
Após o
2º espetáculo o jogo se encerra e quem termina com mais pontos é consagrado o melhor empresário circense e vence o jogo!
Tabuleiro individual Tabuleiro com cubo de pontuação
Nossas impressões:
Por aqui jogamos em 2 e 4 jogadores. Em 4, o jogo flui muito bem, com rodadas rápidas e aquela interação na medida certa durante a 3ª fase.
Já em partidas com apenas 2 jogadores é necessário jogar com uma I.A. Nós geralmente não curtimos tanto jogos que em 2 necessitam de um automa.
No Gran Circo quem controla a I.A. é o first player. Basicamente as ações são distribuir os artistas (1 por circo) na 2ª fase e fazer no mínimo 2 investimentos no circo dele. Dessa forma, ele nos ajuda a atrapalhar o adversário.
Para nós a I.A. não fez tanta diferença e, de verdade, não nos incomodou muito, apesar de acharmos que em 4 o jogo rodou um pouco melhor.
Por fim achamos o jogo super tranquilo, leve e gostosinho de jogar. Curtimos bastante a arte do jogo que, com suas cores bem vibrantes e personagens super simpáticos, acabaram causando uma certa nostalgia na gente.
Dificilmente jogamos 2 partidas seguidas de um jogo e aqui conseguimos fazê-lo com o Gran Circo.
Recomendamos demais o Gran Circo! Mais um jogo do Macri que tivemos o prazer de conhecer e adoramos! Um ótimo jogo de gerenciamento que com certeza merece sua atenção.
Todas as imagens desse post são de nossa autoria e você pode encontrar várias outras no nosso Instagram
@rainbow_meeple.