Auone::Se pode embarcar no navio que quiser, e os recursos não embarcados serão perdidos caso você não tenha armazens para guarda-los, lembresse que na roda do vento pode-se guardar apenas um unico recurso qualquer.
Acredito que o nome é ROSA DOS VENTOS, amigo Auone.
Contribuindo com a discussão, coloco o seguinte trecho do manual em inglês:
- If a player has several kinds of goods that he can load, he may choose freely, which goods to load. He need not choose the goods that would allow him to load the most barrels.
Manual em PT-BR:
- Se um jogador tiver dois ou mais tipos de mercadorias que podem ser embarcadas na sua vez, ele poderá embarcar a que quiser. Ele não terá que escolher o tipo de mercadoria que lhe permite embarcar mais barris.
Ou seja, essa regra tem prioridade sobre a regra em discussão nesse tópico.
Tome o exemplo de uma pessoa com 1 café e 6 milhos. E barcos vazios de 5 e 7 lugares. E todos os outros jogadores sem mercadorias em seus estoques (para facilitar o exemplo).
Nesse caso, o jogador pode
escolher qual mercadoria irá embarcar primeiro.
Se escolher primeiro o milho, segue a regra em discussão. O jogador é
obrigado a usar o navio com 7 lugares para o milho. E depois, embarcar o 1 café no outro barco de 5 lugares. No fim das contas, ele exporta todas as mercadorias.
Se escolher primeiro o café,
poderá escolher qual barco utilizar (5 ou 7). Digamos que escolha o barco de 5 lugares para o seu 1 café. Depois disso, deverá embarcar os seus 6 milhos no barco de 7 lugares. Ele exporta todas as mercadorias.
Se escolher primeiro o café, mas decidir colocá-lo no barco de 7 lugares, sobra o barco de 5 lugares para seus 6 milhos. No fim das contas, ele deixa de exportar 1 milho.
Acredito ser importante frisar essa questão, pois pode dar confusão com a regra discutida nesse tópico.
É uma grande sacada poder monopolizar um barco de 7 lugares com seu café se você é o único a produzir esse produto.
Abraços.