Vocês falaram tanto de referência de bicho, tem um poema de Manuel Bandeira intitulado "O Bicho" e foi o primeiro poema que eu decorei na vida e que vocês me fizeram relembrar:
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Sobre Root, vocês deram uma atropelada sobre as condições de vitória do Malandro, mas resolveram depois. Não é que é uma condição diferente de vitória do Malandro as cartas de domínio, mas o Malandro é o único que pode fazer coalizão para compartilhar a vitória com outra facção. Aliás, é até mais fácil fazer coalizão e jogar uma carta de domínio como solução para vitória, especialmente se o malandro joga antes do jogador que precisa dominar uma determinada área.
Acho que o maior problema para jogos como Vast (2016) e Root (2018) é que para uma boa jogatina, todo mundo tem que saber como funcionam todos os jogadores. Isso exige do grupo um grau de compromisso que os demais jogos não têm. Esses jogos tiveram um hype no passado pela extrema assimetria, mas demanda um compromisso que a maioria da galera que joga um jogo novo por dia, sinceramente, não tem. A realidade de muitos grupos é: um conhece o jogo, explica, e todos jogam, enquanto que o cara que explicou vai monitorando as ações dos demais. Pra jogar Vast ou Root, você pode se empolgar com a ideia de que cada um faz coisas completamente diferentes em busca da vitória. A ideia é fera. Mas implica o quê: um vai ter que explicar tudo para cada jogador e todo mundo vai ser surpreendido com uma ação que o outro fez, ou com uma quantidade de ponto que o outro ganhou com uma ação que você nem sabia que ele podia fazer ou que você não sabia que deveria contra-atacar. Logo, saber jogar com a sua facção e saber superficialmente o que o outro é capaz de fazer ou como o outro pode pontuar (mas não saber o quanto) torna o jogo extremamente frustrante.
Dito isso, quando todos conhecem o jogo e não precisam de um monitor vigiando seus passos, pode sim ter uma experiência muito legal.
Outra: foram feitos alguns ajustes nas facções em 2018 especialmente com a Aliança, mas afetou outra facções também. O que teve depois de ajustes, foram das facções das novas expansões. Não precisa assustar tanto a galera. Root é um ótimo jogo, mas exige um tanto do grupo, mais do que o convencional.