gambiarrabg::tuliobarros::Gustavo, pelo que eu entendi, você gosta de dominar o jogo: saber jogar com todos os personagens, ir por todos os caminhos etc. Mas eu te digo: você vai gostar do Terra Mystica e Projeto Gaia.
E como você gosta de Wingspan, vais gostar de Terraforming Mars.
Tenho certeza.
Fala Tulio blz? No geral é o que eu costumo fazer naturalmente até pelo cast, mas eu gosto de ver todos os caminhos possíveis, ou pelo menos tentar. O Projeto Gaia está na fila, vamos ver, agora o Terraforming Mars kkkk hoje tem
Sabe que isso é um pouco de FOMO? Essa necessidade de exaurir algo para não deixar passar nada? Quando eu começo uma série de TV, a notícia que mais me deixa feliz é que aquela será a sua última temporada. Por que se eu começo a ver algo eu me sinto na obrigação de ver tudo até o fim. Ou me sentia. Depois de Walking Dead e Big Bang Theory, acho que estou me curando, porque abandonei as séries, mas não foi sem peso na consciência. Até hoje, quando eu jogo TM ou PG eu olho as raças que sobraram para mim (escolho por último) e vejo uma que nunca joguei ou que joguei menos vezes (nunca joguei com Bruxas, Faquires e Gigantes). Já TfM, vai demorar muito tempo para jogar com todas as corporações.
Acho que você e eu precisamos aceitar que para ter uma experiência boa em algo, não precisamos exaurir todas as experiências possíveis naquilo. Sim, talvez eu nunca tenha coragem de encarar o
Gloomhaven, porque dos jogos com mais de 1h30 de duração por partida, os jogos que investi mais tempo da minha vida neles foram
Terraforming Mars (48h em 13 partidas),
Zombicide: Black Plague (36h em 11 partidas - não registrei as 5 primeiras),
Terra Mystica (30h em 16 partidas),
Grand Austria Hotel (29h em 15 partidas) e
Puerto Rico (28h em 20 partidas). Um jogo que precisa de 50 cenários para chegar ao fim é um compromisso que eu me recuso a assumir.
No caso de Terraforming Mars, para quem tem problema com o tempo de jogo E já jogou a partida para iniciantes, recomendo usar
Terraforming Mars: Prelúdio, colocar todos os índices em 1 e incrementar conforme as cartas de prelúdio e de corporação solicitares (se a carta diz que você começa com X de algo, coloque X+1) e ainda, usar a regra de
Terraforming Mars: Venus Next que você aumenta um IT no fim de cada era, sem receber bônus por isso:
"
O primeiro jogador (a ordem ainda não mudou) passa a agir como o Governo Mundial, escolhe um parâmetro global que ainda não tenha chegado ao máximo e aumenta em um nível a escala em questão ou, coloca uma peça de oceano no tabuleiro. Os bônus alcançados vão para o GM e, consequentemente, o primeiro jogador não receberá nenhum incremento em IT nem outros possíveis bônus".