Post original: https://www.boardseyeview.net/post/riftforce
Não há falta de jogos de cartas de duelo para dois jogadores, mas geralmente eles têm semelhanças eles. Existem dezenas de jogos de compra de cartas e de construção de deck na tradição de
Star Realms (White Wizard), e há jogos de cartas colecionáveis como
Magic: The Gathering (Wizards of the Coast), onde os jogadores gastam mana e outros recursos para ativar os poderes da carta. Com
Riftforce, Carlo Bortolini conseguiu criar um sistema que parece diferente, mas que joga rapidamente e com uma simplicidade elegante.
Há a esperada história de fundo sobre fendas, elementais e guildas, mas este não é um jogo em que você se preocupará excessivamente com a construção do mundo e no que está acontecendo como pano de fundo. Este é um jogo de cartas com arte de Miguel Coimbra onde cada jogador escolhe quatro das 10 guildas e depois forma um baralho com os seus quatro conjuntos de nove cartas elementares. As cartas da guilda têm poderes assimétricos, mas cada conjunto de cartas elementais compreende quatro no valor 5, três no valor 6 e duas no valor 7. Os valores representam o dano necessário para destruir a carta.

Cinco locais são dispostos entre os jogadores e cada um tira uma mão de 7 cartas de seus baralhos individuais de 36 cartas no total. Na sua vez, você pode fazer uma das três coisas: pode jogar até três cartas de sua mão que tenham qualquer um dos números ou ícones correspondentes, colocando os cartões em um único local ou em três locais adjacentes. Alternativamente, você pode descartar uma carta de sua mão e ativar até três de suas cartas jogadas que correspondam ao número ou ao ícone de seu descarte. Finalmente, você pode verificar se você controla qualquer um dos cinco locais por ter um cartão lá que não tem oposição. Você marca (avança na trilha Riftforce) para cada local sem oposição e, com esta ação, você atualiza sua mão de volta para 7 cartas. Se você for para a ação Pontuar e Comprar e seu oponente tiver o controle de quaisquer locais, eles não marcarão para eles: os jogadores só marcarão para suas próprias ações de Pontuar e Comprar.
É a ação de ativação que faz uso de seus quatro poderes de guilda assimétricos. Normalmente, eles vão infligir dano na primeira carta que um oponente tem de frente para você, mas alguns poderes envolvem realocar suas próprias cartas ou as do seu oponente, então, uma vez que você tenha uma quantidade decente de cartas em jogo, há uma habilidade real em montar combos que funcionam juntos em cascata. Você marcará pontos na trilha Riftforce para cada carta do seu oponente que você destruir, e alguns poderes da guilda podem dar a você Riftforce extra quando é a ação deles que causa uma morte.
Nós gostamos muito de jogar
Riftforce. Adoramos o fato do jogo ter regras simples, mas permite profundidade por meio da interação dos vários poderes da guilda. Seus cartões de valor 7 são os mais resistentes, mas há menos deles, então você pode achar mais difícil maximizar o benefício das ações de ativação com 7s do que com o dobro de cartões de valor 5. Quando você está em uma posição em que tem controle (presença exclusiva) em um local, geralmente vale a pena executar a ação Pontuar para obter uma pontuação oportunista. Conforme as cartas e os danos aumentam, a excitação aumenta porque algumas pontuações relativamente altas podem ser acumuladas em um único turno. E porque a maioria das Ativações tem como alvo a carta mais próxima, jogadores astutos podem dar a si mesmos uma vantagem usando poderes de ativação que movem cartas de forma que uma carta vulnerável quase eliminada na frente de um local mude para o fundo de um local vizinho onde está vulnerável a menos ataques.

Os 10 poderes assimétricos diferentes oferecem mais de 200 combinações possíveis, então Riftforce é um jogo sem falta de opções. A maioria dos jogos leva cerca de 20 minutos, portanto, é um ótimo
filler. Certamente é um jogo ao qual você voltará sempre.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.