Parabéns pelo cast!
Joguei a edição revisada e tenho a versão de 2015 da Devir do Agrícola. Agrícola é melhor em 3P e 4P e muito ruim em 2P. Para 5P só para jogadores com zero AP e ainda sim com risco de demorar 3h a partida. Le Havre fica melhor com 2P e 3P, acima disso, sofre o mesmo mal. Caverna sofre do mesmo mal do tempo x número de jogadores. A edição revisada cortou um pouco mais do que devia. Quando jogo Agricola, eu escolho apenas um dos baralhos (E, I ou K - se são iniciantes, "E", se são experientes, "K") e jogo. Não tenho nenhum problema quanto a tirar o 5º jogador porque em nenhum dos jogos da série da colheita cinco jogadores (ou mais) é a melhor configuração. Pro bem da verdade, tirando os jogos de PvP, todos têm melhores experiências em 3P.
Em Agricola (e Le Havre), você tem uma apresentação crescente de decisões e opções. Você tem um set definido de cartas e paulatinamente vão abrindo novos espaços para alocar trabalhadores. Uwe, em Caverna, achou que seria melhor abrir todo o deck de cartas no jogo. É uma quantidade de informação gigantesca e acaba sendo uma barreira significativa para quem está sendo apresentado ao jogo pela primeira vez. Inevitavelmente o jogador iniciante vai ter que gastar um tempo significativo olhando os 48 tiles de prédios, fora as opções que você já tem. Não bastante, inventou e fazer o Feast (ou Beast) of Odin com 3kg de componentes. Sem entrar no mérito do jogo ser bom ou não, claramente os primeiros jogos oferecem uma menor barreira de entrada pela quantidade de informação disponível. Isso acaba impactando também no tempo de explicação.
Esses jogos que demandam mais compromisso do grupo (ou mais energia de quem está explicando o jogo) contam muito negativamente para fazer sucesso na minha mesa, que de modo geral, jogo com pessoas que podem até jogar 4 horas numa noite, mas desde que envolva mais de um jogo. Daí sacrificar 15%~30% do tempo disponível da noite com explicação de um jogo é um obstáculo muito significativo. Especialmente porque também não temos o costume de jogar o mesmo jogo muitas vezes em sequência. Logo, vai rolar uma "revisão" de regras.
Se colocar na avaliação: diversão / (tempo de setup + tempo de explicação + tempo de jogo), fatalmente o "fator delícia" (diversão/tempo) do Agricola é, na minha opinião, bem maior do que o de Caverna.