Como é o Alhambra
Andaluzia, Espanha. Entre os anos 1248 e 1354, iniciando-se no reinado de Maomé I, foi construída a Alhambra – uma fortaleza-palácio cercada por muralhas, no município de Granada. Famosa por sua arquitetura Islâmica e sua decoração interior, hoje é uma atração turística.
O jogo de tabuleiro baseado neste local histórico te transporta ao passado para competir com seus oponentes na construção da melhor alambra (sim, no português não tem o “h”). Você irá contratar trabalhadores para construir seções e muralhas, mas como eles vêm de locais diferentes, você terá que lidar com quatro moedas diferentes. Felizmente, não é necessário fazer conversões.
Em seu turno você tem uma ação entre: pegar dinheiro, comprar uma peça, ou reorganizar sua alambra. Existem três momentos durante o jogo em que a fase de pontuação irá acontecer, e ganha mais pontos quem tiver mais peças de cada uma das cores em sua construção. Cada jogador também recebe um ponto por cada segmento de muralha cercando sua alambra. No final, vence quem fizer mais pontos e construir a mais bela (e segura) alambra!
A arte das peças reflete bem a arquitetura do local, dando uma impressão única.
3 razões para jogar
1
Um sistema de mercado disputado e interessante. No Alhambra, em seu turno, há quatro peças disponíveis para compra, e cada uma só pode ser comprada com um tipo específico de moeda. Uma vez comprada, a peça é substituída por outra no final do turno, então boa parte do jogo é essa corrida para conseguir as peças ideais para a sua construção. Além disso, pagar o valor exato te dá uma ação extra no turno, que é uma grande vantagem. O tempo todo você pesará estas opções: pegar mais dinheiro e torcer para a peça estar lá no seu próximo turno, ou comprar outra peça que não vai te dar tantos pontos? Esperar ter o valor exato para ganhar a ação extra ou garantir a peça logo? É genial como o designer cria essa gama de opções com apenas poucas regras simples.
2
Um puzzle individual desafiador. Após comprar peças, você terá que posicioná-las na sua Alhambra (sua construção), e isso engatilha o seu puzzle individual. Você vai querer abrir mais opções para peças futuras, além de tentar fazer a muralha externa mais longa possível, que pode dar uma boa pontuação. A peça pode, também, ir para sua reserva, mas futuramente você terá que gastar um turno inteiro para colocá-la.
3
Ótimo equilíbrio entre a parte interativa e a individual. Você estará constantemente alternando entre a disputa de peças, que é a parte interativa, e o seu puzzle no tabuleiro individual, que é a parte mais solitária do jogo. Esse equilíbrio faz com que o jogo não fique cansativo e pode agradar tanto os jogadores que preferem interação quanto os que preferem montar o seu puzzle sem interferência.
A minha versão é a da Flick, e hoje também há a opção da versão da Devir com mudanças na arte e design gráfico.
Mais sobre Alhambra
- Alhambra é o vencedor do mais importante prêmio de jogos de tabuleiro, o Spiel des Jahres de 2003. Ele é um jogo de colocação de peças, assim como vencedor de 2001, o Carcassonne (que já apareceu por aqui no 3 razões para).
- Dirk Henn é o criador de outros jogos de sucesso como Shogun, Metro e Immortals.
- O Alhambra possui uma Big Box lá fora que inclui cinco expansões. Cadê a torcida para a Devir trazer essa belezinha pra cá?
E você, conhece o Alhambra? O que você mais gosta nele? Se não conhece, o que mais te interessou? Comenta aí pra gente conversar!