Post original: https://www.boardseyeview.net/post/ghost-adventure
Há muitos aspectos em um jogo que o estimulam a jogá-lo: a mecânica, a arte, o tema; todos eles adicionam à mistura, mas a única coisa que une tudo e evoca o todo mais do que qualquer outra coisa é o título:
Scythe,
Descent: Lendas da Escuridão,
Nemesis. Posso não gostar de todos eles como jogos, mas posso 'provar' a experiência de cada um apenas com a menção do nome. Agora, alguns jogos não têm pretensões de grandeza, mas ainda assim, as experiências lúdicas de
Love Letter,
No Thanks! e até
Loopin' Louie saltam à mente quando nomeados.
Portanto, é uma pena quando um jogo interessante é sobrecarregado com um título genérico:
Fantasy Realms (WizKids), um culpado recente por todas as contas;
Adventure Land (HABA), * ronco *; e agora, vamos ter
Ghost Adventure. Além do mais, os nomes dos seis primeiros jogos mencionados no primeiro parágrafo pelo menos dão uma ideia do que está à espera. E eu não acho que você imaginaria um jogo de destreza usando um pião estar por trás deste título indefinido (Aventura Fantasma). É uma pena porque este jogo do designer Wlad Watine e das editores Blackrock, Pegasus Spiele e Spinboard é muito divertido!
Lobos nórdicos malignos destruíram os totens de seus guardiões espirituais, exceto por um rato fantasma solitário que deve girar em seu caminho através de oito reinos diferentes para salvar o mundo ... Ok, tenho certeza de que há mais instalações estranhas, mas não muitas. Praticamente, os jogadores neste jogo de destreza cooperativa têm a tarefa de guiar um pião ao longo de três a oito tabuleiros, parando para marcar objetivos, evitando armadilhas literais e pulando para cima e para baixo, tudo dentro de quatro giros. Com exceção de (nos níveis mais difíceis) virar as placas de dupla face e pousar em áreas específicas, isso é tudo o que você fará.

A produção do jogo é estelar: os dois piões atendem bem ao seu propósito e um até vem com um dispositivo para super-girar se você não puder fazer isso sozinho. As placas grossas de vários níveis são lindamente ilustradas por Jules Dubost e Yann Valéani, com destaque para UV; elas são substanciais e estão à altura da tarefa de serem constantemente manipuladas. O livro de regras é completo e os dois livros de cenários - um contendo 25 níveis de cooperação e 15 níveis de solo, o outro uma história em quadrinhos narrando uma 'campanha' de 16 níveis - são apresentados de forma similar e excelente. Pessoalmente, tive dificuldade em diferenciar os ícones que mostram qual placa era qual e alguns dos objetivos, mas minha visão não é das melhores.
A curva de dificuldade é bastante íngreme, especialmente na campanha e - como em muitos jogos de destreza - se você não for naturalmente bom no básico, pode ser difícil melhorar. Frequentemente, meu filho falhava em uma tentativa e passava o tabuleiro para mim, sabendo que eu teria mais chances de sucesso; mas então, eu ainda lutava com algumas missões, especialmente tentando guiar o topo ao longo da borda do tabuleiro. Até mesmo pegar uma poção de recarga ocasional para outra 'vida' era raro o suficiente para fazer um progresso substancial mais tarde.
Dito isso, nos divertimos muito com
Ghost Adventure e eu suspeito que muitas crianças (ou adultos infantis como eu) vão se divertir com este jogo extraordinariamente único. É provável que pré-adolescentes e adolescentes felizes em cooperar sejam os mais adequados, em vez de crianças mais novas, devido às habilidades motoras exigidas. A longevidade pode ser um problema: o desafio será o mesmo todas as vezes, então pode ser um daqueles jogos que passa alguns meses no armário até você se lembrar e depois fica na mesa por um fim de semana antes de voltar ao armazenamento. O que você não vai lembrar é o nome: "Você sabe, o jogo do rato morto giratório - com os tabuleiros que você vira - você sabe qual é."
Review by David Fox
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.