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  3. Flip City
  4. Flip city BATENDO DE KINA

Flip city BATENDO DE KINA

Flip City
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    Rimor10/03/21 07:00
    avatar
    Rimor
    10/03/21 07:00
    1177 mensagens MD

    Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?

     
                          Os moradores de Flip City querem que você amplie e renove seus bairros - mas se você cobrar muitos impostos de uma só vez, eles não ficarão contentes! Nesse jogo de construção de baralho, você não tem cartas na mão, jogando diretamente a partir do topo do seu baralho, uma por vez. Quando decidir parar, você pode comprar ou virar uma carta - mas cuidado! Algumas regras podem te obrigar a jogar mais cartas, fazendo seu turno terminar imediatamente!


    O jogador que juntar 8 pontos primeiro, ou atingir as condições informadas em algumas das cartas, vence o jogo!
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/27841_zw2ce8.jpg

    Vamos descer a ponte levadiça e adentrar mais esse jogo? Quem não gosta de construir cidadezinha? Esse jogo é sobre virar cartas (daí o flip) mas também é sobre “se virar” com as possibilidades delas (force sua sorte predomina aqui hehe). Aliada a essa mecânica, temos o bom e velho deck building. O princípio básico de que cada jogador começa com um baralho e vai personalizando com cartas adquiridas/compradas para resolver jogadas melhores, ou no caso do flip city, mais arriscadas/mais fortes. Também tem como resolver jogadas atenuadoras dos citados riscos... vamos explicar melhor!

    As cartas fornecem moedas, insatisfação e pontos (de vitória). Para vencer você quer revelar na mesa e resolver 8 pontos ou mais, algumas cartinhas te dão 1 ponto outras 2 pontos, e uma especificamente voltada para muitos pontos, te dá 3, o que é uma fatia generosa do total necessário. A dinâmica é que você decide quando parar, mas irá virando cartas para ganhar moedas e usar tanto para obter novas cartas, quanto para melhorar as existentes. Nisso, como todo force sua sorte tem algum fator impeditivo/punitivo se você virar muitas cartas que fornecem insatisfação, no caso 3 cartas dessas ou mais, terá ultrapassado o limite permitido (que é apenas 2) e perde seu turno, estilo bomba estourando mesmo. A questão é que cartas como a área residencial, ao aparecerem no topo do deck já serão jogadas obrigatoriamente, então pode ser uma boa transformá-las em apartamento, pois elas não melhoram (permanecem dando 1 moeda e 1 de insatisfação) mas perdem o fator obrigatório, o que é claro te dará mais margem para decidir se deve continuar puxando cartas ou não.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bbc64_zw2ce8.png


    Por sinal “evoluir/melhorar” a carta é justamente dar o FLIP que tá no nome do jogo. Então você seguirá decidindo no tripé de comprar novas cartas para adquirir mais recheio pro teu baralho, ou melhorar o que já é seu, o que é feito com cartas do descarte, que já viram jogo num turno anterior. A terceira opção é caso você tenha muita moeda pode comprar do estoque (que são todas as cartas disponíveis na partida, no centro da mesa) já virando a carta para seu outro lado, ou seja, já compra e evolui numa ação só (o que o jogo chama de “desenvolver”). Esse dito cujo tripé será resolvido toda vez que você tiver um turno bem sucedido, ao não estourar a insatisfação.

    No que o FLIP CITY “bate forte”?

                A Arte não chega a ser nenhum banquete visual, mas é bonitinha demais, parecendo aqueles jogos de construção de cidade para PC. Vale destacar o mix não usual: deckbuilding + push your luck dá uma refeição beeeem diferenciada, embora ao menos para este kina que vos fala e o grupo dele, deu certa indigestão... nem toda culinária exótica funciona bem afinal :P.  Uma parcela considerável das cartas tem lógica dentro das regras, com por exemplo, hospital fazendo você obter mais moeda de acordo com a insatisfação do turno(com certa dose de imaginação você estará lucrando com doentes). Igreja aumentando teu limite possível de insatisfação. E estação te dando muitos pontos de vitória e ação extra, para simbolizar que é um lugar de chegadas e saídas o que fomenta o desenvolvimento da cidade.

     

    No que o FLIP CITY “bate de kina”?

    Não precisamos mergulhar em excesso no tema, mas sabemos que um reino não se constrói em 1 dia, mas segundo esse jogo ele se desfaz TODO DIA. Isso é estranho até que você se acostume, abrir e fechar sua cidadezinha todo turno... (quem sabe não se acostume e pronto!). O lance de flipar também tem sua problemática... não raro você puxa a carta e ela desliza uma ou mais cartas que vem depois o que acaba revelando mais do que devia... Nisso você pode acabar vendo uma área residencial que não deveria ter visto, e antecipar que vai estourar o limite de insatisfação do turno, por exemplo, zoando a tomada de decisão.

    Então seria bem melhor que as cartas tivessem costas normais, ao invés de ser Double sided... o que só acontece pra fazer jus ao nome do jogo(sim, o bendito FLIP). Eu não sou a pessoa com mais destreza do mundo, mas ao ver outros 2 jogadores, com a mesma dificuldade em quase uma meia dúzia de momentos diferentes da partida, não deu pra não considerar como uma particularidade ruim do jogo. Existe uma meia solução que seria ao invés de colocar o deck na sua área de jogo à sua frente, colocar na palma da mão, como se segurasse um smartphone, pois isso dá mais controle na deslizada de carta, mas oras, é uma gambiarra que nem devia ser necessária...

    Então pera, o problema do jogo é o FLIP e também a CITY? Ela mesma, que se desconstrói na sua frente, de forma que sobre certo viés é anti-temática? Pois é... :ermm:

    E quanto custa pra explorar esse reino?

    Tá praticamente artigo raro, só vi por 99,00 em uma loja específica... fala sério! Esse é um jogo de 86 cartinhas, vale entre 30 e 50,00 o que na faixa atual vai pra uns 70,00 e na nossa modesta opinião não atingiu o mérito de grande jogo em pequena caixa, por mais que seja um título subjetivo e o lixo de um seja o luxo de outro hehe.

    EXTRAS/ALGO+

    Tem um modo solo, o problema é que expira fácil, você o derrota e parece não ter mais o que fazer... Se muito vai tentar derrotar uma segunda vez e isso é tudo. Bacana pelo menos é ver que o próprio jogo trás uma mini expansão “o escritório” que dá uma tapinha na forma que a partida desenvolve. O jogo ganhou uma expansão Flip City: Reuse com 2 novas cartas (e portanto 4 novas construções) e uma outra versão stand alone Flip City: Wilderness mas que pode ser jogado juntando com as cartas da primeira versão.

     

    No geral o jogo bateu mais de Kina do que gostaríamos, mas esperamos termos sido claros, sem haterismo, eu gostei do jogo até certos pontos pesarem mais do que uma armadura completa... Então até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! :D




    Inscrevam-se, curtam e acompanhem!



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    Comentários:

  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius10/03/21 08:57
    AMVinicius » 10/03/21 08:57

    Eu adorei a ideia das cartas fazerem upgrade apenas virando-as e também adorei a arte. Meu maior problema é justamente o tema. Não faz sentido algum você construir e destruir a cidade toda rodada. Quem gosta do tema de construção de cidades/civilização gosta justamente de ver esse crescimento, que só não existe aqui.
    Minha esposa disse que um tema de comida e entrega de pedidos funcionaria bem melhor e eu concordo. Um dia faço um PnP disso :P

    2
  • Rimor
    1177 mensagens MD
    avatar
    Rimor10/03/21 16:51
    Rimor » 10/03/21 16:51

    AMVinicius::Eu adorei a ideia das cartas fazerem upgrade apenas virando-as e também adorei a arte. Meu maior problema é justamente o tema. Não faz sentido algum você construir e destruir a cidade toda rodada. Quem gosta do tema de construção de cidades/civilização gosta justamente de ver esse crescimento, que só não existe aqui.
    Minha esposa disse que um tema de comida e entrega de pedidos funcionaria bem melhor e eu concordo. Um dia faço um PnP disso :P

    Eu até tentei retematizar com meu grupo, considerando que é um projeto de cidade, por isso você põe na mesa e tira todo turno, apenas quando resolve a wincondition é que se torna sua cidade de fato... Bate na trave do aceitável, mas ainda é meio forçado hehe
    Acho q vossa esposa está certa e se vc fizer um pnp, vê se disponibiliza nos arquivos :)

    2
  • tpcordeiro
    1750 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro11/03/21 00:54
    tpcordeiro » 11/03/21 00:54

    A questão do tema não me incomoda, oq me incomodou mesmo foi o tempo de duração. Era pra ser um filler de 30min no máximo, mas mais de uma vez demorou mais de 1h, oq o torna repetitivo.
    Acho q o designer tentou focar na parte do "flip", q, assim como vc, acho q na verdade mais atrapalha do q ajuda. O foco dele deveria ter sido na mistura do deck building com o push your luck. Achei essa parte do conceito excelente, se ele tivesse azeitado um pouco melhor essa ideia e esquecido a bobagem do flip, poderia ter rendido uma mina de ouro. Sem o foco correto, acabou não agradando várias pessoas, acabei vendendo.

    2
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi11/03/21 09:27
    brunosemi » 11/03/21 09:27

    Por enquanto, o que me incomoda nesse jogo é ele ser ofertado como se fosse a última bolacha do pacote. O relator disse bem, vale 30~40 pratas no máximo.

    2
  • Rimor
    1177 mensagens MD
    avatar
    Rimor12/03/21 08:45
    Rimor » 12/03/21 08:45

    tpcordeiro::A questão do tema não me incomoda, oq me incomodou mesmo foi o tempo de duração. Era pra ser um filler de 30min no máximo, mas mais de uma vez demorou mais de 1h, oq o torna repetitivo.
    Acho q o designer tentou focar na parte do "flip", q, assim como vc, acho q na verdade mais atrapalha do q ajuda. O foco dele deveria ter sido na mistura do deck building com o push your luck. Achei essa parte do conceito excelente, se ele tivesse azeitado um pouco melhor essa ideia e esquecido a bobagem do flip, poderia ter rendido uma mina de ouro. Sem o foco correto, acabou não agradando várias pessoas, acabei vendendo.

    Tive leve problema com a duração, e poucas vezes, por isso nem citei no texto, mas bem observado e pontuado.
    Acabei vendendo parece ser uma frase muito associada a esse jogo :angel:

    1
  • Rimor
    1177 mensagens MD
    avatar
    Rimor12/03/21 08:46
    Rimor » 12/03/21 08:46

    brunosemi::Por enquanto, o que me incomoda nesse jogo é ele ser ofertado como se fosse a última bolacha do pacote. O relator disse bem, vale 30~40 pratas no máximo.

    Entre outras coisas era pra ser um force sua sorte, aí o pessoal tenta também forçar o preço :P

    1
  • brunosemi
    1418 mensagens MD
    avatar
    brunosemi12/03/21 08:57
    brunosemi » 12/03/21 08:57

    Rimor::
    brunosemi::Por enquanto, o que me incomoda nesse jogo é ele ser ofertado como se fosse a última bolacha do pacote. O relator disse bem, vale 30~40 pratas no máximo.

    Entre outras coisas era pra ser um force sua sorte, aí o pessoal tenta também forçar o preço :P

    Sem contar que estão levando o "take that", também conhecido como "ferrar amiguinho", muito em conta! :sideways:

    1
  • tpcordeiro
    1750 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro12/03/21 09:50
    tpcordeiro » 12/03/21 09:50

    brunosemi::Por enquanto, o que me incomoda nesse jogo é ele ser ofertado como se fosse a última bolacha do pacote. O relator disse bem, vale 30~40 pratas no máximo.

    Com certeza, peguei minha cópia (em inglês) em um leilão há 2 anos por R$30, junto com a expansão Reuse na mesma caixa. Vendi 1 ano depois em outro leilão por R$34. Essa faixa deveria ser o preço normal dele.

    2
  • Rimor
    1177 mensagens MD
    avatar
    Rimor16/03/21 07:58
    Rimor » 16/03/21 07:58

    tpcordeiro::
    brunosemi::Por enquanto, o que me incomoda nesse jogo é ele ser ofertado como se fosse a última bolacha do pacote. O relator disse bem, vale 30~40 pratas no máximo.

    Com certeza, peguei minha cópia (em inglês) em um leilão há 2 anos por R$30, junto com a expansão Reuse na mesma caixa. Vendi 1 ano depois em outro leilão por R$34. Essa faixa deveria ser o preço normal dele.

    Pode ter certeza, mas no caso do Flip city, o pessoal quer fazer as jogadas que dão todas as moedas possíveis e mais um pouco :P

    0
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