Post original: https://boardgameswithcouple.com/2021/06/10/destinies/
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Depois de jogar vários jogos de exploração com enredo e cooperação, como
Tainted Grail: A Queda de Avalon e
Mansions of Madness (2ª Edição), por exemplo, estávamos muito entusiasmados com
Destinies. Este jogo também é um jogo de exploração e colocação de peças, mas competitivo. Não tínhamos ideia de como isso iria se concretizar, já que nunca jogamos nada parecido de forma competitiva e integrada com um app. Mas ver todos os componentes, arte dos tiles e miniaturas definitivamente já nos deixou com a mente aberta! Então carregamos nosso tablet, preparamos bebidas e lanches e estávamos prontos para encontrar nosso destino.
Destinies não pode ser jogado sem o aplicativo que o acompanha. Para a preparação, este aplicativo já é necessário e vai te dizer quais personagens você pode escolher, quais peças você pode colocar na mesa e qual é o cenário. Depois de ter escolhido um personagem através do aplicativo, cada jogador também recebe um tabuleiro de jogador, dois dados principais e três dados de esforço, uma moeda, a carta de destino do personagem e uma miniatura.
Antes de cada jogo começar, o aplicativo irá guiá-lo com o cenário e possíveis itens iniciais por personagem. No verso da sua carta de personagem, você pode encontrar dois destinos possíveis para cumprir durante este cenário para seu personagem. O primeiro cenário é uma história independente que é perfeita como primeiro jogo. Os demais cenários formam uma campanha. Você ganha o jogo quando completa o destino de seu personagem encontrado no verso do cartão. Você terá que escolher um de dois para cumprir.
Quase não há regras que você precise lembrar antes de iniciar o jogo. O aplicativo vai lembrar de quase tudo para você e pode até salvar a partida.
Um turno em um cenário será semelhante a isto:
No início do turno de seus personagens, jogue um dado de esforço. Então você pode mover até duas peças de sua posição atual (não diagonal). Se você se mover para um bloco inexplorado, poderá virá-lo e o aplicativo mostrará todos os pontos de interesse naquele local. Em seguida, você pode optar por encerrar seu turno ou visitar um ponto de interesse. Ao visitar um ponto de interesse, você terá várias interações para escolher. Algumas delas podem precisar que você execute um teste e obtenha resultados positivos. Você pode ver no aplicativo qual habilidade é direcionada para o teste. Se quiser realizar um teste, você pode lançar os dois dados principais, já que eles nunca se esgotam, e você pode lançar qualquer dado de esforço disponível para obter mais sucessos. Para ver quantos sucessos você obteve, basta somar sua pontuação de lançamento de dados e ver se você tem uma pontuação igual a qualquer marcador de habilidade ou mais. Se você tem uma pontuação que ultrapassa dois marcadores de habilidade no tabuleiro do jogador, por exemplo, você tem dois sucessos. O livro de regras também mostra ótimos exemplos disso.

Nem todas as opções pedem um teste, mas escolha com sabedoria. A opção mais fácil pode não ser a melhor opção para você. Se você escolher errado, isso pode influenciar o jogo e esta opção pode não estar disponível mais tarde. Você também pode
ler* (QR Code) os cartões de itens que ganhou ao longo do caminho. Alguns NPCs que você conhece podem pedir um item específico, se você conseguir
ler os itens certos no momento certo, isso pode funcionar bem para você. Observe que todas as informações são compartilhadas simultaneamente, exceto quando você pergunta sobre seu destino. Se seu personagem viajar para um local e investigar um ponto de interesse, todos os jogadores verão o que acontece com seu personagem e o ponto de interesse ou conversa. Aprender o que os outros jogadores falam ou descobrem também pode ajudar seu personagem com seu próprio destino. Se você está travado ou não tem certeza do que fazer, você sempre pode
ler seu destino quando estiver falando com um NPC. Eles podem ajudá-lo com conselhos ou dicas sobre o que fazer a seguir. Basta escolher sobre qual destino você gostaria de receber conselhos e
ler o QR Code. Por último, você pode encontrar alguns fornecedores ou pontos de venda que terão a opção de negociar. O aplicativo irá instruí-lo sobre quais itens podem ser comprados, o que significa que você poderá comprar esses itens com o dinheiro que coletou. Cada jogador pode carregar no máximo cinco itens.
* ler = QR Code scan
Às vezes, o aplicativo dirá para você ganhar experiência. A experiência pode ser usada para atualizar uma habilidade no tabuleiro do jogador, o que significa que você pode mover um marcador para a esquerda para facilitar a obtenção de sucessos. Para cada ponto de experiência, você pode mover um marcador dois espaços para a esquerda ou dois marcadores um espaço para a esquerda. A perda e o ganho de experiência podem acontecer ao longo do jogo por meio de interações ou itens, por exemplo. O aplicativo sempre irá instruí-lo sobre quais habilidades são infligidas e em que quantidade.
Depois de concluir todas as etapas que conduzem ao seu destino, você pode iniciar uma interação final em um local específico sugerido em seu cartão de destino. Depois de concluir a interação final antes de seus oponentes, você ganha o jogo.
A primeira história com a qual você começa em
Destinies é uma história autônoma em que você pode escolher três personagens diferentes. Eu mesmo escolhi a Bruxa, Tomasz escolheu o Caçador e um amigo com quem estávamos jogando escolheu o Nobel. O aplicativo instruiu a configuração que criou um ambiente inicial e nos apresentou a história. Em seguida, lemos o verso de nossas cartas de destino, que já continham algumas informações muito interessantes sobre nossos personagens. Então começamos a jogar. Sem nenhuma ideia de quem eram meus oponentes e quais eram seus objetivos, concentrei-me em tentar completá-los o mais rápido possível. Ficamos surpresos com a quantidade de coisas que você precisa lembrar neste jogo. Ele pode ser um morador necessitado que precisa de um item específico que você ainda não possui. Mas duas rodadas depois, você o reivindicou e pode correr para ajudar ou não. Há muitas coisas para ver, descobrir e possivelmente ganhar em cada tile, é difícil não se distrair e apenas explorar todos os pontos de interesse. Já que você só pode visitar um por turno, você precisa decidir o que pode ajudá-lo mais. Quanto mais jogávamos o jogo, mais pressão tínhamos. Poderíamos dizer que alguns de nós estavam chegando perto de cumprir seus destinos. No final, Tomasz venceu com os Huntsmen sendo o primeiro a atingir seu objetivo.

Este jogo foi projetado de forma brilhante. Não só existe um livro de regras claro e um aplicativo bem construído que ajuda em tudo, mas também as histórias fazem sentido. Você não é apenas um espectador tentando cumprir uma meta. Não, se você completar seu destino, isso pode significar uma mudança drástica na vida dos personagens restantes. Percebemos que estávamos até um pouco investidos emocionalmente, quando vimos quais seriam as consequências para nossos personagens quando um oponente ganhasse o jogo. As histórias deste jogo são muito bem escritas. A arte, no aplicativo, mas também nos tiles e nas cartas, também é bem feita. Os tiles inexplorados têm um lado nebuloso e, uma vez revelados, ganham muito mais cor e são preenchidos pelo aplicativo como toque final. O aplicativo também tem seus próprios efeitos sonoros e mostra o nome de cada local para que você não precise se lembrar disso. Jogamos este jogo com três pessoas até agora, pois não queríamos perder nada da história. Não sei ao certo, mas acho que você perde uma parte da história de um personagem se jogar com apenas dois.

Considerações Finais
Destinies é um jogo de exploração de colocação de tiles onde você deve cumprir seu destino antes de seus oponentes. Nós nos divertimos logo nas primeiras sessões, e compramos as expansões assim que pudemos para ter mais histórias para jogar. Achamos que este jogo foi projetado de forma brilhante, pois as regras são fáceis de aprender e você tem um bom aplicativo de construção para guiá-lo. No momento não há muita rejogabilidade. Quando você termina um cenário, você conhece o destino dos personagens e é menos divertido repetir o cenário. Mas ouvimos rumores de um modo de criação entrando no aplicativo, onde mais histórias podem ser geradas. A arte também é incrível e cada história realmente te atrai no jogo. Você não é apenas um espectador que está tentando completar algo, você realmente faz parte da história e o ambiente pode influenciar a todos. Mas no final, a pessoa encontrará seu destino e terminará a história.
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Traduzido*** por Vania Telles
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