fabriciobnu:: Esse podcast foi uma baita aula! Com certeza vai abrir os olhos de muita gente que está pensando em se aventurar no mundo do desenvolvimento de jogos. Eu sou um deles, pois estou desenvolvendo um jogo já a alguns meses e todas essas lições já estão sendo de grande valia! Valeu Fel Barros por dividir toda essa informação! Ganhou ainda mais o meu respeito! Obrigado!!!
Poxa que bom que te ajudou de alguma maneira. Acho importante divulgar/compartilhar a informação. Ano que vem tentarei estar mais presente nesse sentido!
Vinnie_RJ:: Acho que o problema de muitos designers que estão começando é semelhante ao que temos na literatura. O mundo está cheio de poetas que nunca leram nada. Na prática, o cara só quer a "glória" que aquilo dá, um certo status, mas não quer trilhar o caminho correto. Dia desses conheci um cara que estava fazendo um jogo, mas que nunca tinha jogado jogos de fundação (Catan, por exemplo). Tem muita gente começando a "carreira" de designer atrofiado. Joga meia dúzia de jogos e já tem o seu (geralmente ideias requentadadas dos tempos de RPG) com sonho de lançamento e etc.
No mais, onde estão as pessoas que querem criar jogos pra se divertir com os amigos? Estou sempre nos fóruns e comunidades do facebook sobre boards e quase nunca vejo gente divulgando print and plays ou falando do seu jogo "sem compromisso". Todo mundo começa com ambições profissionais, lançamentos. Penso que esse caminho está invertido.
Em qualquer negócio, ou você é um gênio único no mundo, ou você trabalha. Se você é um gênio, o Fel Barros (ou quem quer que seja) não precisa fazer nada por você. O problema é que até o gênio precisa saber onde está pisando pra criar.
Mesmo o gênio (como o Fraga) trabalha bastante até chegar no resultado final ehheeh . E sim, eu acho que é bastante válido "começar devagar" mas entramos na síndrome do pianista :/
wesley malk:: Adorei o podcast, definitivamente foi o melhor e mais esclarecedor sobre desenvolvimento de jogos que já ouvi.
Todos os comentários são bem pertinentes e o que mais me chamou a atenção foi sobre a comparação do pianista e do game designer. Acredito que em artes como um geral é desvalorizada ou não tem a devida credibilidade (acho que esse seria o termo melhor que desvalorizada), por algumas pessoas considerarem que é facil ter ideias, ou é só treinar um pouco que eu faço tbm. E quem já estudou alguma coisa neste sentido sabe que não é bem assim, é preciso muito trabalho, muita dedicação para se chegar a uma produção de jogo, ter uma idéai que pode mudar o mundo todo mundo tem, agora colocar ela em prática e fazer as pessoas comprarem essa idéia... isso já é outra coisa.
Parabens a todos os envolvidos. Tive o prazer de conhecer o Fel Barros e ser introduzido ao mundo dos adoradores do warzoo, Fel é um cara muito bacana, cativante, sabe dar atenção a pessoa que vai desfrutar de seu jogo e fica enpolgado em ver você se divertindo com o jogo dele. O conhecimento que ele passou neste podcast foi bem preciso para aqueles que querem desenvolver um jogo ou tem a fantasiosa idéia, ou glamurosa achando que tem uma ideia brilhante que vai mudar o mundo...
Obrigado pelas palavras de apoio, Wesley! Com certeza, é muito recompensador ver sua criação sendo bem aceita. A analogia do pianista é realmente algo que faz bastante sentido para mim.
Rodrigo Deus:: Achei muito bacana a abordagem do @Fel Barros e da administração da Ludopedia quanto ao costume ruim que as pessoais tem de não dar retorno quando a imagem de alguma mídia é positiva. Isso é uma péssima mania de muitas pessoas, infelizmente. Eu sempre faço questão de dar um feedback do que posso, em particular para o criador, assim como eu enviei um retorno ao pessoal do evento carioca Diversão Offline por exemplo.
Parabéns pela iniciativa do Fel Barros e da Ludopedia para as dicas de criação de jogos e tudo mais. Essas informações são sempre informações importantes para ajudar no crescimento do hobby no Brasil! Tive a oportunidade de jogar com o @Brueh o jogo do mesmo chamado Covil e pude ver de perto como essas pequenas atitudes são importantes para o crescimento do hobby como um todo no país.
Exatamente, Rodrigo. A contribuição de bons resenhadores como você é incrível para nós que estamos aqui buscando um lugar ao sol com jogos de autoria própria