Fala Meus Queridos, tudo bem com vocês?
Resolvi trazer para outra mídia, o quadro que fazemos em nosso Instagram (como assim ainda não nos segue no Instagram?) Onde apresentamos as diversas mecânicas que temos em nosso hobby. Então, irei fazer compilados do que já foi lançado para que mais pessoas possam conhecer um pouco mais desse mundo maravilhoso.
Cabe ressaltar que para fazer esse quadro buscamos informações sobre as mecânicas em diversos canais tais como: Ludopedia, BGG (Board Game Geek) e Fóruns de discussão. E é claro que a experiência e vivência nesses anos jogando boardgame também auxilia bastante.
Espero que curtam! Vem comigo!!!
Programação de Ações e Movimentos
Essa mecânica acontece em duas etapas. A primeira etapa faz com que todos os jogadores organizem todas as ações que ele pretende fazer. A segunda etapa é o momento em que as ações acontecem. Porém seguindo uma ordem específica (geralmente predeterminada pelas regras do jogo)
Jogos com essa mecânica tem muito a questão de prestar atenção ou prever as ações dos adversários, pois, dependendo da ordem que as ações aconteçam, pode interferir diretamente no que você tinha planejado.
Por causa dessa particularidade, jogadores que já tenham jogado jogos com essa mecânica tendem a ter vantagem em jogadores que estão experimentando pela primeira vez. Entretanto, é uma mecânica muito gostosa de jogar.
Jogos com essa mecânica: Fresco, A guerra dos Tronos Board Game, Colt Express, Lords of Xidit.
(Fresco é um jogo com componentes belíssimos e que tem a programação de ação como uma de suas mecânicas)
Atuação
Nessa mecânica os jogadores têm que interpretar um personagem ou papel. De certo modo, podemos dizer que herdamos essa mecânica do RPG (Role Playing Game, que em português significa ‘jogo de interpretação de personagem’) pois foi no RPG que essa mecânica realmente ficou famosa no mundo dos jogos.
Essa mecânica é bastante dependente dos próprios jogadores pois eles precisam entrar no clima do tema do jogo para interpretar o papel e, assim, fazer com que a mecânica funcione de forma plena.
Jogos com essa mecânica: Sim, mestre das trevas, Mysterium, The Resistense
(em mysterium, um jogador será o fantasma que terá que dar dicas para que os outros jogadores descubram quem o assassinou. A interpretação nesse jogo é muito importante)
Pontos de Ação
Essa mecânica acontece quando os jogadores têm uma quantidade de pontos para ser distribuídos entre as ações disponíveis no jogo. Essa quantidade de pontos pode ser fixa ou variável e pode ser representada ou não no jogo (cubos por exemplo).
No seu turno, o jogador utiliza esses pontos para realizar 1 ou mais ações (podendo ser repetível ou não), passando a vez quando não há mais pontos a serem distribuídos. O custo dessas ações pode ser fixo (1 ponto de ação) ou variável (ação x é 1 ponto, ação y é 2 pontos, etc.)
Jogos com essa mecânica: Zombicide, Pandemic, Kemet, Macao
(Macao é um jogaço do Stefan Feld que tarbalha muito bem com os pontos de ação)
Controle/ Influência de área
Por algum tempo essas mecânicas eram consideradas mecânicas distintas, mas hoje são classificadas como uma só pela BGG.
Essa mecânica consiste em dois pontos: o primeiro é que uma área só pode suportar um jogador. Isso significa que, ao adentrar o território de um outro jogador, haverá alguma forma de batalha para decidir quem controlará aquela área. A partir daquele momento, o jogador que controla a área poderá se beneficiar de seus bônus (recursos, pontos de vitória, etc.)
O segundo ponto é que uma área pode ter mais jogadores em seus domínios, mas apenas o jogador que tiver mais influência naquela área ganhará os benefícios ou a maior quantidade (por exemplo, pontos de vitória como ocorre em El Grande). A regra do jogo determina quem terá maior influência, podendo ser força ou mesmo quantidade de peças.
Essas duas mecânicas sempre se confundiram e aparecem juntas em muitos jogos, podendo ter o controle de área (onde o jogador ganha tudo para si) ou influência de área (os Bônus são compartilhados, mas quem tem mais ganha mais).
São mecânicas que geram muita interação entre os jogadores, sendo jogos que, por vezes, causam tretas na mesa. Prato cheio para quem gosta deste estilo de jogo.
Jogos com essa mecânica: Rising Sun, Kemet, El Grande, Cry Havoc, Chaos in the Old World
(Kemet é um jogão de controle de área com muito sangue nos olhos)
É isso pessoal. Até o próximo guia com mais mecânicas.