Esse vai ser o primeiro texto sem a tarja azul do ministério da saúde aqui do canal, mas isso não quer dizer que vocês devem levar a serio também, é só um relato de duas historias que correm em paralelo e paradoxalmente se cruzam em alguns trechos.
Segundo dados do censo ludopedia 2020, 49% dos hobbistas já criaram ou tem intenção de criar seu próprio jogo, e lá estou eu, dentro dos 49%, sempre estive. desde o dia que minha cabeça explodiu vendo a grande muralha de jogos na Ludorama e fui apresentado ao nosso maravilhoso mundo dos jogos de tabuleiro moderno. Ainda que pequena e tímida, desde o começo as ideias de jogos borbulhavam na minha cabeça, mas as dificuldades superavam a empolgação e projetos se engavetavam.
[salto temporal]
Março de 2020: Lockdown no Maranhão, e em casa, sem conseguir por jogos na mesa, consumir conteúdo sobre jogos de Tabuleiro era inevitavelmente o grande substituto das jogatinas. Torneios do Covil dos Jogos, todo e qualquer perfil boardgamer no instagram, as Lives diárias do Fabricio do After Match, dentre diversos ouros tudo era muito interessante, mas por mais que eu interagisse no chat das lives, comentários e directs de instagram, era tudo muito passivo eu consumia e não me sentia em atividade no hobby.
E como uma mágica, um acaso do destino 2 novos conteúdos saltam na tela: Nosso Work é playar (podcast da Geeks n Orcs), e uma série de videos tutoriais ensinando como usar o tabletopia, no canal do Desley Raul. Era o algoritimo do youtube, facebook, instagram, whatsapp, feitiçaria, energias, numerologia, horoscopo, formigamento no dedinho do pé, me dizendo: GAME DESIGN!!!!! E dessa vez eu entendi, arrumei uma mesa na varanda, melhor localização do ap (combo vento x wifi decente), e comecei a mexer no Corel Draw (sim, eu uso o que é possivelmente o pior dos editores de imagem que eu conheço, mas eu sei mexer é nele) o que parecia ser apenas formas aleatorias foram se encaixando junto aos icones gratuitos (nossa esses sites salvam demais) deram forma ao tabuleiro de Lock n Go, que ainda nao tinha esse nome, mas imediatamente foi nascendo, as regras sendo escritas num caderno velho. Risca aqui, emenda uma anotação com outra, edita o tabuleiro, sobe as imagens no tabletopia, busca na tokens na biblioteca de componentes, ufa tudo feito o upload vamos abrir e testar o jogo dentro da plataforma, EITA falta criar o setup, rapidinho (aaaah ta...), "pera ja ta claro?" sim, tinha amanhecido, mas cá estava eu satisfeito com a certeza de que "dessa vez vai".
Claro, depois de uma noite em claro, o cansaço bateu eu eu precisava de um cochilo, mas antes de disso corri no whatsapp e convidei alguns amigos para testar quando eu acordasse. 2 horas depois, quando acordei, claro que nao conseguiria pregar o olho por mais tempo que isso, eu tava muito empolgado, tinha a resposta de um amigo e ele estava online, perfeito vamo lá. Ensinei o basico da plataforma e ele estava pronto pra primeira partida, e em 20 minutos de partida o jogo tinha quebrado. Agradeci, anotei o que precisava repensar. Foram dias e dias que ao mesmo tempo que a animação com as mudanças pensadas cresciam, crescia o receio de o jogo nao funcionar novamente e junto a isso, a vontade de engavetar mais um projeto.
Eis que mais uma vez o algoritmo do youtube, facebook, instagram, whatsapp, feitiçaria, energias, numerologia, horoscopo, formigamento no dedinho do pé, me mostraram algo: ProtoBR 6ª edição!!! "Quero participar disso um dia" e na descrição do evento do facebook tinha um link pra um formulário de inscrição para próximas edições. Preenchi, mas tinha quase certeza que não ia dar em nada, o projeto ainda era muito cru, eu nao conhecia ninguém do evento. Eu tava errado, e logo para edição seguinte eu era um dos autores apresentando o projeto. Eu não queria fazer feio né? Voltei com tudo e realizei alguns testes antes do fim de semana do evento, o jogo ainda nao tava do jeito que eu queria, haviam mil possibilidades de regras aplicáveis, mas eu tinha escolhido uma e teria que apresentar aquele jogo ali.
Faltava uma semana para o evento e as inscrições estavam abertas, 4 vagas para testar Lock n Go, 2 pra cada horário. Cada dia que passava eu atualizava a planilha do google sheets e os outros jogos lotavam mesas e o Lock n Go seguia com 4 vagas disponíveis, e claro que eu ja tava com a mão no puxador da gaveta, preparado pra abrir e colocar o projeto lá dentro, e 1 dia antes do evento: 1 INSCRITO!! o jogo ia acontecer em só um dos horários reservados a ele, e eu quem ia jogar junto! mas tudo bem! E advinha: O jogo quebrou kkkkkkkkkk. QUE FRUSTRAÇÃO !!
É a gaveta tava aberta, eu com o projeto na mão pronto pra colocar ele na gaveta, mas nessa epoca eu estava enfrentando um colosso: o desafio de escolher um tema para o TCC. A escolha foi demorada e no fim me parecia tão óbvio, juntar o útil ao agradável: um estudo de viabilidade do lançamento do Lock n Go! Foram meses debruçados no tema e no projeto, mas sem mexer uma palha no jogo em si, afinal a minha banca pouco se importaria com a mecânica principal, os componentes, ou se o jogo era quebrado ou não, e nesse momento eu me importava com o que a banca iria se importa. O 10 veio, junto de muito elogio e incentivo pra dar continuidade ao projeto. E eu concordo, o trabalho tava bem feito e era muito animador levar aquilo pra frente, mas engavetou. Talvez por ter suado até a ultima gota pra vencer os prazos (vish, dá outro texto 5x maior que esse aqui), eu tava saturado daquilo e só quis esquecer por um tempo, eu iria voltar, nao sabia quando, mas essa gaveta iria ser aberta novamente.
Eu precisei que outras mãos viessem e abrissem essa gaveta. 10 dias atrás o Sanderson, um dos organizadores do ProtoBR me mandou mensagem no whatsa app convidando eu e o Lock n Go a voltarmos ao evento para a 14ª edição. SIM SIM SIM, CLARO QUE SIM, MUITO SIM, VAMO LÁ! a gaveta estava aberta, puxei o Lock n Go dalí botei na mesa e em 9 dias eu apresentaria ele novamente, e dessa vez algo me parecia diferente. Eu e o ProtoBR mudamos desde aquele ultimo encontro, e dessa vez daria certo. Logo quando abriram as inscrições para as mesas, ja tinha um nome inscrito. Na vespera do evento já sobrava apenas 1 vaga. na manhã do dia do evento, mesas lotadas!
EU ESTAVA GENUINAMENTE EMPOLGADO!! E logo na primeira partida do dia, advinhem: O JOGO QUEBROU! Mas mesmo assim, os dois jogadores elogiaram o trabalho e sugeriram alguns pontos a serem repensados. Eu tive tempo de pegar esses feedbacks, analisar e aplicar mudanças para a segunda partida. E funcionou, além de rodar certinho, o jogo me pareceu mais elegante. Mas minha opinião nao vale de muita coisa, afinal quem ama o feio, bonito lhe parece. Era a hora do feedback dos testadores da segunda sessão, e foi bom demais ouvir dos dois que parecia um jogo pronto e redondo! AH COMO FOI BOM.
A gaveta neste momento está fechada, e o Lock n Go está aqui fora dela, sendo trabalhado, e será testado ainda mais vezes e você, caro leitor está mais que convidado a participar de uma sessão! Espero que tenham curtido um pouco esse texto extremamente longo e pessoal, e espero vocês no Discord. Aproveitar o fim do texto para agradecer ao ProtoBR, e aos testadores dessa ultima edição Keyla do @bardegames, Thiago Leite do Jogos com Leite, Moisés da Moby Studios e a Aline do @turnoextraoficial.