tpcordeiro::Editor vacilou aí, o jogo q é citado a partir do minuto 38, em nenhum momento é falado o nome dele...
Eu iria fazer esse comentário! "o jogo" pra lá, "o jogo" pra cá... Quase achei que era
The Game!
Minha coleção é cheia de jogo sem hype. Mas destaco três:
Santa Maria, um jogo de poliminós muito bom, especialmente quando você joga com a regra de que os dados azuis também vão para o pool (mas você só pode pegar de acordo com o seu nível de religião);
Whistle Stop, um pick up & deliver muito gostoso, um joguinho de trem sem pretenções dos 18xx; e
Torres, o membro informal da trilogia das "máscaras" (ou da série de pontos de ação da dupla Kiesling e Kramer - já que as novas capas dos jogos perderam as máscaras), um jogo com uma interação muito sacana - um jogo de maldades que não é para os fracos de coração.
O
butilheiro tinha mencionado o
Black Angel como releitura do
Troyes assim como o
Mottainai é releitura do
Glory to Rome. Acho que são dois fenômenos bem diferentes. Black Angel está mais para
Between Two Castles of Mad King Ludwig que quis misturar Troyes e
Solenia, meio na vibe do Uwe.
O problema de Glory to Rome tem nome e sobrenome: Ed Carter. Carl Chudyk continuou trabalhando como designer sem o Ed Carter. Chudyk não quis lutar para reaver o direito do jogo e Mottainai (10 anos depois) é um jogo muito mais refinado (só compare as regras dos dois, em especial o gatilho de fim de jogo). GtR é um jogo de mais de 1h em dois jogadores podendo aumentar muito com 5p. Mottainai é um jogo de 20~30 min. Think-filler. São experiências bem diferentes. Mottainai é outro jogo injustiçado/sem hype.