Saudações a todos amantes de jogos analógicos!
Com muita alegria o Sociedade dos Boards anuncia que a primeira etapa do 2º Concurso de Design “DESAFIO DOS BOARDS – Edição de 2021” foi cumprida com sucesso, com todas as trinta vagas devidamente preenchidas (e até mais).
Para quem está chegando agora e não sabe exatamente do que se trata, eis um pequeno resumo:
Em 2020, ano passado, devido a pandemia e a visível necessidade de criar ações que movimentassem um pouco mais o mercado de design de jogos de tabuleiro, Alexsander C. Pena entrou em contato com o grupo Sociedade dos Boards e propôs um concurso de design. Assim foi feito, todo de forma online sem fins lucrativos. Houve apoio de editora grande, pequena, produtor de conteúdo, loja e até mesmo designers já publicados. Foi um tremendo sucesso!!!
Para a edição de 2021 algumas coisas mudaram: Agora as limitações são utilizar um tabuleiro de Xadrez e suas respectivas peças e alguns acessórios extras como dados e papel e caneta.
Agora que o período de inscrição se encerrou e todas cadeiras de designers estão ocupadas, eu, Raphael Gurian, tenho o prazer de anunciar quem são os inscritos e competidores da edição de 2021 do DESAFIO DOS BOARDS (por ordem alfabética):
Equipe/Designer 01:
Alfredo Teixeira Antonio, Danilo Teixeira Antonio, Vitor Augusto Laurito Ferraz
Cidade: Brotas / São Paulo – Brasil
Equipe/Designer 02:
Antonio Ronaut Soares Pedrosa Júnior
Cidade: Teresina / Piauí – Brasil
Equipe/Designer 03:
Antonio Rubens Vinnicyus Fernandes Bezerra
Cidade: Mossoró / Rio Grande do Norte - Brasil
Equipe/Designer 04:
Daniel de Lucca
Cidade: São Paulo / São Paulo - Brasil
Equipe/Designer 05:
Daniel França
Cidade: São Paulo / São Paulo – Brasil
Equipe/Designer 06:
Diógenes Vinício Silva Malaquias
Cidade: Camboriú / Santa Catarina - Brasil
Equipe/Designer 07:
Dyon Enedi da Silva de Souza
Cidade: Curitiba / Paraná - Brasil
Equipe/Designer 08:
Elvio Mário de Pádua e Daniel Matins
Cidade: Brasília / Distrito Federal - Brasil
Equipe/Designer 09:
Francisco Tupy Gomes Corrêa
Cidade: São Paulo / São Paulo - Brasil
Equipe/Designer 10:
Frank Hiromi Watanabe
Cidade: Patos de Minas / Minas Gerais - Brasil
Equipe/Designer 11:
Guilherme H. S. Costa
Cidade: Sorocaba / São Paulo - Brasil
Equipe/Designer 12:
Guilherme Borges
Cidade: Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil
Equipe/Designer 13:
Guilherme Cavalcante Targino e Diogo Luiz Ferreira Ribeiro
Cidade: São Luís / Maranhão – Brasil
Equipe/Designer 14:
James Gallagher Junior
Cidade: Recife / Pernambuco - Brasil
Equipe/Designer 15:
Jamilton Augusto Alves
Cidade: Carapicuíba / São Paulo – Brasil
Equipe/Designer 16:
João M. C. N. L. Aroucha
Cidade: Recife / Pernambuco - Brasil
Equipe/Designer 17:
Leonardo Azevedo Soares
Cidade: Porto Alegre / Rio Grande do Sul - Brasil
Equipe/Designer 18:
Linauro Pereira de Souza Neto
Cidade: Vitória da Conquista / Bahia - Brasil
Equipe/Designer 19:
Luciano Marques de Sousa
Cidade: Taguatinga / Distrito Federal - Brasil
Equipe/Designer 20:
Luiz Antonio Ahumada
Cidade: Campinas / São Paulo - Brasil
Equipe/Designer 21:
Mara Paula Carvalho Pereira
Cidade: Paracatu / Minas Gerais - Brasil
Equipe/Designer 22:
Marcos Juliano Riffel
Cidade: Porto Alegre / Rio Grande do Sul - Brasil
Equipe/Designer 23:
Rafael Raoni Ghellere Dalpiaz
Cidade: Campo Grande / Mato Grosso do Sul - Brasil
Equipe/Designer 24:
Ralph Ferraz Gomes
Cidade: Niterói / Rio de Janeiro – Brasil
Equipe/Designer 25:
Renato do Prado Marsolla
Cidade: São Paulo / São Paulo - Brasil
Equipe/Designer 26:
Rodrigo Lima de Castro
Cidade: Cotia / São Paulo – Brasil
Equipe/Designer 27:
Roj Ventura
Cidade: Catanduva / São Paulo - Brasil
Equipe/Designer 28:
Sandro Silva da Costa
Cidade: Rio de Janeiro / Rio de Janeiro - Brasil
Equipe/Designer 29:
Tiago Ali de Oliveira Bueno e Lahja Kaarina Hamalainen
Cidade: Petaluma / California - EUA
Equipe/Designer 30:
Vinícius Jucá Policarpo e Vítor Jucá Policarpo
Cidade: Fortaleza / Ceará - Brasil
Equipe/Designer SX1 (Suplente caso algum jogo não seja entregue dentro do prazo):
Arthur Johansson Englert e Luis Henrique Henkes Gesing
Cidade: Jaraguá do Sul / Santa Catarina - Brasil
É muito bacana constatar que designers voltaram da edição passada e que muito inscritos participam pela primeira vez de um concurso de design. Essa é a constatação que a iniciativa está gerando frutos positivos como os organizadores esperavam!
Vamos também relembrar e agradecer a todo apoio de nossos jurados:
Líder do projeto, formação em Cinema e Design de Jogos Analógicos, de São Paulo/SP.
Responsáveis pela Funbox Editora, de Santo André/SP.
Sócio e designer da editora Tamanduá Jogos, de São Paulo/SP.
Criador de conteúdo do canal Super Peperoni, de Mauá/SP.
Criadores de conteúdo do canal Cadê o Dado, de Cotia/SP.
Criadores de conteúdo do canal Jogatina a Dois, de Manaus/AM.
Apresentador de podcast sobre jogos de tabuleiro, de Ananindeua/Pa
Organizador de eventos relacionados à jogos modernos, de São Paulo/SP
Organizadora de eventos relacionados à jogos modernos, de São Paulo/SP
Líder de projetos sociais, pedagogo e incentivador do hobby, de Recife/PE
Proprietários de comércio de jogos modernos, de São Paulo/SP
Os jurados, quando chegar no período de avaliação, irão receber uma cota de jogos e deverão avalia-los seguindo os critérios:
Implementação da ideia do jogo encaixou com as mecânicas?
A descrição do design é compatível com a experiência?
Fácil de ensinar? Muitas exceções às regras básicas? As regras parecem finalizadas?
Os jogadores se sentem sem direcionamentos? Ele é muito punitivo?
A preparação da partida depende de um processo prévio demorado/trabalhoso?
Interessante ao longo de todo tempo? Tempo suficiente para se desenvolver? Repetitivo? Possui downtime (tempo de espera entre os turnos do jogador)?
Novo uso criativo de mecânicas? Bom uso dos componentes?
O quanto o jogo se difere das mecânicas convencionais e tema de Xadrez?
Novas coisas a se descobrir ao longo de novas partidas?
- Táticas/Estratégia/Sorte (TES)
O resultado está fora de suas mãos? Muita sorte? Balanceado? Interessantes escolhas? Suas escolhas se encaixam na proposta do jogo?
Por enquanto é isso, espero que todos participantes tenham muita diversão na produção dos jogos e que o público em geral curta a ideia e segurem um pouco a curiosidade e ansiedade até que chegue na data final de revelarmos os manuais para todos e quem foram os vencedores. Até lá, não se preocupem, pois a cada nova etapa de desenvolvimento do concurso irão surgir novas postagens falando sobre os jogos!
Abraços digitais e sorte nos dados
Raphael Gurian
Sociedade dos Boards