Post original: https://www.boardseyeview.net/post/master-word
Sendo um colecionador declarado e zeloso por jogos de tabuleiro, nos últimos anos vimos várias entradas no gênero de jogos de palavras cooperativos que marcaram para mim:
Word Domination (Uproarious Games),
Código Secreto: Dueto (CGE),
Letter Jam (CGE) , e aquele que os rege a todos,
Só Uma (Repos Production). Agora, da Scorpion Masque e dos distribuidores CoiledSpring Games, há um novo garoto antiquado no quarteirão,
Master Word.
Normalmente não começo com a arte em um review, mas Nils, o artista, fez um trabalho fantástico de design minimalista na caixa e há um toque retro assim que abrir a caixa. Isso é fornecido pelo elemento de dedução do clássico de 1971,
Senha (Pressman / Invicta), que é combinado com alguma associação de palavras cooperativa contemporânea para produzir um jogo que parece novo e familiar ao mesmo tempo.
A simplicidade está presente em todo o produto, desde o livro de regras excepcionalmente claro até os 150 cartões-mestre de dupla face, 30 cartões de dicas, 3 cartões de adivinhação, tokens e canetas dry com borrachas de acompanhamento. Em cada jogo curto, um jogador é o Guia, que olha a palavra-mestre e exibe sua categoria para que todos possam ver. Os jogadores restantes - Seekers - têm até seis rodadas para escrever pistas potenciais nos cartões e organizá-los em uma fileira. O Guia coloca marcadores de polegar para cima no final de uma linha igual ao número de pistas que descrevem com precisão a palavra-mestre. Em vez de um cartão de dicas, um Seeker pode escrever em um dos três cartões de adivinhação: se uma palavra em um cartão de adivinhação for a resposta, todos ganham; em qualquer outro cenário, o jogo está perdido.
Em vez de ter os pinos branco e preto do Senha (cor certa, lugar errado e cor certa, lugar certo), os marcadores de 'polegar para cima' são terrivelmente vagos, especialmente quando dois são colocados... obter tudo ou nada geralmente é uma informação melhor para a equipe. Para combater isso, uma vez por jogo, o Guia pode mover uma ficha para uma carta de pista para indicar seu acerto particular.
E isso é tudo: e o jogo é ótimo; talvez não seja grandioso, mas ainda assim excelente. É leve, pensativo, divertido, adequado para todas as idades, com um apelo indiscutível de mercado de massa que permanece dentro da zona de conforto do jogador.
Um problema comum em jogos de apagar a seco é que as cartas de dicas ficarão borradas depois de algumas jogadas, o que é uma pena. A caixinha de
Master Word tem uma divisória cuidadosa, mas é possível vislumbrar acidentalmente uma palavra futura; e - embora isso se aplique a qualquer jogo de palavras - é possível que a palavra-mestre não seja conhecida pelo Guia, especialmente no limite inferior da faixa etária ou nas cartas de numeração mais alta. Dito isso, você pode facilmente criar sua própria categoria e palavra-mestre.
Uma coisa que me surpreendeu é que, enquanto a contagem de jogadores é mostrada em 3 a 6 (os Seekers em um jogo de três jogadores recebem duas cartas de pista cada), o jogo roda perfeitamente bem com dois jogadores, com o Seeker tendo 3 cartas: parece uma oportunidade perdida, seja pela Scorpion Masque ou pelo designer, Gerald Cattiaux. Mas tudo bem!
Posso recomendar
Master Word para quem gosta de jogos leves de associação de palavras, especialmente os cooperativos. A produção é quase perfeita, a mecânica experimentada e testada, e o jogo é explicado em menos de um minuto, espero sinceramente que encontre um público amplo.
Review by David Fox
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.