Achei 10 vocês terem definido "escola italiana" por um determinado conjunto de características e, ao mesmo tempo, dizer que na Itália não só faz aquele tipo de jogo. Infelizmente já está se consolidando a ideia de escola de um país. Escola alemã, portuguesa, etc. o que acho um erro. É muito mais preciso dizer Escola Vital Lacerda, ou Escola Virginio Gigli, ou Escola Uwe Rosemberg, Escola Michael Kiesling, Escola Feld.
Uma coisa parecida com o Castelo das Peças é o/a Acchittocca (Antonio Tinto, Flaminia Brasini, Stefano Luperto e Virginio Gigli) e o primeiro ou um dos primeiros frutos dessa parceria foi o Egizia (que não tem dados!). 
Quando eu olho pro Barrage, eu ainda consigo ver alguma coisa do Tzolk'in. Mas eu tenho muita dificuldade de associá-los ao Marco Polo, Grand Austria, Newton, Lorenzo...
E o que vocês acham do "bingo" Vasco da Gama? Seria da mesma escola? O cara também fez Ethnos, Augustus, Libertalia.
Outro jogo que, pela definição de vocês talvez seja dessa escola, é o excelente Merv: The Heart of the Silk Road, apesar de não ser da trupe do Luciani, acho que vocês mencionaram o Ragusa, que também é dele.
Ah! fsales, peço permissão para, a partir de hoje, usar "Tabuleiristas" em vez de bordigamêro ou hobista pra falar das pessoas de nossa comunidade. 