Post original: https://www.fantasyflightgames.com/en/news/2021/9/2/political-waltz/
A emaranhada teia política de King's Landing se amplia cada vez mais, e figuras poderosas conspiram por uma maior influência e manipulam aqueles ao seu redor. O inverno está chegando e as alianças são traídas tão rápido quanto são forjadas. Quando a poeira baixar, quem ficará por cima?
A Fantasy Flight Games anunciou
A Game of Thrones: B’Twixt, um jogo totalmente novo de lealdades distorcidas e imprevisíveis lutas pelo poder ambientado no mundo da série As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin!
Manipule o fluxo da política em King's Landing neste jogo de cartas acelerado para 3 a 6 jogadores e lidere sua casa como um dos nove personagens icônicos da série Crônicas de Gelo e Fogo. Use sua influência para atrair novos aliados e navegar cuidadosamente pelas lealdades dos outros jogadores enquanto se esforça para ter o pequeno conselho mais poderoso de Westeros. Apenas tenha cuidado com suas próprias alianças - você nunca sabe quando alguém vai apunhalá-lo pelas costas!
Aliados e influência
Em B’Twixt, o objetivo é ter o pequeno conselho mais poderoso no final do jogo. Explicaremos o que é o seu "pequeno conselho" em um momento, mas por hora, vamos falar sobre como você acumula poder.
As duas fontes de poder neste jogo são
aliados e
fichas de poder. Um aliado é, como você esperaria, um personagem da série Crônicas de Gelo e Fogo que fornece uma certa quantidade de poder para qualquer conselho em que eles estejam. Um token de poder, por outro lado, pode valer entre 1 e 3 poderes, mas você não saberá quanto valem seus tokens até o final do jogo.
Cada jogador tem dois “conselhos”: um à esquerda e outro à direita. Sempre que você ganha um aliado ou um token de poder, você pode escolher em qual dos seus conselhos deseja colocá-los. No entanto, há um problema: você compartilha cada um dos seus conselhos com outro jogador, o que significa que sempre que você adiciona poder a um dos seus conselhos, você adiciona a um deles também. Seu conselho com o menor poder total é o seu "pequeno conselho", e você vai querer que ele tenha mais poder do que o pequeno conselho de qualquer outra pessoa no final do jogo.
O aliado e as fichas de poder no conselho A são compartilhados por Cersei e Euron. Da mesma forma, os aliados e fichas de poder no conselho B são compartilhados por Euron e Melisandre.
No início de uma rodada, um aliado é revelado do topo do baralho de aliados. Este será o aliado que todos tentarão reivindicar nesta rodada, o que fazem por influência de lances. No início do jogo e no início de cada “temporada” subsequente (que é um certo número de rodadas determinado pela contagem de jogadores), cada jogador recebe 10 cartas do baralho de influência. Cada uma dessas cartas tem um valor, que contribui para a influência total do jogador em seu lance. Uma vez que cada jogador tenha escolhido passar (ou “ajoelhar”), aquele que tiver a maior influência total em sua aposta reclama o aliado.
Entretanto, as cartas de influência são mais do que apenas números; elas também têm uma grande variedade de habilidades que podem sacudir o jogo dependendo de quando são jogadas.
Gossip & Lies pode forçar um jogador a descartar uma carta de sua mão, enquanto
Counting Coppers permite que você compre uma carta na rodada posterior aos lances. Se você sabe que vai perder uma licitação para um de seus vizinhos, pode usar
Pulling the Strings para garantir que o aliado seja adicionado a um de seus conselhos. E embora a enorme influência de 11 na carta
The Game of Thrones possa parecer atraente, você deve ter cuidado com uma Traição que pode virar suas próprias cartas contra você!
Depois que cada líder se ajoelhar, Tyrion tem três cartas em sua pilha de lances que totalizam 12 de influência, enquanto Cersei tem duas cartas em sua pilha de lances que totalizam 15 de influência. Cersei vence a licitação e reivindica o atual aliado.
Além de reivindicar o aliado, o vencedor da licitação pode adicionar um token de poder aleatório (sem olhar para o lado numerado) a um de seus conselhos também. Lembre-se de que você pode escolher em qual conselho colocar o aliado e a ficha de poder (a menos que seja declarado de outra forma por uma habilidade), e que você compartilha cada um de seus conselhos com outro jogador, então escolha com cuidado ao reivindicar um aliado! Claro, os próprios aliados valem mais do que apenas seus valores de poder; alguns, como
Tywin Lannister e
Hodor, têm habilidades “Quando reivindicadas” que são desencadeadas quando alguém ganha uma licitação. Outros, como
Sor Davos Seaworth e
Benjen Stark, têm habilidades “Durante esta Rodada”, que adicionam regras adicionais à fase de licitação. Alguns aliados, como
Mance Rayder, têm valores de poder negativos, que podem ser usados para sabotar os outros jogadores. Outros aliados, como
Sandor Clegane, podem até matar um aliado no conselho de alguém, colocando o aliado de lado em uma "pilha morta" e fora do jogo, o que pode afetar significativamente o equilíbrio de poder da partida. As oportunidades são infinitas!
Vencendo o Jogo
No final do inverno, o jogo acaba. Para determinar o vencedor, cada jogador primeiro vira as fichas de poder em seus conselhos para seus lados numerados. Então, para cada conselho, os jogadores somam os valores de poder dos aliados e as fichas de poder naquele conselho para determinar seu total de poder. Quando toda a adição é feita, os jogadores comparam os valores de poder de seus pequenos conselhos - quem tiver o pequeno conselho mais poderoso vence!
Entretanto, se houver empate, os jogadores empatados comparam o valor do poder de seus outros conselhos para ver quem ganha. Isso significa que, embora seu pequeno conselho seja tecnicamente o "mais importante", é uma boa ideia acumular o máximo de poder possível em ambos os conselhos. Mas não se empolgue muito, ou você pode acabar ajudando seus oponentes também - essa é a natureza de um jogo B'Twixt!
O pequeno conselho de Daenerys e Jon tem um total de 17. Isso resulta em um empate. Ao comparar o poder de seus outros conselhos, já que o conselho de Jon tem 22 em comparação com o conselho de Daenerys de 20, Jon vence!
Quebrando lealdades
Você tem o que é preciso para se tornar o líder mais poderoso de Porto Real? Supere seus amigos neste emocionante jogo de intriga e manipulação política quando
A Game of Thrones: B’Twixt for lançado no final deste ano!
Fantasy Flight Games
Traduzido*** por
Vania Telles
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.