Produtora: AEG ( Galápagos Jogos no Brasil)
Numero de Jogadores: 3 a 8
Duração: 45 min
Ranking da Ludopedia: 802
Ranking na Boardgames Geek: 2558
Minha Nota para o Jogo: 7.0
Olá galera! Estou de volta com mais uma resenha para vocês, dessa vez com uma caçada de justiceiros a perigosos vilões na época do Japão feudal, dessa vez vamos de Say Bay to the Villians. O jogo foi lançado no exterior pela empresa AEG no ano de 2012, e lançado esse ano aqui no Brasil pela Galápagos Jogos, o jogo tem capacidade para 3 a 8 jogadores, e tempo de duração de uma partida por volta dos 45 min, e traz como a sua temática justiceiros caçando perigosos criminosos.
Temática
Os jogadores se tornam justiceiros que punem os vilões que a lei não consegue alcançar, mas se os vilões são difíceis de serem alcançados até pela lei, será um trabalho bem difícil também para os justiceiros. Cada um dos vilões é protegido por vários capangas, armadilhas espalhadas na sua propriedade, reféns para usar como escudo, entre muitas outras situações que vão dificultar bastante a ação dos justiceiros. Investigue a vida, locais onde os vilões frequentam e encurrale-os em um beco sem saída para ter êxito em sua missão.
Mecânicas
Administração de cartas e cooperativo.
O jogo é bem simples, tem apenas duas mecânicas básicas e a principal delas é a administração de cartas, onde o jogador deve administrar as cartas que tem na mão para que na hora certa que for enfrentar o vilão tenha uma certeza de vitória. As cartas também devem ser administradas pelo tempo que o justiceiro vai gastar ao fazer aquela ação (explicação de ação mais a frente), pois o tempo é curto e tempo perdido para um justiceiro é muito prejudicial para o mesmo no desenrolar da partida. As cartas em sua mão basicamente vão lhe fornecer bônus nas suas habilidades ou fazer você olhar algumas das situações do vilão para que assim você possa se preparar para o momento do confronto final.
A cooperação é indispensável nesse jogo, aqui não basta que a maioria dos justiceiros ganhe o confronto com o seu vilão, todos os justiceiros devem ganhar o confronto final para que os jogadores saiam vitoriosos na partida, então tente trabalhar ao máximo em equipe, ajudando sempre que possível um amigo que está mais debilitado na partida.
Objetivo
O objetivo do jogo é bem simples, cada um dos justiceiros, ao acabar seu tempo, deve escolher um dos vilões para confrontar, quando todos os justiceiros tiverem escolhidos os seus vilões eles devem entrar em conflito com eles e todos os justiceiros devem sair vitoriosos de seu confronto ou os jogadores perdem a partida.
Sequência do Turno
Durante o seu turno cada jogador só poderá fazer apenas uma ação entre as listadas abaixo, cada uma das ações feita pelo jogador vai consumir uma determinada quantidade do seu tempo, cada jogador tem 10 pontos de tempo para gastar antes de ter que ir enfrentar um vilão a sua escolha, quando esse tempo acabar o jogador é obrigado a escolher a ação de enfrentar um vilão. As ações que estão disponíveis a um jogador durante o seu turno estão listadas abaixo.
1ª - Jogar uma carta de ação: o jogador pode jogar uma carta de sua mão.
2ª - Usar uma habilidade especial do justiceiro: o jogador ativa uma habilidade do seu justiceiro e coloca um número de marcadores de tempo ao lado das suas cartas de ação em quantidade igual ao custo descrito na habilidade do justiceiro.
3ª - Usar uma habilidade básica: as habilidades básicas estão disponíveis para todos os justiceiros e elas são iguais para todos, cada uma das habilidades básicas são listadas abaixo.
3.1: Compre uma Carta: comprar uma carta de ação.
3.2: Compre 2 cartas e descarte 2 cartas: o justiceiro compra duas cartas de ação e escolhe duas cartas de ação da sua mão para descartar.
3.3: Passar uma carta de ação: o justiceiro escolhe uma carta de ação da sua mão e passa para outro jogador.
3.4: Confira 1 carta de situação: o justiceiro olha uma carta de situação de qualquer um dos vilões, ele não pode dizer o que ele viu aos outros jogadores.
4ª - Escolher um alvo: escolha um vilão que ainda não tenha sido escolhido por nenhum outro justiceiro para enfrentar.
Lembre-se sempre de controlar muito bem o tempo que você tem disponível para tentar saber quais situações o seu vilão traz, assim você não terá muitas surpresas ao enfrenta-lo no final do jogo.
Justiceiros
Cartas de Justiceiros
O jogo base vem com 8 cartas de justiceiros, cada um com características e habilidades diferentes uns dos outros. Cada um dos justiceiros são únicos e uma estratégia de combate deve ser montada para cada um deles para quando forem enfrentar os vilões. Abaixo está descrita melhor a carta de justiceiro.
1: Nome do justiceiro.
2: Sexo do justiceiro.
3: Habilidade especial.
3: Características.
Vilão
Cartas de vilões
O jogo básico também traz 8 cartas de vilões, que assim como os justiceiros tem um conjunto de características e habilidades únicas, mas os vilões trazem um adicional em suas cartas, que são as cartas de situações pelas quais os justiceiros terão de passar até chega no vilão, a quantidade de cartas de situações que cada vilão tem é variável de um para outro, quanto maior a quantidade de cartas mais complicado será de enfrentar o vilão no final. Abaixo uma breve descrição de uma carta de vilão.
1: Nome do Vilão.
2: Quantidade de cartas de situação que o vilão tem.
3: Características.
4: Habilidade do Vilão.
Cartas de Situações
Cartas de situação
As cartas de situações representam obstáculos pelos quais os justiceiros devem passar antes de enfrentar o vilão em questão, as cartas são bem variadas, contendo capangas armados, armadilhas, entre outras táticas desleais que os vilões podem usar para tirar proveito de você. Abaixo tem uma breve explicação de uma carta de situação.
1: O tempo que essa carta consome do justiceiro quando revelada.
2: Nome da carta.
3: Modificadores de características.
3: Efeito da carta.
Cartas de Ação
Cartas de ação
As cartas de ações correspondem à preparação que os justiceiros vão fazer antes de enfrentar o seu vilão, cada carta de ação pode variar em suas características, entre bônus, olhar ou revelar cartas de situações de um vilão, e mais alguns outros tipos de ações que o seu justiceiro poderá tomar para se preparar melhor para o confronto final. Abaixo tem uma breve explicação de uma carta de ação.
1: Quantidade de tempo que a carta consome.
2: Nome da carta.
3: Modificadores de características.
4: efeito que a carta faz ao se jogada.
Componentes
O jogo é composto apenas de cartas (160 no total), não possui muitos componentes para serem analisados ou para dar alguma avaliação, as cartas são de qualidade, e a caixa é do padrão de qualidade mais baixo da Galápagos Jogos, tipo das expansões de GoT Card Game. Abro novamente para fala sobre a minha opinião sobre a arte do jogo, que e ótima, se encaixa perfeitamente no estilo que o jogo propõe, bem no estilo oriental da época em que o jogo se passa.
Considerações sobre o jogo
Ele é um jogo bastante simples em regras, qualquer jogador inexperiente pode rapidamente pegar as regras e jogar, no entanto, ele possui estratégias para se chegar a vitória um pouco mais complexas, pois como todos os jogadores devem ganhar o confronto com o vilão que ele escolheu para enfrentar no final, isso vai dar muita dor de cabeças aos jogadores, visto que muitos podem ganhar o seu confronto e outros perderem, levando os jogadores a derrota. Cada jogador deve tentar se fortalecer um pouco e sempre que possível tentar olha o que o seu vilão tem de situações a sua frente para saber o que lhe espera no confronto final, pois ir para o confronto às cegas, sem saber nenhuma carta de situação que o vilão possui é derrota quase garantida. É um jogo muito bom, bem estratégico a meu ver, onde cada jogador vai ter que balancear bem entre espionar os vilões e se fortalecer.
Mesa pronta para uma partida.