Savage é um jogo nacional pra 2 a 6 jogadores, e cerca de 45min.
Nele, os animais se revoltaram contra o crescimento desenfreado da raça-humana e partiram pro ataque!
Os jogadores assumem o papel dos animais e deverão formar manadas de animais pra tentar conquistar cidades e outros locais! Mas cuidado, os outros jogadores não vão deixar q isso aconteça e tentarão atrapalhar seus planos, no melhor estilo Munchkin. Joga carta que aumenta a defesa, troca animal de lugar… É aquela zona!
O jogo acaba quando alguém conquistar 3 locais e aí vamos pra pontuação.
Regras completas no video a seguir:
Minhas opiniões:
O próprio autor Sandro Tomasetti descreve no manual que a inspiração pro jogo é Munchkin + Canastra, e isso já o define muito bem.
Já deixo aqui que Munchkin está longe do meu estilo de jogo favorito, então dificilmente Savage verá mesa por aqui após esse período de avaliação pro review.
Dito isso, vamos às minhas primeiras impressões:
O jogo é fácil de montar, ensinar e jogar. Com apenas 5 minutos já tá tudo montado e explicado.
Achei interessante os bônus por manadas, mas na prática são bem difíceis de conseguir obtê-los, já que os outros jogadores fatalmente irão te atrapalhar. O mais esperto a se fazer é esperar que os jogadores gastem suas cartas atrapalhando os outros pra depois vc fazer seu ataque.
É um jogo de MUITO "take that" então se isso não te agrada, dificilmente vc irá curtir. Mas se seu grupo gosta desse tipo de interação, vai fundo!
Cada animal tem sua própria habilidade e os jogadores devem decidir se usam a habilidade ou baixam o animal pras manadas. Algumas habilidades são usadas inclusive fora do turno do jogador, pra atrapalhar o jogo dos outros.
É um jogo muito caótico, logo é difícil montar uma estratégia pois certamente os outros irão sabota-lo.
As regras são sólidas e o gameplay funciona muito bem. A interação entre as habilidades dos animais tbm são bem interessantes.
Componentes:
As ilustrações estão incríveis! São 31 animais diferentes muito bem ilustrados e todos com aquela cara de malvadão (afinal, estão atacando a humanidade). Até a fuinha está ameaçadora.
Os componentes são simples, mas cumprem bem seu papel. As cartas estão com uma ótima impressão e com boa gramatura.
Manual, apesar de grande, explica de forma clara o fluxo do jogo, com vários exemplos.
Ainda no manual, há "notas do designer" espalhadas em vários locais, explicando os conceitos por trás de cada decisão tomada. Achei um toque interessante pra designers novatos se inspirarem e até pros jogadores entenderem as motivações do designer.
Considerações finais:
O jogo é competente no que se propõe: fácil de jogar, caótico na medida, ilustrações caricatas e caprichadas. O gameplay não é muito original, e o manual deixa clara suas inspirações.
Fazendo uma comparação direta com Munchkin, Savage é melhor?
Depende... eu senti falta da "Ajuda". Sabe aquela de "vou enfrentar o monstro nível 10. Quem me ajudar ganha um tesouro". E aí rola aquela discussão de quem vai ajudar, e quem não vai... Achei que faltou isso em Savage: um elemento que gere mais discussão e negociação.
Então é isso: se vc prefere o caos total vai de Munchkin. Se quer algo um pouco mais controlado, mas ainda com aquele take that destruidor de famílias, experimente Savage.
Conheça nosso Clube de Secreteiros:
Com apenas R$5 no Picpay, vc ajuda bastante o canal e ainda participa de sorteios e um grupo exclusivo com a equipe Mesa Secreta.
Seja um Secreteiro: https://picpay.me/mesasecreta
Sandrinus::Olá Torugo! A análise foi bem pertinente ao dizer que ele é um pouco mais controlado que Munchkin, era bem o objetivo na hora de pensar no design.
E pegando lá do video no Youtube...realmente a Lebre é a carta mais safada hahah puro orgulho dela .
Quem diria que a lebre causaria tanto estrago numa manada!
Parabéns pelo jogo
Poderia confirmar se são 31 animais diferentes mesmo? Minha cópia tem 30, e veio 4 Suricates, sendo que na carta mostra 3. Queria descobrir se veio faltando algum animal, e o qual seria. Obrigado