Post original: https://www.boardseyeview.net/post/cleocatra
São gatos... é chinês de Taiwan... é Ta-Te Wu
[designer do jogo]! (Sabe, vamos ter um problema quando ele ficar tão famoso como os designers (Stefan) Feld e (Reiner) Knizia: não é fácil fazer um adjetivo com o seu nome... Wu-ian? Wu-ish? Wu-hoo!

).
Cleocatra é o mais famoso jogo de tabuleiro para amantes de gatos dentro da linha
Cat Rescue e
Cat Sudoku, mas desta vez ambientado no antigo Egito, com arte de Kalami nas peças triangulares (2D em forma de pirâmide).
Publicado pela Sunrise Tornado, o jogo é uma competição para 2-4 jogadores, onde é preciso marcar 23 pontos, em um tabuleiro de dois lados (utilizando fichas de gatos, claro), um lado para o jogo Básico, o outro Avançado. Para se preparar, um número de peças triangulares são misturadas com a face para baixo e quando cada jogador adicionar uma peça à área de jogo com um meeple de resgate, o jogo começa, terminando após um número igual de rodadas.
O controle de área em Cleocatra é mais forte no jogo Básico, onde a marcação de pontos para as peças adjacentes de cores diferentes e quaisquer meeples ajudantes não impedem imediatamente que outros nas proximidades o façam. As rodadas são simples: uma ação de Tile e uma de Resgate, ou duas ações de Resgate (lembre-se, gatos, não ratos da Disney). As ações de Tile são a colocação de uma nova peça ou a movimentação de uma não ocupada; as ações de Resgate são a colocação nessa peça ou adjacente a um dos seus Resgatadores, ou a marcação de um Resgatador. Quando se pontua, um dos três meeples do Inspetor é colocado sobre as peças, impedindo-o de pontuar novamente até que o Inspetor seja movido. Em dois jogadores, apesar das opções de soma nula, as coisas parecem um pouco formais, mas em três e quatro acrescenta-se insegurança e a consideração das posições dos outros torna o jogo muito mais interessante.

O jogo Avançado oferece outra ação de Resgate - mover um espaço - e uma mudança substancial na medida em que as diferentes cores das peças têm poderes especiais: a própria Cleocatra marca um ponto extra (mais valioso do que parece); as peças azuis podem ser movimentadas mesmo com os pares ligados; as peças roxas não devolvem a sua pontuação de Resgate à oferta do jogador; os Resgatadores em peças verdes podem trocar com um Resgatador adversário; e as peças cor-de-laranja permitem mover dois inspetores à volta do tabuleiro. Embora todos os poderes tenham as suas utilizações, os verdes e os cor-de-laranja sentem-se particularmente poderosos com o seu forte potencial para os jogadores inclinados a mostrar suas garras.
O modo Avançado, com três ou quatro jogadores, é onde sinto que a maior profundidade e nível de interação do jogo funciona para forçar uma agilidade mental felina de modo a tirar o máximo proveito do jogo. Todos os poderes ativos das peças são exploráveis, mas pelo menos são igualmente exploráveis para todos. A experiência será bem melhor, sem dúvida, uma vez que existem situações limitadas que podem surgir e saber a melhor maneira de tirar partido delas é fundamental.
Algumas expansões modulares podem ser adicionadas, algumas são exclusivas Kickstarter: por ordem da minha preferência pessoal... o Título de primeiro jogador simplesmente adiciona uma peça sem pontuação para começar a jogar, que funciona tão bem que deveria ter vindo com o jogo base. As peças de Múmia adicionam três poderes extra desencadeados por "gastar" um meeple: trocar dois tiles desocupados; mover um Resgatador - que marca o dobro para os Ajudantes - reduziu o jogo a uma série de ações de 'Ajuda e Pontuação' emparelhadas do Resgatador, o que foi decepcionante. As peças César pontuam em forma de 'pirâmide' temática (1/3/6), por mais que muitos sejam adjacentes uns aos outros: isto tornou-se repetitivo rapidamente, uma vez que todos se limitaram a marcar os pontos fáceis, até que um jogador separou ativamente o trio.

Cleocatra é uma pequena e sólida obra abstrata com uma pequena penhora: os turnos não devem demorar mais do que 5 minutos por jogador. As diferentes formas de jogar, especialmente com as expansões modulares, devem significar que você pode adaptar a sua jogabilidade aos seus gostos. Preferi usar um saquinho para tirar as peças, em vez de ter de embaralhar. E falhou ao não ter um elemento final de virada no jogo, talvez algum truque criativo no placar a la
Lords of Vegas (Mayfair). Mas isso seria a cereja no bolo; talvez seja pedir demais de um jogo que ronrona bem como este.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por Kaique Vieira
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.