Saudações, amantes do plástico, madeira e papelão!
Depois de bastante trabalho e diversão, tanto por parte dos organizadores como dos designers participantes, o 2º DESAFIO DOS BOARDS, um concurso de design de jogos de tabuleiro modernos, chega a mais uma fase: A Fase de Avaliação (agora dá-lhe trabalho (e diversão, importante!) para os jurados!).
Seguindo o calendário estipulado, nossa banca de jurados irá julgar os jogos que foram inscritos e enviados. Após este período serão anunciados os vencedores (Primeiro, Segundo e Terceiro colocados) e irá ser confeccionado um arquivo em .pdf que irá conter a essência do desafio: As regras de todos jogos enviados!
Antes de chegar ao que realmente importa, que são os jogos criados, vamos relembrar três importantes elementos deste concurso: As limitações de design, os itens que serão avaliados nesta etapa e quem são os jurados.
- Limitações de design para o concurso:
A Edição ID#2021 possui como o máximo de componentes permitidos:
- Um tabuleiro comum de Xadrez (64 espaços)
- Um conjunto completo de peças de Xadrez (compreendendo 32 peças)
- Caneta/Lápis
- Papel A4 – contanto que não haja necessidade de impressão (até uma lauda por jogador)
- 2 (dois) dados numerados comuns de 6 lados (sem restrição de uso de cores)
A Edição ID#2021/B possui como o mínimo de componentes permitidos:
- Um tabuleiro comum de Xadrez (64 espaços)
A Edição ID#2021 possui como limitação criativa:
- Ser um jogo para 1 a 2 jogadores
- Não serão considerados jogos que sejam percebidos pelos jurados como variações diretas do Xadrez
- Serão avaliados os seguintes itens:
Proposta
Implementação da ideia do jogo encaixou com as mecânicas? A descrição do design é compatível com a experiência?
Acessibilidade
Fácil de ensinar? Muitas exceções às regras básicas? As regras parecem finalizadas? Os jogadores se sentem sem direcionamentos? Ele é muito punitivo
Experiência
Interessante ao longo de todo tempo? Tempo suficiente para se desenvolver? Repetitivo? Possui downtime (tempo de espera entre os turnos do jogador)
Originalidade
Novo uso criativo de mecânicas? Bom uso dos componentes?
Rejogabilidade
Novas coisas a se descobrir ao longo de novas partidas?
Táticas/Estratégia/Sorte (TES)
O resultado está fora de suas mãos? Muita sorte? Balanceado? Interessantes escolhas? Suas escolhas se encaixam na proposta do jogo?
- …E quem são os jurados, as ilustres figuras que aceitaram a árdua (e demorada) tarefa de avaliar os jogos enviados?
- Alexsander Pena (Grupo Sociedade dos Boards)
Líder do projeto, formação em Cinema e Design de Jogos Analógicos, de São Paulo/SP
- Vanessa Hellen e Gustavo Barreto (Funbox Editora - https:\\www.funbox.com.br/)
Responsáveis pela Funbox Editora, de Santo André/SP
- Lucas Pereira (Tamanduá Jogos - https:\\www.tamanduajogos.com.br/)
Sócio e designer da editora Tamanduá Jogos, de São Paulo/SP
- Victor SuperPeperoni (Super Peperoni - instagram.com/superpeperoni_bg/)
Criador de conteúdo do canal Super Peperoni, de Mauá/SP
- Yuri & Maíra (Cadê o Dado - instagram.com/cadeodado/)
Criadores de conteúdo do canal Cadê o Dado, de Cotia/SP
- Celso Faria e Lorena Motta (Jogatina a dois - instagram.com/@jogatina.a.dois/)
Criadores de conteúdo do canal Jogatina a Dois, de Manaus/AM
- Gustavo Gurgel (Cardbode Podcast – https://open.spotify.com/show/3Qk53CMr6m4oAzbCZYuTji)
Apresentador de podcast sobre jogos de tabuleiro, de Ananindeua/PA
- Fabul Henrique (Joga na Mesa – https://www.facebook.com/joganamesa/)
Organizador de eventos relacionados à jogos modernos, de São Paulo/SP
- Luiza Pirajá (Joga na Mesa – https://www.facebook.com/joganamesa/)
Organizadora de eventos relacionados à jogos modernos, de São Paulo/SP
- Yamani Sarkis (DiMesa Empresa Social – instagram.com/dimesaboardgames/)
Líder de projetos sociais, pedagogo e incentivador do hobby, de Recife/PE
- Rafael e Aline ( Loja Encounter BG – https://www.facebook.com/encounter.bg/)
Proprietários de comércio de jogos modernos, de São Paulo/SP
…e agora chegou o momento mais esperado desta matéria:
A APRESENTAÇÃO dos jogos enviados!
Abaixo segue a lista dos jogos enviados que serão avaliados pelos jurados, apresentados seguindo a ordem alfabética pelo primeiro nome de cada designer. Relembrando: As regras dos jogos ficarão disponíveis após o resultado final do concurso, segurem a ansiedade e emoção!
Designer (s): Alfredo Teixeira Antonio, Danilo Teixeira Antonio, Vitor Augusto Laurito Ferraz
Nome do jogo: Bigas
Nº de jogadores: 2 jogadores
Tempo estimado de partida: 15 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Em “Bigas” o seu tabuleiro de xadrez se transforma em uma arena da Roma antiga! Pegue seu cavalo, escolha seu personagem e participe de uma corrida de bigas, sendo o primeiro a dar 5 voltas, e batalhando contra o seu oponente utilizando espadas, escudos e lanças! Seja o melhor gladiador em busca da glória eterna!
-x—x—x—x-
Designer (s): Antonio Ronaut Soares Pedrosa Júnior
Nome do jogo: Defensor
Nº de jogadores: 01
Tempo estimado de partida: 20 minutos
Idade mínima recomendada: 14 anos
Descrição: Defensor é um jogo solo, no qual o jogador controla um guerreiro com forças ancestrais, disposto a tudo para defender sua vila de uma invasão. Fazendo uma boa gestão de peças para realizar ações, o jogador enfrentará as tropas invasoras controladas por Inteligência artificial e tentará fazer a única coisa que pode acabar com o ataque: derrotar o Líder!
-x—x—x—x-
Designer (s): Arthur J. Englert e Luis H. H. Gesing
Nome do jogo: Labirinto de Chessaria
Nº de jogadores: 01
Tempo estimado de partida: 15-20 minutos
Idade mínima recomendada: 12 anos
Descrição: Em um reino distante, chamado Chessaria, incontáveis batalhas marcaram a história deste reino mágico. Até hoje os reinos se digladiam e não cessarão até que a supremacia exista. Uma das táticas é o sequestro da rainha, para resgata-las uma força especial foi criada. Uma legião de infiltradores e guerreiros corajosos que adentram ao castelo inimigo para resgatar a Rainha. Esta legião é comumente chamada de Bispos.
-x—x—x—x-
Designer (s): Daniel de Lucca Camargo
Nome do jogo: Burgos
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 30-45 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Em Burgos, os jogadores terão que montar feiras medievais para ganhar dinheiro e pontos de prestigio. Burgos é um Euro de baixa para média complexidade com domínio de área, gestão de recurso e personagens com habilidades especiais, onde o timing é crucial para ser o vencedor.
-x—x—x—x-
Designer (s): Daniel França
Nome do jogo: Xadrez: O Prelúdio
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 20 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Amanhã é o dia da grande batalha e nesta noite o reino descansa. As sirenes tocam na noite! Estamos sendo invadidos!! “CORRAM PARA A FORMAÇÃO”!!! “Droga, não há tempo de organizar a tropa na formação original”. XADREZ O PRELUDIO é um jogo de colocação de peças onde cada jogador posiciona sua tropa no seu reino da melhor forma possível, ao mesmo tempo que utiliza os efeitos do posicionamento e invade o reino do oponente.
-x—x—x—x-
Designer (s): Diógenes Vinício Silva Malaquias
Nome do jogo: Kurtarmak
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: Indefinido
Idade mínima recomendada: 7 anos
Descrição: Kurtarmak é um jogo de estratégia, sem limites de turnos, onde os jogadores têm por objetivo atravessar o tabuleiro, com os peões, e resgatar a rainha do castelo do jogador oponente e levar para seu próprio castelo. Isso enquanto evita as armadilhas e peões do oponente.
-x—x—x—x-
Designer (s): Dyon Enedi
Nome do jogo: Karvalio
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 10 minutos
Idade mínima recomendada: 7 anos
Descrição: "Alguns dizem que a guerra é o ápice da competitividade entre dois reinos. Os que dizem isso definitivamente não conhecem Karvalio!" Em Karvalio os reinos se encontram para prestigiar seus cavaleiros em uma partida de um tipo de futebol primitivo. Enquanto um cavaleiro da dupla defende seu gol, o outro carrega sua bola até o gol adversário, utilizando algo que se parece com um taco de golfe de madeira.
-x—x—x—x-
Designer (s): Daniel Martins e Elvio M. de Pádua
Nome do jogo: Kingdom Wars
Nº de jogadores: 01 ou 02
Tempo estimado de partida: 90 minutos
Idade mínima recomendada: 8 anos
Descrição: Na história do jogo trata-se da representação da luta entre 2 grupos rivais que utilizam seus guerreiros e feiticeiros na busca pela supremacia, poder e unificação do reino. Para isto utilizamos peças representando guerreiros, que ao alcançarem um determinado marco no tabuleiro podem evoluir para outra classe de combate.
-x—x—x—x-
Designer (s): Francisco Tupy
Nome do jogo: Touch Dice
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 15-20 minutos
Idade mínima recomendada: Indefinido
Descrição: Um tabuleiro na diagonal, dois times e uma dado jogado como se fosse uma bola! Este jogo visa representar a pontuação do futebol americano conhecida por Touch Down em um tabuleiro. As peças que representam os jogadores devem fazer com que o dado chegue do outro lado (na área do adversário) e, também, existem jogadas especiais que podem ser utilizadas para compor sua estratégia e vencer a partida.
-x—x—x—x-
Designer (s): Frank Hiromi Watanabe
Nome do jogo: Contra(Espionagem)
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 20 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: CONTRA(ESPIONAGEM) é um jogo de dedução no qual cada jogador representa um Espião que tentará encontrar o Esconderijo secreto do adversário. No início do jogo cada jogador seleciona um espaço desocupado no tabuleiro de xadrez para definir seu ESCONDERIJO. Alternando entre si, cada jogador tentará reunir pistas sobre o ESCONDERIJO do espião adversário. Será que você conseguirá localizar o Espião inimigo antes que ele encontre você?
-x—x—x—x-
Designer (s): Guilherme Costa
Nome do jogo: Mecha Nobilis - Arena
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 30-60 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Mecha Nobilis - Arena é um jogo de combate entre robôs (Mechas) onde os jogadores jogam com 6 peças, movimentando-as nas casas do tabuleiro para enfrentar seu oponente e utilizar Peças Elemento para atacar, se defender ou desviar de contra-ataques. Caso o Mecha fique sem Energia, ele será destruído e estará fora da partida. O jogador vencedor será o que mantiver o último Mecha ‘sobrevivente’.
-x—x—x—x-
Designer (s): James Gallagher Junior
Nome do jogo: Gladius Arena
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 15 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Gladius arena é um jogo ao estilo família, simples e de fácil aprendizagem. ele se resume em algo rápido e divertido. na arena, gladiadores duelam em busca da consagração. lutam em duplas pela honra e acima de tudo, para permanecerem vivos. os guerreiros iniciam o combate com seus determinados trajes e a empunhadura de uma simples gladius. eles anseiam que durante o embate novas armas sejam disponibilizas para melhor combater seus oponentes, ao mesmo tempo em que tentam se esquivar de tigres acorrentados e famintos. a disputa está prestes a começar e apenas o vencedor sairá vivo desse duelo impetuoso.
-x—x—x—x-
Designer (s): Jamilton Augusto Alves
Nome do jogo: Copa do Reino - Futdice
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 30 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Olá amigos do futebol! A emoção deste incrível esporte está aqui transportada nas fronteiras de um tabuleiro. Estamos nos momentos finais de uma partida entre dois grandes times. Você, no papel do técnico, irá administrar seu time em campo para trazer a tão esperada vitória. O tempo está acabando, então foque nas melhores jogadas e chegue ao... GOOOOOLLLLL!!!!
-x—x—x—x-
Designer (s): João M. C. N. L. Aroucha
Nome do jogo: Lux
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 25 minutos
Idade mínima recomendada: 5 anos
Descrição: Em Lux, os jogadores competem para ver quem tem mais plantas sob a luz do sol. É preciso distribuir suas peças pelo tabuleiro de forma a ocupar os melhores espaços e evitar ficar sob a sombra de outras plantas.
-x—x—x—x-
Designer (s): Linauro Neto
Nome do jogo: Volta às 4 Torres
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 10 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Volta às 4 Torres é um original jogo de corrida sem sorte, com ordem de turnos dinâmica e sistema de pontos de ação, para 2 jogadores, a partir dos 10 anos, com tempo de partida estimado em 10 minutos e tema de fantasia medieval. Nele, os(as) jogadores(as) representam times de cavaleiros e amazonas que disputam em duplas uma famosa corrida de cavalos, com o objetivo de cruzar a linha de chegada antes do(a) oponente.
-x—x—x—x-
Designer (s): Luciano Marques de Sousa
Nome do jogo: Shan Jahan – O Rei dos Reis
Nº de jogadores: 01 a 02
Tempo estimado de partida: 20-30 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Shah Jahan – O rei dos reis é um jogo de 1 a 2 jogadores no qual cada um representa
um dos dois maiores reinos da Índia no Século V em busca de conquistar uma área estratégica, fundamental para os anseios militares. Para o confronto, os exércitos são representados por quatro forças: a cavalaria (a peça Cavalo), a infantaria (a peça Peão), o comandante (peça Rei) e os Elefantes (peça Torre). Mova as suas peças com cuidado, ataque quando necessário (e se tiver poder de fogo) e leve seu comandante em segurança até o objetivo para conquistar o território e se declarar o rei dos reis.
-x—x—x—x-
Designer (s): Luiz Ahumada
Nome do jogo: Perseu versus Medusa
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 20 minutos
Idade mínima recomendada: 12 anos
Descrição: Perseu foi encarregado de matar a Medusa, criatura capaz de transformar em Estátua todos que a olhassem diretamente. Medusa espera incluir Perseu em seu jardim de Estátuas. Perseu conta com dois amigos para ajudá-lo nesta missão: Atena, que consegue desfazer a petrificação, e Hermes, capaz de chamar os Hoplitas, valentes soldados para lutarem ao lado de Perseu. Quem sairá vitorioso dessa luta épica?
-x—x—x—x-
Designer (s): Marcos Riffel
Nome do jogo: Xamingos
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 15 minutos
Idade mínima recomendada: 8 anos
Descrição: Cada jogador controla um time de Xamingos, seres que seguem o líder sem pensar nas suas decisões, se o da frente pular num precipício os Xamingos que vem atrás fazem o mesmo. Este jogo tem inspiração no jogo de videogame Lemmings, desenvolvido por DMA Design e publicado pela Psygnosis em 1991.
-x—x—x—x-
Designer (s): Rafael Raoni Ghellere Dalpiaz
Nome do jogo: Defenda!
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 30-45 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Defenda! é um jogo cooperativo de comunicação limitada para 2 jogadores. O Reino está sendo atacado e cabe aos melhores cavaleiros capturar as tropas e impedir o ataque. Planeje seus movimentos com estratégia e sintonia para trazer de volta a paz ao reino.
-x—x—x—x-
Designer (s): Renato Marsolla
Nome do jogo: X&Z
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 45 minutos
Idade mínima recomendada: 12 anos
Descrição: Dois reinos: um banhado eternamente pela luz do sol, o outro envolto perenemente pela escuridão da noite. Duas rainhas em guerra, explorando uma masmorra mágica em busca de Cristais Encantados. Aquela que conseguir acumular mais Cristais será declarada soberana. Mas não será uma tarefa fácil, já que a masmorra está cheia de monstros e armadilhas. Qual será o reino vencedor?
-x—x—x—x-
Designer (s): Roj Ventura
Nome do jogo: Futebol de Peão
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 15 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Quando os Reis não estão, os Peões fazem a festa com um jogo de futebol no tabuleiro. Jogadas ensaiadas, tabelinhas bem feitas, e chutar o amiguinho não é falta, É GOL!
-x—x—x—x-
Designer (s): Sandro Silva
Nome do jogo: Tem um cavalo na torre!
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 5-10 minutos
Idade mínima recomendada: Todas as idades
Descrição: "Tem um cavalo na torre!" é um jogo de decisão e estratégia simples, mas que possuem grande impacto no jogo. Onde jogadas seguras e jogadas arriscadas fazem as chances de vitória variar de turno em turno.
-x—x—x—x-
Designer (s): Tiago Ali de Oliveira Bueno, Lahja Kaarina Hamalainen
Nome do jogo: A Guerra de Conway
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 20-40 minutos
Idade mínima recomendada: 12 anos
Descrição: Utilizando o clássico Algoritmo da Vida de Conway, os jogadores deverão influenciar suas colônias de células para ser o primeiro a conseguir crescer o suficiente para se tornar um ser multicelular, porém células só sobrevivem no delicado equilíbrio entre ajuda mútua e recursos abundantes e até seu inimigo pode te ajudar nas condições perfeitas.
-x—x—x—x-
Designer (s): Vinícius Jucá Policarpo
Nome do jogo: Encruzilhadas Papais
Nº de jogadores: 01
Tempo estimado de partida: 5-10 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Em um movimentado cruzamento de duas estradas ligando importantes Catedrais na Idade Média, cocheiros apressados levando bispos impacientes não querem dar passagem para ninguém. Devido ao alto índice de acidentes nessa encruzilhada, você foi encarregado de resolver esse problema, sem parar nenhum cocheiro, apenas sinalizando para qual lado eles devem guiar suas carruagens.
-x—x—x—x-
Designer (s): Vinicyus Bezerra
Nome do jogo: Shimeji
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 15 minutos
Idade mínima recomendada: 10 anos
Descrição: Em Shimeji cada jogador e jogadora assumirá o papel da Mente Coletiva por trás de uma Colônia de cogumelos que, devido a um erro, foram misturadas no mesmo substrato. Agora só lhe resta competir pelo habitat: Bloqueie o acesso de sua rival aos nutrientes, expanda sua colônia, amadureça seus cogumelos, pois, ao final de dez noites, apenas uma Colônia irá usufruir das riquezas do substrato.
-x—x—x—x-
Designer (s): Vitor Jucá Policarpo
Nome do jogo: Kraken vs Armada
Nº de jogadores: 02
Tempo estimado de partida: 10 minutos
Idade mínima recomendada: 12 anos
Descrição: Kraken vs Armada é um jogo competitivo, assimétrico, para dois jogadores, rápido de preparar, de ensinar e de jogar, no qual o objetivo é derrotar o adversário. Seja o terrível Kraken, destruindo navios com seus tentáculos e sua bocarra! Ou lidere a poderosa Armada, comandando seus navios com estratégia e coordenação! Quem será o vencedor desse embate? Quem dominará os oceanos?
Agora basta esperar a próxima etapa ocorrer!
Se inscrevam, deixem o like, confiram as demais postagens do canal e dos parceiros que estão apoiando o Desafio dos Boards e aguardem que logo teremos mais textos e novidades por aqui!
Sorte nos dados!
Raphael Gurian
Sociedade dos Boards