Eae minha gente!
Trago para vocês uma customização que estou fazendo para meu jogo do
Scotland Yard. Quando comprei, achei que os casos do jogo apresentariam um estilo de resolução mais "
cabeça", se pode assim dizer. Não foi pra menos que acabei ficando bem decepcionado tanto com o jeito parado das partidas quanto pelas "
charadas" meio bobas e sem sentido.
Eu sei que tem muita gente que gosta desse estilo do jogo, e não condeno, só acho que seu potencial ficou sub-aproveitado. Por essa razão eu realizei a seguinte customização:
O jogo base é constituído de:
- 1 tabuleiro com o mapa de Londres
- 120 casos
- 1 dado
- 6 pinos de movimentos (para até 6 jogadores)
Com a minha customização, o jogo que poderia ser jogado individualmente, adquire um estilo
em grupo e
maior sensação de urgência quando utiliza-se na mecânica do jogo:
Modifiquei também as pistas do jogo, tornando-as mais investigativas do que simples charadas. Logo abaixo deixarei um Caso exemplo para vocês testarem esse novo estilo.
NOVO GAMEPLAY
Objetivo: Resolver conjuntamente um caso em até 24 horas.
1º) Preparar o mapa de Londres e colocar 1 (um) Pino de movimento no local referente à casa de Sherlock Holmes. Manter o marcador do relógio em 0h:00min
2º) Pegar um novo caso e ler para todos os presentes. O caso pode ser consultado pela equipe a qualquer momento.
3º) Jogar o primeiro dado: O valor obtido corresponde ao número de casas que o pino pode se mover E refere-se ao tempo que se demorou para percorrer tal distância (múltiplos de 10)
Ex: Obteve-se um valor 5 no dado. O pino pode mover até 5 casas no tabuleiro E adiciona-se 50min no relógio.
4º) Ao entrar dentro de um estabelecimento, joga-se o segundo dado. Tal valor corresponde ao tempo que demorou para se obter tal pista ao investigar o local. Adiciona-se tal valor ao relógio.
Ex: Joga-se o primeiro dado. Obteve-se 3. Move-se o pino por até 3 casas e adiciona-se 30min ao relógio. Com a distância percorrida, o pino alcança o local correspondente à biblioteca. Joga-se o segundo dado. Obteve-se um valor de 4. Adiciona-se 40min ao relógio.
5º) Ao adentrar um local, lê-se a pista correspondente ao local. Tal pista pode ser lida apenas enquanto o pino se encontra no respectivo estabelecimento.
6º) Percorre-se o mapa de Londres atrás de pistas e tenta-se resolver o caso antes de se completar as 24 horas. Caso o relógio alcance 24 horas, a equipe perde imediatamente.
CASO TESTE
Caso 58 - O caso do Padeiro grelhado
(O número do caso está errado no documento, foi mal...)
O investigador de seguros Louis Duttman contratou os serviços de Holmes para solucionar a estranha morte de Mortimer Chapman, o melhor padeiro de Londres. A esposa de Mortimer, Ida, encontrou em seu forno uma ossada carbonizada e a identificou como seu marido, por causa do anel e do relógio.
O dentista da família, Darwood Drysdale, analisou a arcada dentária do esqueleto e declarou que era idêntica à do registro dentário de Mortimer.
Ida Chapman percebeu também que uma das jóias da família, um colar de pérolas de inestimável valor, tinha desaparecido. Ela lembrou que, no dia anterior, seu vizinho Clay Harrison visitara a padaria e vira as pérolas.
Os Chapman ignoraram seus comentários, já que ele era um freguês regular e, como sempre, estava bêbado.
Antes de deixar a padaria, Holmes encontrou alguns pedaços quebrados de uma garrafa de vinho perto do forno, mas ninguém sabia o paradeiro de Harrison.
Holmes deve encontrar:
a) O assassino
b) O motivo
c) Como o crime ocorreu
Novas Pistas:
clique no link para baixar
O pdf acima permite clicar nos links para manter os sigilos das pistas
Resolução do caso (selecione para ler):
Mortimer Chapman organizou um pano para fugir com sua amante, Susan Straughn. Com a própria garrafa de Harrison, golpeou-o e o jogou no forno incandescente da padaria, sabendo que só restariam os ossos. Antes, porém teve o cuidado de pôr nele sua dentadura postiça, seu anel e seu relógio. A ideia era fugir com as pérolas, sabendo que sua esposa receberia o dinheiro do seguro pela perda das joias (e por sua morte), enquanto ele as venderia em outro lugar.
O que acharam?