Como é o Jornadas na Terra Média
Gosta da aventura de Bilbo, Gandalf e os anões em “O Hobbit”? E da épica jornada da Sociedade do Anel em “O Senhor dos Anéis”? O que acha de mergulhar em uma aventura inspirada nestes livros, fazer o papel de uma heroína ou herói explorando a Terra Média e enfrentando juntos as forças da escuridão?
Jornadas na Terra Média é um jogo cooperativo baseado no universo de Tolkien. Você irá escolher uma personagem (dentre os já conhecidos como Legolas, Gimili, Aragorn e Bilbo, ou inéditos como a humana Beravor e a elfa Elena) e uma classe. O jogo é do tipo campanha e se dá em uma sequência de partidas entre as quais os personagens evoluem. O mapa é modular e montado ao longo da partida, e tanto o ambiente quanto os inimigos são controlados por um app gratuito. Você irá se movimentar pelo cenário e usar um deck de cartas tanto para interagir com o mapa quanto para o combate. Vocês vencem uma missão ao cumprirem os objetivos dela, e, ganhando ou perdendo, a campanha avança para o próximo cenário. E vocês vencem a campanha se cumprirem o objetivo final.
Legolas e Beravor formam uma ótima dupla!
Três razões para jogar
1
Um jogo cooperativo com combate bem estratégico. O combate é feito utilizando um deck de cartas, e em um primeiro momento pode parecer que tem muita sorte envolvida; isso é reduzido bastante depois que você pega o jeito da coisa. Outras ações também são resolvidas com o mesmo deck, como desviar de uma armadilha ou tentar reconhecer um artefato antigo. Eu achei a dose de sorte adequada: pequena, mas suficiente para dar aquela emoção ao virar as cartas. A cooperação é bem dinâmica, pois os jogadores podem focar a atenção nos seus personagens – que são muito diferentes entre si – e em coordenar as ações entre jogadores, pois o app controla todo o restante, como as ações dos inimigos, de forma rápida.
2
Tem um ótimo app com belos gráficos e surpresas emocionantes. O jogo requer um app para funcionar, disponível de graça em dispositivos Android, iOS e Windows (Steam). A arte, tanto do app quanto do jogo, é maravilhosa, com os personagens inspirados nos livros e os cenários ricos em detalhes. Usar o app possibilita ao jogo dar surpresas emocionantes para os jogadores, tanto na parte de exploração quanto no combate. Nem mesmo o número exato de missões da campanha é conhecido, já que ao longo das aventuras as decisões e os resultados podem alterar o curso da história. O uso do app permite também que algumas missões sejam bem diferentes, e em algumas nem mesmo há combate – eu até queria contar mais, porém, NO SPOILERS!
3
Uma aventura imersiva de fantasia medieval com muita exploração. Pelo fato de usar um app, o jogo pode ir revelando o mapa aos poucos. Os heróis normalmente começam em uma pequena área e, conforme avançam, o app instrui a colocação de mais peças de mapa, sempre acompanhada de descrições dos arredores, como o tipo de vegetação, o cheiro do local, e quais animais podem ser vistos. A todo momento aparecem coisas para interagir: personagens para conversar, baús para serem abertos e locais interessantes que podem esconder passagens secretas, itens ou informações que o grupo está procurando. Ao longo da campanha, os personagens melhoram os seus itens e ganham novas cartas, e você sente mesmo que evolui. Tudo isso envolvido por efeitos sonoros e músicas de fundo que contribuem para a atmosfera. O Jornadas na Terra Média tem uma das melhores sensações de exploração que eu já tive em um jogo de tabuleiro.
No começo da campanha você escolhe as personagens pelo app, e ele já te indica os itens iniciais.
Mais sobre Jornadas na Terra Média
- Existem quatro campanhas atualmente para o jogo, uma inclusa no jogo base, uma inclusa com a expansão “Caminhos Obscuros”, e duas que podem compradas a parte diretamente no app.
- O jogo possui um “Modo Aventura”, modo mais fácil recomendado para quem quer explorar tudo no mapa sem muita pressa, e um modo mais difícil para quem quer um desafio maior. Eu joguei a primeira campanha no médio, e achamos o desafio bem no ponto ideal.
Se você já jogou, conta pra gente o que você mais gostou neste jogo!
E se não jogou, ficou interessado? Comenta aí também!