Seja bem-vinda ao nosso espaço de curadoria da JogaMana!
Aqui, trazemos mensalmente uma lista de jogos que indicamos dentro de um determinado tema. Bora para mais uma lista?
O tema escolhido deste mês foi inspirado no Edital Ligadas na Meeple – uma iniciativa da Liga Brasileira de @mulherestabuleiristas com a @meeblebr que irá publicar um jogo de cartas feito exclusivamente por mulher(es). Então, resolvemos escolher um jogo de cartas que temos, gostamos demais e achamos ser bom para Baralho! Vem com a gente ver qual foram nossos escolhidos. E aproveite para nos contar também qual seria o seu!
NO CAMINHO DAS ÍNDIAS
Foto: Adrilhama
Jaipur é um super jogo de cartas para 2 jogadoras. Neste cardgame somos comerciantes nessa cidade Indiana que é mega famosa pelas cores e sabores de seu mercado.
O objetivo é ser a mais bem sucedida nas vendas de artefatos valiosos (diamante, ouro e prata) ou mesmo de itens menos raros, mas também muito requisitados pelos clientes (como tecidos, especiarias e couro). Em seu turno você pode pegar um produto no mercado, vender produtos do mesmo tipo ou trocar sua mão com as cartas do mercado utilizando os queridos camelinhos ou mesmo mercadorias que você já possui. Jaipur trabalha com a sua habilidade de gestão de mão e também de ver até quando vale a pena colecionar aqueles produtos para lucrar mais.
O que eu mais gosto em Jaipur é que o jogo me força a ler a oponente através de suas jogadas para então tentar ter uma ideia de quando será a melhor hora para vender meus produtos e ganhar mais pontos. Ah, os pontos são revelados somente no final de cada rodada, então se você não prestar atenção nos passos da sua oponente, não tem como saber quem está ganhando!
O jogo acontece no sistema “melhor de 3”, ou seja, quem ganhar 2 rodadas, vence o jogo e é considerada a melhor comerciante de todo o mercado de Jaipur
. Cada partida dura mais ou menos uns 30 minutos, sendo assim, um ótimo jogo para quem gosta de um jogo dinâmico!
CARD GAME DO KNIZIA? TEMOS!
A gente aqui é chegada num jogo Knizia, né?
Este é Veneno, um jogo de cartas bem dinâmico, leve e divertido para jogar com a galera. Neste jogo, você deve colocar as poções e venenos nos caldeirões, seguindo as regras, para terminar a partida com o mínimo de pontos possível nas mãos. Na caixa diz que a idade é 14+ (provavelmente para facilitar as adequações), pois na gringa é 8+ e acho que roda muito bem com as manas e maninhas. O grau de dificuldade e nuances serão dados pela experiência das jogadoras.
A edição brasileira tem 2 versões de arte, do mesmo ilustrador, então, basta escolher entre a versão fantasia ou Sci-fi, e se divertir! A minha é a fantasia, adoro as cores e as feiticeiras em destaque! Veneno já é bem conhecido na gringa, como Poison e Friday the 13th e veio para o Brasil pela @ocapturador – recomendo!
A SÉTIMA MARAVILHA DOS GATEWAYS!
Tá chocada? Pois é, meu bem, essa Sétima Maravilha dos Gateways - 7 Wonders Duel - é um jogo de cartas!
Muita gente demora a se dar conta disso porque, apesar de os componentes serem quase todos cartinhas, a mecânica pode chegar meio diferentona para quem está tendo o primeiro – ou um dos primeiros – contato(s) com jogos modernos, especialmente quem nunca viu nem comeu um CIV* – o que é consideravelmente comum para uma primeira mesa do título.
O jogo deriva de uma versão mais carregada – o clássico 7 Wonders -, para oferecer a alternativa perfeita para uma enxuta partida a duas jogadoras. Faça do seu império o mais próspero, construa nele as mais impressionantes Maravilhas e certifique-se de protegê-lo bem militarmente para chegar triunfante ao final de três grandes Eras (ou, se seu estilo for mais agressivo, você pode investir tudo em fortalecer seu exército à máxima potência e chegar à vitória pela força!).
Um jogo ideal para apresentar a novas jogadoras antes de experimentar “drogas mais pesadas” ou para jogar, quando o tempo estiver curto, um jogo que fuja dos estilos de festa, de vaza ou de sorte.
*Também conhecido como “Civilization” – que é um tipo de jogo no qual você é a manda-chuva de uma civilização e precisa expandir seu império.
EXPLOSÃO DE CORES
Quer um jogo rápido de explicar, de entender e de jogar, e que ainda exige de você e da sua galera bastante concentração, calma e estratégia? Hanabi pode ser a sua pedida!
Em Hanabi, nosso principal objetivo é (chute!) fazer mais pontos de forma cooperativa, através da montagem de um espetáculo de fogos de artifício. Dado que é fácil controlar o desastre (e vencer), o jogo acaba tendo uma proposta de “Bata sua própria pontuação”, te instigando a jogar mais e mais vezes para melhorar sua performance.
Desenvolvido por Antoine Bauza (conhecidíssimo também por 7 Wonders Duel, Victorian Masterminds, Tokaido, entre tantos outros), Hanabi é um jogo de cartas que foge muito do acontecimento mais básico de jogos desse formato: nenhuma jogadora pode ver as cartas que tem na mão. Sim! A gente joga “sem saber” o que estamos jogando e só vendo as mãos das nossas parceiras. E é justamente aí que a magia acontece.
Para conseguirmos jogar as cartas em ordem sequencial (de 1 a 5) e em cinco diferentes cores (dando um total de 25 pontos possíveis a serem conquistados), precisamos dar dicas umas às outras sobre o que cada uma tem na mão. Mas não se anime…tanto a quantidade quanto a forma da dica são bem limitadas. Então é preciso pensar com calma pra saber para quem dar a dica e o que falar. Enquanto a pessoa que recebe precisa lembrar muito bem quais cartas que tem na mão para não fazer nenhuma besteira.
Eu recomendo esse jogo para qualquer turma, viu! Mas principalmente para aquela que curte jogos de dedução, memória e família!
SE TRETAR, NÃO JOGUE. SE JOGAR, TENTE NÃO TRETAR.
Quem não gostaria de fazer parte de uma sociedade secreta que, na obscuridade, domina os principais órgãos de poder do mundo? Em Illuminati, cada jogadora representa uma dessas sociedades e busca ampliar a sua rede de influência, aliciando grupos ainda neutros ou afanando os aliados da coleguinha.
Por aqui, não existe lealdade. Todo mundo só é fiel a um Deus e ele se chama DINHEIRO. O manual, inclusive, incentiva que a jogadora seja a mais gananciosa possível, sugerindo até mesmo surrupiar os recursos da amiga sentada ao lado. Não à toa, o jogo ganhou a fama de ser motivo de altas tretas em grupo de amigos. Há até mesmo a crença de que você só pode jogar Illuminati com dois tipos de pessoas: ou suas amigas incondicionais, aquelas que você tem certeza da indestrutibilidade do relacionamento, ou completos desconhecidos, daqueles que você nunca mais vai ver na vida. Um exagero das pessoas, em minha opinião. Illuminati é um jogo divertido e engraçado, prato cheio para quem gosta de intrigas e conspirações. Só não deixe de vigiar bem o seu dinheiro do jogo enquanto estiver na mesa!
E ai, curtiu nossas indicações? Conta para gente quais seriam as suas!
Ah, e a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas criou uma lista na Ludopedia de vários jogos de cartas. Depois confere lá e aproveite para colocar nos comentários as mecânicas que você identifica nos jogos!