Post original: https://www.boardseyeview.net/post/ambrosia
Se você gosta de jogos abstratos, vai se divertir com
Ambrosia, um jogo temático de abelhas da Skellig Games, que pega algumas mecânicas familiares e as vira de cabeça para baixo. É um jogo para 2 a 4 jogadores, onde o artista Christian Opperer criou diferentes espécies de abelhas identificáveis para cada jogador.
O tabuleiro de jogo é um circuito composto de seções exibindo várias flores, cada uma com seu próprio valor de néctar. O tamanho do circuito depende do número de jogadores: na imagem acima do Board's Eye View é mostrado configurado para três, mas, para um jogo de dois jogadores, o circuito é um pequeno círculo e vira um grande círculo se você estiver jogando com quatro. Cada jogador tem uma pilha inicial de 7 abelhas (6 abelhas 'normais' mais sua escolha de uma das 9 abelhas 'especiais' disponíveis, cada uma com seu próprio poder, seja na maneira como se move ou na maneira como afeta a pontuação). A jogabilidade parece inicialmente com
Mancala, em que você pega qualquer número de abelhas do topo de sua pilha e move o número de espaços que corresponde ao número de abelhas que você está movendo. Ao contrário de Mancala, você não deixa fichas nos espaços que você passa: você apenas vai para o espaço da flor para onde está se movendo, que deve estar vazio, ter suas próprias abelhas já nele ou ter apenas uma única abelha de outro jogador (nesse caso, sua pilha vai para o topo).

A queimação de cérebro em Ambrosia é que você está tentando colocar suas abelhas em posições onde, após seu movimento, você não seria capaz de fazer qualquer movimento legal adicional. Esta é uma ideia nova - tanto que é provável que pareça contra-intuitiva em suas primeiras jogadas: não há muitos jogos em que você esteja deliberadamente tentando ficar preso, e a ideia também se choca um pouco com o tema das abelhas. O motivo pelo qual você está tentando se colocar na posição em que está preso é porque isso é o que aciona sua pontuação: você receberá pontos por todas as flores nas quais tiver abelhas. Outros jogadores não marcam até que fiquem presos. Isso significa que um jogador que absorver a ideia rapidamente correrá à frente. Especialmente quando você faz uma pontuação, você coloca uma de suas abelhas 'normais' como um marcador e a substitui por uma das abelhas com uma habilidade especial. Esta atualização lhe dará uma vantagem adicional sobre os outros jogadores que estão ficando para trás.
Se você está lutando para acompanhar o líder, no entanto, o designer Uwe Bursik sentiu sua dor, e é por isso que Ambrosia incorpora um mecanismo compensatório de recuperação para o jogador que está em último lugar: fichas de geleia real que podem ser usadas para várias ações adicionais. Mais útil, a geleia real pode ser gasta para ter uma rodada extra - esperançosamente, para que você possa ficar preso e pontuar.

Depois de pegar o jeito do objetivo incomum, você apreciará Ambrosia como um jogo altamente estratégico onde não há sorte, embora sua capacidade de se bloquear seja inevitavelmente dependente dos movimentos feitos pelos outros jogadores. Não fique muito confortável, pois as abelhas especiais que cada vez mais substituem as abelhas 'normais' podem afetar como você se move quando elas estão no topo de uma pilha. Se você ainda está lutando para se familiarizar com este jogo, nosso conselho seria ir para as abelhas especiais que lhe dão um ponto extra para marcar ou que negam pontos para as abelhas dos oponentes em flores adjacentes: elas são mais fáceis de jogar do que aquelas que podem complicar suas opções de movimento. Esteja avisado também que a iconografia nas fichas especiais de abelha nem sempre é óbvia: esteja preparado para verificar as explicações no livro de regras.

Para aqueles que acharam aquele ponto ideal para o mel e dominaram Ambrosia, há muito na caixa para mantê-los voltando ao jogo, incluindo cartas de eventos opcionais que afetam a todos e um tabuleiro muito mais complicado no outro lado, com efeitos especiais adicionais em quase todos espaço de flores.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.