Fala meus queridos.
Como vocês estão? Espero que estejam as mil maravilhosas. PaladinoMonge na área para trazer para vocês mais um texto de primeiras impressões após jogar um jogo.
Na verdade, esse texto será de primeira e segunda impressões, pois joguei duas partidas seguidas do jogo em questão para realizar essa análise.
E o jogo da vez é o Hansa Teutônica, um jogo que para muitos já é considerado um clássico que é bem visto pela grande maioria do público boardgamer. Tanto que ele está na posição 133 do ranking geral e posição 95 de jogos estratégicos. O bacana é que o jogo será lançado no Brasil pela Galápagos Jogos em sua versão Big Box.
Sei que é chover no molhado, mas vou reforçar que o que você vai ler aqui é minha opinião sobre o jogo após essas partidas e o sentimento que ficou depois de jogá-lo. E como vocês me conhecem, eu sempre tento trazer aqui uma análise mais impessoal, visando mostrar um cenário geral do jogo e como ele se portaria para você e seu grupo.
Acho que chega de introdução né? Então, vem comigo.
(Não é a Big box, mas o jogo base é o mesmo)
Em Hansa Teutônica os jogadores irão atuar como comerciantes que tentam obter maior prestígio na região de Hansa. E você já deve saber que esse prestígio se configura como Pontos de vitória não é mesmo? Para isso, teremos que construir uma rede de escritórios, controlar cidades, coletar marcadores de bônus (os pratos de comida que ficam nas tavernas) e expulsar outros comerciantes que estão nas rotas das cidades, para tomar o controle daquela região.
Depois de controla uma rota entre duas cidades, o jogador poderá decidir o que quer fazer? Construir um escritório, aumentando suas chances de obter o controle daquela cidade) ou escolher uma melhoria de habilidade para o restante da partida.
Esse seria o overview do Hansa Teutônica. Bem simples né? E olha, posso dizer que suas regras também são bastante simples. Olha só.
Na sua vez, o jogador terá uma quantidade de ações que deverá realizar. No começo do jogo, os jogadores têm apenas 2 ações. Mas no decorrer da partida, através de melhoria de habilidade, o jogador pode ter até 5 ações. E para cada ação que o jogador tem, ele pode realizar 1 de 5 ações possíveis:
- Realizar o incoming: Nada mais é que pegar mais mercadores do seu estoque pessoal e colocar na área disponível do jogador. Assim como as ações, no começo os jogadores só podem pegar 3 mercadores, mas essa habilidade pode ser melhorada, chegando ao ponto de você liberar tudo que está no estoque de uma vez;
- Colocar um de seus mercadores em uma rota: é nessa ação que o jogador começa a tentar controlar uma rota entre duas cidades para construir escritórios, ganhar tokens de bônus ou melhorar suas habilidades;
- Expulsar um comerciante adversário: É com essa ação que o jogador exclui de uma rota, um marcador de outro jogador. Assim, ele tira o marcador do jogador e põe o seu no lugar. Mas calma. Nem tudo são flores. Essa ação não é tão barata quanto a ação acima citada (que muitos podem achar até que são iguais). Além do marcador que você ira por na rota, você precisa pagar para o estoque pessoal, um outro marcador. Ou seja, na prática, para expulsar um marcador de um jogador adversário, você usa 2 marcadores. Ah, mas tem um detalhe. Os jogadores têm 2 tipos de marcadores: no formato quadrado, que é o mais usual, e no formato redondo, que são apenas 4 no geral e que, em suma, são mais ‘poderosos’. Tanto é que para você retirar um marcador redondo de outro jogador, ao invés de pagar 2 marcadores, você pagará 3 marcadores. Calma que ainda não acabou viu? O jogador expulso, ainda ganha um bônus bem interessante que é pegar o seu marcador e mais um do estoque pessoal (2 no caso de marcador redondo expulso) e alocar, na hora, em estradas adjacentes no qual foi expulso).
- Movimentar marcadores: os jogadores movimentar no tabuleiro os seus marcadores conforme a quantidade de sua habilidade. No início você movimenta 2 marcadores apenas. Mas pode chegar até 5 marcadores de uma vez. O legal é que você pode, ao realizar esse movimento, se espalhar no tabuleiro, não precisando colocar tudo em uma rota única;
- Requerer rota: Quando o jogador controla uma rota entre duas cidades, que nada mais é que ter todos os seus marcadores na linha que liga uma cidade a outra, ele pode requerer aquela rota. Ao fazer isso, ele pega seus marcadores, coloca no seu estoque pessoal (sim, você não retorna imediatamente para sua mão. Para ter eles novamente, terá que fazer a ação de incoming) e escolhe entre construir um escritório ou melhorar uma habilidade (que vai depender da cidade em que você está).
Vamos falar um pouco mais sobre a construção de escritório e as melhorias de habilidades. Para construir um escritório, além de você controlar uma rota, você precisa ter o privilégio associado ao espaço que está disponível naquela cidade. Isso porque existem 5 cores que aparecem nos espaços e você só pode colocar um escritório se tiver liberado, através de melhoria de habilidade, aquela cor em seu tabuleiro individual.
E como vocês puderem perceber, a melhoria de habilidades é algo recorrente durante todo o jogo. E é importantíssimo que o jogador entenda que ele precisa trabalhar com esse tipo de estratégia. Primeiro para poder fazer mais coisas no jogo. E segundo para liberar mais marcadores, pois ao liberar uma habilidade, o jogador pega para si o marcador que estava tampando.
(Ah, os cubinhos. Eles vão preencher esse tabuleiro rapidinho)
A melhoria de habilidade ocorre nas cidades principais do tabuleiro, cujo nome está em amarelo e tem um ícone da habilidade que poderá ser melhorada. Essas habilidades são trilhas no tabuleiro do jogador que vão dando bonificações a medida que são liberadas: Você vai ter mais ações, vai poder movimentar mais peças, vai receber mais marcadores quando realizar o incoming, vai poder colocar escritórios em mais cidades com privilégios mais altos e até mesmo aumentar a quantidade de pontos de vitória que sua maior rota te dará ao final do jogo. Resumindo, é tudo importante, e você não vai conseguir liberar tudo.
O jogo pode terminar de 3 formas: Quando um jogador consegue 20 pontos e vitória, ou se 10 cidades forem completadas com escritórios ou se todos os pratos de comida (tokens de bônus) forem pegos. O jogo acaba na hora quando uma dessas condições acontecer e é realizada a pontuação final do jogo, onde pontuaremos:
- O set de tokens de bônus (quanto mais você ter, mais vai pontuar);
- As cidades que você controla (se você tiver mais marcadores ou, em caso de empate, o que estiver mais à esquerda);
- Pontuação da trilha de habilidade (se você liberou toda uma trilha, vai ganhar 4 pontos);
- Sua maior rota de cidades ligadas, cuja pontuação pode ser alterada através de melhoria de habilidade
- E por fim, existe uma trilha no tabuleiro do jogo onde o jogador pode colocar um de seus marcadores redondos, ao controlar a rota, e pontuar de 7 a 11 pontos (vai depender do privilégio, ou seja, a cor que você liberou). É, eu não lembro o nome dessa pontuação. Me desculpem.
Como puderam perceber, o jogo é simples em sua essência de regras. Você pega marcador, coloca no mapa, tenta controlar uma rota, escolhe se vai ou não construir escritório ou melhorar habilidade, faz incoming porque ficou sem marcadores... E tudo se inicia novamente.
Pode parecer que o jogo chega a ser chato porque as coisas vão se repetindo. Mas isso é só impressão de quem leu esse texto apenas até o parágrafo anterior. Sem lembra que lá em cima, no início do texto, eu falei que Hansa Teutônica é muito bem visto pela comunidade gamer? Pois é, agora eu vou falar os motivos disso.
Hansa Teutônica pode ser simples em suas regras, mas ele não é simplório. Longe disso na verdade. Se você sempre quis saber o que é um jogo tático, Hansa Teutônica vai te mostrar isso na prática.
O jogador precisa avaliar como vai proceder durante a partida e como irá alocar seus marcadores no tabuleiro, avaliando se vale a penas atrapalhar um jogador, deixando mais caro para ele controlar aquela rota, ou se preparando para ações futuras dos jogadores, tentando colocar um escritório em um local estratégico que irá te beneficiar por um tempo com pontos de vitória. Como numa guerra, o jogador precisa maximizar suas ações ao máximo, manobrando suas ‘tropas’ pelo tabuleiro para que consiga conseguir vantagens e atrapalhar os jogadores adversários. E isso só é possível com muito planejamento estratégico com visão de futuro, sem contar a necessidade de se adequar a cada momento conforme o movimento dos seus adversários.
Essa leitura de mesa é essencial para conseguir jogar Hansa teutônica de forma competitiva. E aqui vem um detalhe que me chamou bastante a atenção nesse jogo.
(melhorar suas habilidades nas diversas trilhas é de suma importância para conseguir jogar bem em Hansa Teutonica)
Existe uma questão de proficiência no jogo. Essa proficiência pode gerar vantagens aos jogadores que conhecem ou já jogaram aquele jogo (geralmente jogos sem sorte tem isso, mas não é uma regra, e sim uma tendência) dificultando que novos jogadores possam ganhar numa primeira partida. E tem aqueles jogos que qualquer jogador pode ganhar logo de cara, independente se é a primeira vez que joga ou não (jogos com um fator sorte associado tem essa tendência).
Hansa Teutônica entra na primeira categoria. Na verdade, é o jogo que mais senti que a proficiência nele gera uma vantagem tremenda ao jogador. Mesmo que seja apenas no início, se você já conhece o jogo, será bem mais fácil entender os movimentos possíveis e ler o que os jogadores irão realizar. Isso lhe dá uma vantagem tremenda de se aproveitar dessa situação. Eu diria que um jogador novato tem chances ínfimas de ganhar de jogadores que já tenham jogado o jogo (e se o jogador em questão tiver jogado mais partidas, essa vantagem tende a crescer)
Veja. Isso não é um defeito do jogo. É uma de suas características. E preciso falar dela aqui para que você tenha em mente o que terá pela frente. O Hansa Teutônica pode gerar frustração ao jogador que o jogou pela primeira vez. Não por não ganhar a partida (o que é natural, afinal não ganhamos sempre), mas sim por não ter a possibilidade de ganhar. No decorrer do jogo, você acaba sentindo que não importa o que você faça, nada impede daquele jogador conseguir realizar ações melhores que as suas. Mas jogo tático é isso mesmo. Quem conhece o campo de batalha melhor, vai tirar mais proveito.
(O tabuleiro parece grande, mas não se engane. Logo ele é preenchido e você terá que avaliar se expulsa ou não um outro jogador)
E por isso mesmo que você precisa jogar Hans Teutônica mais de uma vez. Mesmo que tenha se frustrado completamente na primeira partida. Tenha tomado aquele chocolate gostoso. Tenha sido chamado de leitinho de pato. Jogue novamente.
Sabe por quê?
Porque a segunda partida será completamente diferente. Você já vai conhecer o campo de batalha. E assim vai iniciar a prever os movimentos dos adversários e tentar tirar proveito. Claro, a proficiência ainda vai falar alto por um tempo, mas você já vai conseguir ver um horizonte mais azul. Sem contar que é somente na segunda partida (e claro que nas demais também né?) que você consegue perceber como o jogo cresce no decorrer da partida. No começo você faz só duas ações, move apenas 2 marcadores, mas lá para o meio da partida, já está fazendo 4 ações ou movimento 5 marcadores de uma vez. Ou mesmo podendo colocar escritório em qualquer lugar. É, o jogo tem esse crescimento a olhos vistos, o que agrada bastante viu?
Mas mesmo depois que você tenha jogado uma segunda partida, ainda sim continuar com uma sensação frustrante ou um gosto meio amargo na boca, saiba que isso é normal. E é aqui que minha análise vai ser um pouco diferente do que é discutido no mundo agora sobre esse jogo.
Para mim Hansa Teutônica é um jogo bom. Mas não é um ótimo jogo ou aquele jogo que você é obrigado a ter na coleção. E por qual motivo acho isso? Por causa de suas características marcantes que tentei passar durante todo o texto.
Hansa Teutônica é um jogo tático onde a leitura da mesa é essencial para jogar bem. Que o planejamento estratégico de visão futura precisa ser realizado (não basta pensar na jogada atual). E o jogador precisa se adequar a todo momento conforme a partida é jogada (se o pessoal está disputando muito os pratos de comida, deixa eu me aproveitar e controlar aquelas duas rotas ali). Essas características irão atingir um público alvo em cheio. Pessoas que gostam de muita interação e jogos com essas dinâmicas. Para essas pessoas, o jogo será obrigatório na coleção.
Mas existe outros grupos que o jogo não vai descer bem. Grupos com jogadores mais casuais, ou que não curtam muita interação. Sem contar que você pode ser um jogador heavy gamer e não curtir a parte tática do Hansa teutônica ou se incomodar com a proficiência que o jogo tem.
Por isso mesmo que eu sugiro que você experimente o jogo antes de comprá-lo. Sei que essa é uma sugestão que sempre deve ser dada, mas no caso específico do Hansa Teutônica, acho que esse conselho é multiplicado a décima potência.
(Hansa pode ser frustrante. Mas não desista. Depois de algumas partidas, ou melhor, várias, você poderá jogar de igual para igual com jogadores mais experientes)
Digo isso por experiência própria. Eu sempre quis conhecer o jogo. Li muitos reviews. Vi gameplays. Li as regras. Achei tudo maravilhoso. Mas ao jogar o jogo, o sentimento foi outro. Fiquei com um gosto amargo depois da segunda partida (mesmo jogando melhor, conseguindo travar os coleguinhas, ainda assim, algo me incomodou no jogo). Gostaria de explicar o motivo, mas não consigo. É questão de gosto mesmo. Para mim, o jogo não foi essas maravilhas que pintam.
Veja, não estou falando que o jogo é ruim. Longe disso. O jogo é bom. E sei que para muitos será ótimo ou mesmo excelente, estando em tops de muita gente. Mas tenho consciência que para outras pessoas, ele será apenas um jogo ok.
E é por isso que reforço: jogue o jogo e tire suas conclusões. Como numa guerra, você só vai sentir o que é o Hansa Teutônica quando estiver no campo de batalha. Será aí que você vai sentir tudo que escrevi aqui. E somente aí é que você saberá se o jogo será um must have para você ou estará ao meu lado sentindo um gosto amargo, mesmo sabendo que o jogo é muito bem implementado.
É isso meus queridos. Espero que tenha conseguido passar para vocês tudo que senti sobre o Hansa Teutônica e fico na esperança de ter ajudado você na hora de escolher entre comprar ou não esse futuro lançamento da Galápagos jogos.