Como a maioria já sabe, a segunda edição trouxe algumas alterações além de uma arte totalmente nova e mudanças visuais como nomes de cidades e cartas de gado diferentes, abaixo a lista completa de alterações relacionadas ao gameplay:
1) Alterado de -6VP/$6 para -6VP/$4 ao entregar na cidade de Kansas City
2) As fichas de troca da expansão RTTN estão no jogo base começando com 1
3) Entre as cidades de Wichita (4) e Colorado Springs (6) se ganha 1 ficha de troca ao invés de perder -1VP
4) Valores das ocas (que agora são bandidos) alterados para:
- Pegar ficha de troca / $1 / $2
- $3 / $4 / $5 / $6 / $8 / $10
5) O lugar 'D' das construções neutra foi movida para a esquerda (na interseção)
6) A ação de eliminar uma carta do jogo agora também exige ganhar $1 (Ganhe $1, mova sua locomotiva para trás para eliminar uma carta do jogo)
7) A ação de risco da primeira construção após a inundação alterado para "Descarte qualquer carta de gado para ganhar 1 certificado"
8) Adicionada 4 fichas de mestre de estação (são as mesmas da expansão RTTN) para embaralhar e sortear 5 para se colocar nas estações
- Ganhe 2 certificados / 2 VP por construção
- 1 certificado permanente / 3VP por par de estação aprimorada
- 2 certificados permanentes / 0VP
- Ganhe $12 / 0VP
9) Jogadores vão iniciar com mais cartas na mão de acordo com a ordem de início. (4 / 5 / 6 / 7 cartas) além do dinheiro ($6 / $7 / $8 / $9) e descartar as cartas excedentes até ficar com 4 na mão somente quando for a sua primeira jogada
10) Não pode utilizar 2 vezes um mesmo tipo de construção no mesmo turno
11) Adicionado as construções 11 e 12
- 11a: Remova um perigo por -$2 / Remova um perigo por -$2 (12C/20VP)
- 11b: Avance sua locomotiva para cada perigo que removeu (5C/10VP)
- 12a: Ganhe $1 por construtor que possuir / Avance 1 passo para frente (4C/5VP)
- 12b: Ganhe $2 por estação aprimorada / Ganhe 1 ficha de troca (3C/4VP)
12) Alterações nas construções abaixo (o que é alteração está sublinhado):
- 2b: Descarte 1 Dutch Belt (verde) para mover sua locomotiva 2 espaços / Descarte 1 Jersey (cinza) para ganhar $2 (1C/1VP)
- 5a: Descarte qualquer carta de gado com valor '3' (amarelo, vermelho ou azul) para ganhar $7 / Realize ação auxiliar dupla (3C/4VP)
- 6a: Contrate um trabalhador com desconto (+1) / Mova sua locomotiva por engenheiro que possuir (4C/5VP)
- 6b: Copie as ações de uma construção adjacente (4C/5VP)
- 8b: Descarte qualquer carta de gado para ganhar $6 / Pegue uma carta de objetivo direto em sua mão (6C/8VP)
13) A variante Simmental:
- São 3 níveis da Simmental:
Valor 2 e 3VP
Valor 4 e 4VP
Valor 5 e 5VP
- Adicione as 8 cartas Simmental de valor '2' no baralho de mercado de gado, sendo que aumenta o número de cartas do mercado de gado em 2 cartas (9 / 12 / 15)
- Preço da Simmental é de $8 com 1 vaqueiro ou $5 com 2 vaqueiros
- Ao chegar com a Simmental na mão em KC, faça a entrega normalmente, porém devolva a carta de Simmental que entregou na caixa e pegue o próximo nível dela e coloque eu seu descarte
Isso é tudo.