brunosemi::jevver2::brunosemi::Tenho amigos que só de olhar para o peão com rebarba já vão dispensar o jogo.
Que ruim, eu cortei a amizade com pessoas assim faz tempo. Tanta gente sem condições de comprar jogos e que brilham os olhos só de ver QUALQUER jogo sobre a mesa, enquanto alguns fazem biquinho para jogo barato. Tem gente que tem por hobby jogos de tabuleiro, e tem gente que tem por hobby aparecer para os outros por meio de jogos de tabuleiro.
Tem gente que gosta de jogar futebol, e tem gente que gosta tanto de jogar futebol que joga até com uma bola feita de meia na falta de coisa melhor. E também tem gente que vai aparecer no campo e contar para os outros o quanto sua cara chuteira é especial e também falará dos alimentos que come para ter um melhor desempenho em campo, etc. Ou seja, tem vários tipos de hobby que parecem ser o mesmo hobby.
Tenho alguns bons jogos na minha coleção que são produções caseiras e todos esses são (e provavelmente sempre serão) piores que qualquer produção feita pela Estrela. Para quem tem por hobby jogos de tabuleiro (não o hobby de aparecer para os outros ou hobby de decorar a mesa) é só considerar os jogos da Estrela como uma produção caseira top de linha. Com toda certeza, compensa muito mais comprar esse jogo da Estrela do que o tempo e empenho para fazer em casa (no caso de ter os arquivos digitais para impressão). (Só acho 90 reais um pouco caro ainda, mas é um lançamento ainda, provavelmente vai baixar mais e vai compensar muito pra quem gostou do jogo.)
Entendo seu ponto de vista, mas não posso concordar.
Se um jogo bem acabado, com belas miniaturas, cartas de qualidade e um tabuleiro bem feito é um diferencial, não tem como o oposto não ser prejudicial para o jogo.
As vezes a pintura de uma miniatura pode ser o diferencial que vai atrair alguém para o jogo, assim como a rebarba do peão pode afastar.
Como no exemplo do futebol, eu gostava tanto de jogar que já o fiz até em ladeira. Mas ao contrário de muitos amigos que não se importavam, eu odiava jogar descalço e as vezes optava por ficar de fora (exceto na praia, é claro). Cada um tem suas preferências e limites que entendo que devem ser respeitados.
Já joguei algumas produções caseiras. Algumas comprometem o jogo de tal forma que atrapalha jogar. Isso vai desde dados de papel, até cartas difíceis de embaralhar, textos complicados para ler e componentes que voam com qualquer vento (e por si só eliminam a presença de um ventilador).
Não é o caso de Herdeiros do Khan (felizmente). O jogo é perfeitamente jogável com seus componentes ruins. Mas não vou desfazer a amizade com alguém que se incomode com as cartas vagabundas. No máximo, deixo de chamar dependendo do jogo (prática já adotada com algumas pessoas por inúmeras razões). 
Tranquilo, eu não esperava que concordássemos, porém, para discordar de mim
você comparou a opção da Estrela com uma opção de melhor produção que não existe do mesmo jogo. Eu mesmo prefiro uma produção melhor do que uma produção caseira em muitos casos, e eu também não disse que as minhas produções caseiras atrapalham a jogatina. Se atrapalha a jogatina, não faz sentido mesmo jogar, mas a
rebarba num peão (que você mencionou) não atrapalha uma jogatina e é quanto a isso unicamente que você se referiu ao mencionar os seus amigos, e, assim, seus amigos preferirem a
opção de não jogar do que jogar a única produção que existe de um jogo que é a produção (perfeitamente jogável) da Estrela é uma atitude bem diferente da qual você está falando agora.
(Também temos entendimentos diferentes para o que significa amizade: para mim, amizade significa afinidade de pensamentos, não significa que eu briguei com quem desfiz amizades, portanto, desfazer amizades é algo absolutamente natural entre adultos emocionalmente maduros... mas isso já é assunto para outro fórum/portal que não este. Só aproveitei para mencionar para outras pessoas que estejam lendo, principalmente para jogadores novos no verdadeiro hobby, que existem bilhões de pessoas no mundo, milhares de pessoas em sua cidade, centenas no seu bairro, e o hobby pode ser muito melhor dependendo de quem você convida para jogar. Portanto, não deixem o hobby e nem deixem de comprar um jogo por "falta de amigos", certamente existem pessoas na sua cidade com quem vocês vão se identificar muito mais, basta procurar.)