Como é o Four Against Darkness
É um jogo de tabuleiro? É um RPG? Ambos? Nenhum? A capa diz: jogo de exploração de masmorras. E o que isso significa?
Em Four Against Darkness, quatro heróis da fantasia medieval, controlados por um a quatro jogadores, irão entrar em uma masmorra para explorar, matar monstros, fazer missões secundárias, passar de nível, e saquear muitos tesouros. Este jogo vem no formato de um RPG – é apenas um livro com as regras, e você precisará de alguns dados. Mas diferentemente dos RPGs normais, ele não tem mestre (todo mundo joga) e nem interpretação (mas pode ter, continue lendo). Os dados geram a Dungeon e determinam o que tem em cada sala, as reações dos monstros, os tesouros encontrados, mas são os jogadores que vão decidir o que fazer a cada passo. Esperar o monstro para ver se ele foge, tentar um suborno, ou atacar de surpresa? Vasculhar uma sala aparentemente vazia em busca de tesouros, mesmo sabendo que podem ter monstros escondidos lá?
Porém, o grupo de heróis tem um objetivo claro: encontrar e derrotar o Chefão Final, e voltar inteiro para a superfície para contar a história.
O Cosmo aprova todos os jogos com dados.
3 razões para jogar
1
Parece RPG, mas sem mestre ou preparo. Este jogo dá a sensação de aventura e exploração de um RPG, e apesar de não abordar a interpretação em suas regras, também não a impede – principalmente jogando em grupo. E se você é a pessoa que sempre mestrava no RPG, neste jogo você finalmente vai poder jogar de herói. Não precisa preparar nada antes de partida, apenas conhecer bem as regras.
2
Pode jogar solo ou cooperativo, sem mudança nas regras. A única diferença é que no modo solo você controla os quatro personagens, e no cooperativo cada jogador controla um ou dois. Eu joguei principalmente em dois jogadores, e achei que funcionou muito bem. O modo solo é uma opção muito bem-vinda neste momento de pandemia.
3
Uma experiência diferente para fãs de tabuleiro. Não vou mentir, o Four Against Darkness sai um pouco da zona de conforto dos board games. Ele é estruturado como um RPG, e é literalmente apenas um LIVRO de regras. Mas achei ele simples o suficiente para agradar não-rpgistas. Alguém vai ter que ler, fazer anotações, conhecer bem as regras antes de jogar. Não tem imagens, miniaturas ou cartas, é só desenhar o mapa, rolar os dados e imaginar as cenas. A vantagem disso é poder jogar comendo e bebendo sem medo de estragar um tabuleiro ou as cartas, e confesso que essa foi uma das partes mais legais das minhas partidas.
É opcional usar miniaturas para mostrar a ordem em que os aventureiros caminham.
Um pouco mais sobre o jogo
- O Four Against Darkness inclui até uma opção de ser utilizado como um sistema simples de RPG, apesar de que eu não a testei.
- A comunidade dele, pelo menos em inglês, é muito bacana. Eu postei algumas dúvidas no grupo do facebook (Four Against Darkness Adventurer's Guild) e tive respostas bem rápidas, inclusive do criador do jogo.
- Como ele é apenas um livro (e um pequeno), ter este jogo não vai ocupar praticamente nenhum espaço, além de existir a opção de comprar a versão digital.
- Foi lançado recentemente no Brasil pela editora Retropunk. Existem muitos outros livros de suporte e expansão para o jogo, e a Retropunk está nesta semana trazendo o segundo lançamento “Contra o Abismo”.