Fala meus queridos
Olha eu aqui de novo me arriscando na escrita para tentar trazer a vocês o que eu achei de um determinado jogo.
O jogo da vez é o Camisa 12, jogo do designer Rodrigo Rego que a Dijon Jogos está lançando. Inclusive, se você estiver lendo esse texto no mês de maio ou junho de 2021, o jogo encontra-se em pré-venda e quem adquirir agora consegue 8 times internacionais como cartar promocionais. Agora, se você está lendo depois dessa data, continue a ler o texto que acho que você vai gostar, mas infelizmente não vai ter as cartinhas novas.
Dado o recado, vamos a minha análise do jogo.
Camisa 12 é um jogo para 2 jogadores, onde cada jogador é uma torcida de um time e que tenta, com bandeirões, mosaicos, fogos de artifício e cantoria, ajudar seu time a fazer gols e ganhar a partida.
Minha história com o Camisa 12 começou já há algum tempinho, quando tive a oportunidade de conversar com o Rodrigo aqui em Brasília. Nessa entrevista ele falou sobre seus jogos e me mostrou o jogo Maracanã, protótipo do Camisa 12. E desde aquela época eu já havia gostado do jogo. Mas preciso admitir que o nome do jogo agora tem muito mais a ver, pois realmente os jogadores são isso: o décimo jogador de um time que empurra seu time para frente.
É incrível como o designer conseguiu pegar um tema que a grande maioria dos brasileiros adora, que é o futebol, e fazer um jogo bem temático e que traz aquela sensação de estar realmente jogando um jogo sobre futebol, mas sem estar dentro do campo, como temos outros jogos nesse estilo, como o ótimo futboard do Zé Mendes. Ao contrário, ele colocou um jogo em que a grande maioria das pessoas vai se identificar, porque mesmo que você seja um pereba ao jogar futebol, como torcedor, todos somos iguais pois temos uma paixão por nosso time que nos faz gritar e torcer por nosso time, seja em nossas casas ou nos estádios.
Mas PaladinoMonge, eu não curto futebol e bem torço para nenhum time. Então esse jogo não é para mim.

(quer jogar com osmerengues e culés? Então precisa adquirir o jogo na pré venda manolo)
Calma meu querido gafanhoto. Acredito que o tema não vai te incomodar. Ele é um plus na jogabilidade. Mas até quem não curte futebol vai curtir o jogo. Porque? Bom, devido as suas mecânicas e como elas foram implementadas.
Camisa 12 é um jogo de alocação de tiles. Os jogadores terão vários tiles de diferentes tipos e que pontuam de forma diferente e que precisam colocar em seu lado do estádio em que está acontecendo o jogo. Os tiles que temos no jogo são:
- Bandeirão: quando colocado lado a lado dá uma bonificação na pontuação;
- Musica: Precisa ser colocar em forma sequencial para pontuar cada vez mais;
- Mosaico: o jogador tem direito a pegar uma carta de objetivo secreto. Dependendo da quantidade de mosaicos que o jogador tem, ele pega mais cartas, mitigando o fator sorte;
- Ola: Pontua dependendo de quantas olas já foram colocadas, sendo que depois de um determinado número, o valor decresce podendo não pontuar mais. Ambos os tiles dos jogadores contabilizam para esse tipo de tile;
- Fogos de artificio: pontua 1 ponto (e pode pontuar mais dependendo da quantidade). No final do jogo, quem tiver mais fogos de artificio ganha 4 pontos.
O grande charme do jogo é que essa alocação de tiles é feita partir de um rondel onde os jogadores irão escolher o tile de seu time daquele local, descartando o tile do rival, colocando-o em sua frente (importantíssimo pois há objetivos secretos que pontuam pela quantidade de tiles de um determinado tipo que foi descartado). O rondel é composto por 5 espaços, onde em cada espaço há um ícone. Temos 2 icones de chuteira, 2 de luva e 1 de apito. A ideia é que o jogador precisa pôr o tile que pegou no local de sua arquibancada que tenha esse mesmo ícone. Caso não coloque, ele vai dar dois pontos para o outro jogador.
Após pegar seu tile, descartar do adversário, e colocar em sua parte do estádio, os jogadores repõem o espaço do rondel com 1 tile de cada. Ah, já ia me esquecendo, o jogador pode se mover até 3 espaços no rondel, sendo que é obrigatório o movimento.

(O maravilhoso Rondel do jogo Camisa 12)
Mas calma, o jogador não vai pegar qualquer tile apenas por causa dos pontos. Ele também tem a sua disposição, um poder único da torcida daquele time. E esses poderes agregam um estratagema todo elegante ao jogo e a cada partida, pois um Palmeiras e Flamengo vai ser diferente de um Palmeiras e Santos. Isso tudo porque o jogador vai precisar se adequar ao poder do adversário, emulando muito bem o que ocorreria mesmo numa partida real, onde cada partida é uma partida.
Esses poderes são sensacionais e funcionam muito bem. E pelo que percebi dos times que vi jogarem, e também no que eu joguei, eles estão bem equilibrados, sendo que tem poderes mais difíceis de jogar do que outros.
Um outro ponto que achei muito bacana é a questão dos pontos de vitória e como é que se ganha o jogo. Existe pontos de vitória no jogo. Os jogadores vão subindo seus marcadores na trilha ao redor do tabuleiro. Mas ganha quem tiver mais gols. E aqui tem um detalhe bem bacana: As marcações de gols estão mostradas em vários locais do tabuleiro. Não é 1 ponto de vitória é um gol. Pelo contrário. Você precisa fazer vários pontos de vitória para poder fazer um gol. Essa distância vai diminuindo no decorrer da trilha, mas no começo, pelo menos até o terceiro gol, é uma distância considerável em que os jogadores precisam alocar muito bem seus tiles para pontuar.
E por qual motivo isso?
É bem simples a resposta. O que conta para ver quem ganhou são os gols feitos. Independe se você fez dois gols e está à frente na trilha de pontos, se seu adversário também fez um segundo gol, ambos estão empatados. Eu achei isso sensacional. Isso trouxe ao jogo um peso estratégico muito bom. O jogador vai precisar pensar muito bem na hora de alocar um tile no lugar errado. Será que vale a pena por esse bandeirão aqui no lugar errado se ao alocar eu dou dois pontos ao meu adversário e ele faz mais um gol? Esse tipo de pergunta vai permear todo o jogo. Mas eu vou voltar a isso no final desse texto. Vamos acabar de falar sobre o gameplay do Camisa 12.

(o tabuleiro do jogo é uma representação de um estadio de futebol dividido em duas partes para as torcidas rivais)
O jogo termina quando todo o estádio estiver preenchido. Então contabiliza-se os pontos de final de jogo (fogos de artifício e objetivos secretos) e quem fez mais gols vence. Se empatar, teremos uma disputa de pênaltis (cada jogador recebe uma carta de pênalti no começo do jogo. Se empatar, uma nova disputa é feita. E se empatar de novo, é jogado a moeda para ver quem ganha.
Se lendo um pouco desse resumo do jogo você ainda não considerou ter esse jogo na sua coleção, então deixa eu falar sobre a minha sensação ao jogar esse jogo.
Camisa 12 é um jogo hiper estratégico. Não se engane quanto a isso. Não basta você escolher um tile e sair colocando no tabuleiro. Se fizer isso, sinto te dizer, mas você vai sobre uma goleada histórica.
Você precisa olhar seu poder e tentar entende-lo e utilizá-lo a seu favor. Mas ao mesmo tempo você precisa entender o poder do seu adversário e tentar travar esse poder, quando é possível. Mas não acaba por aí. Porque permeando tudo isso, você terá a difícil decisão de escolher o tile na sua rodada. Nem sempre pegar um tile bom para você é a melhor jogada. Às vezes é melhor descartar algum tile do adversário para que ele não pontue tanto. Lembre-se: ganha quem tem mais gols, e, dependendo de suas escolhas, você pode dar um tile que faço com que o outro jogador pontue bem e faça um gol, te deixando em desvantagem.

(essas são as cartas que serão entregues para quem comprar na pre-venda)
E todos esses pequenos detalhes, aliado à sua carta de pênalti e objetivos secretos, fazem com que o jogo seja muito estratégico. Posso até dizer, claro que tirando suas devidas proporções, que seria um jogo de xadrez diferenciado, onde você precisa mexer suas peças pensando nas peças e possíveis jogadas do adversário.
Eu simplesmente saí com uma sensação maravilhosa após as partidas que realizei. Já querendo jogar de novo, com outros times, com outras pessoas. E ouso dizer que esse jogo é a ‘Master Piece’ do Rodrigo Rego. Não consigo enxergar sequer um defeito no jogo.
O único detalhe é que é um jogo apenas para 2 pessoas e se você não curte este estilo de jogo, pode ser capaz de não curtir o jogo em si. Mas deixa eu te contar um segredo: Eu não gosto de jogos apenas de 2 jogadores. Prefiro jogos que rodem bem em 2 jogadores, mas que pode jogar com mais jogadores. E vou além desse segredo que estou te contando: meu número preferido para jogar um jogo é 3 ou 4 jogadores. Tanto que muitas vezes eu não vou em uma jogatina se tiver apenas eu e outra pessoa. Prefiro remarcar.

(os componentes do jogo são frente em verso com cores diferentes, podendo ser usados por mais de um time)
Porque estou falando isso? Pelo simples fato de que Camisa 12 quebrou esse paradigma em mim. Eu quero jogar esse jogo e não me importa se ele é apenas para 2 jogadores.
Acho que isso te mostra, caro leitor, o quanto eu gostei desse jogo e o quanto eu indico para você experimentar esse jogo e se deixar se apaixonar por um dos melhores jogos de alocação de tiles com Rondel que já joguei.