
"Para fugir da agitação das grandes cidades, muitas pessoas preferem viver em contato direto com a natureza.
Em Pets, você mudou a sua família para uma casa de campo, que possui um imenso e arborizado terreno, e até um pequeno lago de águas puras e cristalinas. Agora, seu objetivo é ocupar todo esse espaço com os pets que sua família tanto ama!"
Pets é o novo lançamento da MS Jogos, que entra em financiamento coletivo no Catarse dia 22 de junho de 2021.
É mais um jogo do designer Marcos Macri, para 2 a 5 jogadores, com duração estimada de 45 a 75 minutos e recomendado para jogadores a partir de 8 anos. As principais mecânicas são: Seleção de cartas, Ação simultânea, Rolagem de Dados e Colecionar Componentes.
Tivemos a oportunidade de jogar o protótipo na plataforma Tabletopia e a primeira impressão foi super positiva!
TEMÁTICA
Em geral, o jogo encaixa super bem no tema, com pequenas ressalvas. De fato, atraímos Pets para nossa casa de campo, podendo aloca-los em espaços de terra, grama ou água.
São 8 espécies de animais: Cães, Gatos, Coelhos, Tartarugas, Papagaios, Pôneis, Passarinhos e Peixes. Aqui entra um detalhe: Passarinhos e Peixes são cartas bônus, que não são alocados nos espaços citados acima.
OBJETIVO
Em Pets, cada jogador irá recolher e posicionar animais, realizando algumas ações para obter e acumular Pontos de vitória. Além disso, os jogadores recebem cartas de objetivos secretos que podem render 2, 3 ou 4 pontos de vitória cada, caso cumpridos. Esses objetivos secretos envolvem posicionamento de espécies em determinados espaços, além de colecionar um certo número de espécies iguais ou diferentes.
ANDAMENTO DA PARTIDA
Em 6 rodadas de jogo, os jogadores devem atrair os Pets e interagir com eles através de 6 ações possíveis: Tomar Sol, Alimentar, Cuidar, Brincar, Dormir e Reproduzir.
O acompanhamento das rodadas é feito com um marcador, que se move pelo tabuleiro individual, indicando também a incidência solar, tendo ligação direta com a ação Tomar Sol.
Na preparação do jogo, cada jogador escolhe um Pet inicial e recebe 6 cartas, cada uma indicando um pet diferente (cão, gato, pônei, papagaio, tartaruga e coelho) além de 6 cartas de objetivos secretos, que podem ser completados a qualquer momento de sua jogada.
Cada rodada é dividida em 3 fases
1. Rolar Dados
2. Escolher Carta Pet
3. Ações
Na Fase 1, o primeiro jogador rola um número de dados igual ao número de jogadores na partida. Estes dados servirão para realizar as ações na Fase 3.
Em seguida, na Fase 2, cada jogador escolhe uma carta de sua mão, que indica qual Pet ele está interessado em levar para sua casa de campo, representada pelo seu tabuleiro individual.
A Fase 3, das ações, é feita em ordem definida de acordo com o interesse nos Pets. Temos uma linha central com os animais, que é sorteada e definida na preparação do jogo e a ordem de realização das ações segue da esquerda para a direita, respeitando essa linha central. Exemplo, o jogador que escolheu a carta do animal mais à esquerda será o primeiro a realizar as ações.
Nesse ponto pode haver uma disputa. Caso dois ou mais jogadores escolham o mesmo Pet, a vantagem é do jogador mais próximo ao jogador inicial da rodada, que foi o responsável por rolar os dados.
Essa escolha é bem estratégica e interfere na rodada seguinte, uma vez que o jogador com o marcador de interesse posicionado mais à direita nessa linha será o último a realizar as ações, mas receberá o token de primeiro jogador para a próxima rodada e eventualmente poderá ganhar alguma disputa.
Essa parte das ações segue com cada jogador, na sua vez, realizando os seguintes passos:
- Recebe o Pet que ele demonstrou interesse (ou algum outro, caso tenha perdido a disputa)
- Seleciona um dado
- Escolhe uma ficha bônus- Realiza a ação desejada
As fichas bônus podem render 1, 2 ou 3 pontos extras caso o jogador realize a ação indicada na ficha.

A ação a ser realizada deve seguir o valor do dado escolhido.
O jogador tem a liberdade de alterar o valor do dado em +/- 1, 2 ou 3, dependendo do posicionamento do seu meeple no seu tabuleiro individual.
RESUMO DAS AÇÕES
1. TOMAR SOL
2. ALIMENTAR
3. CUIDAR
4. BRINCAR
5. DORMIR
6. REPRODUZIR
Cada ação lhe rende pontos de vitória dependendo do posicionamento dos animais e do meeple no tabuleiro individual.
A imagem abaixo ilustra as pontuações.
Após receber o Pet, o jogador pode completar os requisitos para receber alguma carta de peixe ou passarinho. Essas cartas requerem uma combinação de 3 espécies diferentes para serem obtidas e dão 1 ponto extra para determinadas ações, quando realizadas. Além disso rendem 3 pontos cada, na pontuação final do jogo.

Vale observar que essas cartas podem ser facilmente adquiridas e podem dar uma boa vantagem para quem as obter.
Após as 6 rodadas é feita a pontuação final, somando os pontos das cartas de Peixe e Passarinho e o jogador com a maior pontuação vence o jogo.
AVALIAÇÃO FINAL
Pets flui de forma muito natural e mesmo jogando na plataforma Tabletopia, que naturalmente aumenta o tempo de jogo, não senti o tempo passar e não foi nada desgastante. Pelo contrário. Me senti dentro do jogo o tempo todo e aproveitei cada jogada.
É um jogo família, com regras simples, na minha visão e que pode ser jogado de forma mais leve, mas também pode ser mais intenso e bem estratégico, com grande leitura de mesa, se jogado com pessoas mais acostumadas a jogos mais pesados.
A arte é bonita e bem feita, mas deixa o visual do jogo pode enganar alguns jogadores, que podem fazer algum pré julgamento, uma vez que os traços e as cores podem remeter à simplicidade, o que talvez possa afastar algumas pessoas.
Ela pode ser mais comparada à arte dos jogos Dogs Boardgame e Dogs Card Game, fugindo do padrão de arte de outros jogos da MS Jogos como Jester, Chaparral e Chicago. Por outro lado, a arte possui total sinergia com a leveza e proposta do jogo.
Algumas ressalvas
- Por conta de uma decisão de design em que cada animal pode ser alocado em dois tipos de terreno, sendo que todos podem ocupar espaço de grama, e a variação fica em torno dos outros dois: terra e água. Nesse ponto, temos por exemplo um Cão ou um Papagaio podendo ser alocados em espaços de água. Pessoalmente, não me atrapalha, mas pode incomodar alguns.
- Além de posicionamento e quantidade de espécies, temos objetivos relacionados à apenas uma das ações, no caso Tomar Sol. Como temos 6 ações no jogo, penso que poderia ter objetivos relacionados a outras ações também.
- As cartas de Passarinho e Peixes poderiam ser qualquer identificação que funcionaria da mesma forma. Caberia um destaque maior para um símbolo de pontos de vitória nelas também.
Em resumo, é um jogo que promete ser mais um sucesso de financiamento coletivo da MS, eu diria que muito pelo tema de animais de estimação, que certamente atrai muitas pessoas, mas também por ser um jogo que pode agradar tanto novatos quanto mais experientes no hobby.Macri acerta mais uma vez, se destacando como um grande designer nacional, misturando mecânicas de forma bem agradável e fluida e traz mais um jogo que tem tudo para bater todas as metas do financiamento coletivo mais uma vez.
BOARDGAMEBH
O BoardgameBH é um projeto que tem como foco o crescimento e a visibilidade do Boardgame no país.
O portal promove e realiza ações de amplo interesse como torneios online, divulgação de lançamentos e conteúdo digital.
FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO BGBH
Não deixe de seguir nosso Instagram e acompanhar todas as novidades do nosso portal.
www.instagram.com/boardgamebh
www.bgbh.com.br