Fotossíntese é aquele jogo que na época do seu lançamento foi aguardado com muito anseio e devido a um detalhe ou outro passou o hype e ficou meio esquecido nas prateleiras.
Talvez não seja o merecedor de um Troféu Spiel mas com certeza agrada diversas mesas, principalmente porque após seu lançamento houve uma entrada de muitas pessoas ao hobby.
Então vamos lembrar um pouquinho do Fotossíntese através dos seus componentes?
De acordo com a imagem podemos identificar algumas áreas no tabuleiro:
Área 1: O tabuleiro central do jogo, que pode ser considerado a floresta, é nela que será plantadas as árvores desde a fase da semente até a fase adulta onde poderá ocorrer os cortes de árvores gerando pontos ao jogadores.
Nele existe 4 zonas de plantios demarcadas com círculos, quanto mais central a área mais pontos de vitória ela oferece.
Área 2: O sol, elemento fundamental ao jogo, pois o seu girar determina a quantidade dos pontos de luz que cada jogador receberá naquele turno, esses pontos de luz serão essenciais para cada jogador executar o seu plantio. Além disso o sol determina o início e o fim de cada uma das 3 ou 4 (variante) rodadas da partida.
Área 3: O tabuleiro individual de cada jogador, funciona como uma espécie de mercado pois é ali que os jogadores utilizaram seus pontos de luz para adquirirem sementes, árvores pequenas, médias e grandes que o seu custo varia de 1 a 5 pontos de luz.
Esses só podem ser colocados na floresta (tabuleiro central) após de serem pagos os pontos de luz e colocado na área individual de cada jogador.
O tabuleiro individual ainda mostra a dinâmica do crescimento das árvores e seus custo, isso facilita muito o entendimento de cada jogador além do desenvolvimento da partida.
Área 4: É simplesmente a área de cada jogador que fica ali próxima do tabuleiro individual.
Ela será onde cada jogador colocará as sementes e árvores que adquiriu do "mercado" essas sim estão disponíveis para serem colocadas na floresta (tabuleiro central).
Detalhamos mais ainda algumas áreas do jogo, acompanhe só!

O tabuleiro central representa a floresta e será onde os jogadores plantaram as suas árvores.
Área 1: É a floresta propriamente dita que possui 4 zonas de plantios, representadas por círculos e demarcada com folhas, a zona 1 fica na parte mais externa da floresta e a 4 no centro, essa possuindo apenas 1 espaço.
Área 2: O sol é fundamental para o jogo, ele gira 6 vezes em cada uma das 3 ou 4(variante) rodadas, o seu posicionamento em relação as árvores determina a quantidade de pontos de luz que cada árvore irá produzir naquele turno.
Área 3: É o marcador de 1° jogador, pode parecer simples ou até mesmo um mero detalhe. Mas é muito importante seguirem a ordem correta de jogar, pois isso pode influenciar nos pontos de vitória de cada jogador.
Área 4: São os tokes que representa a rodada que estão jogando, eles são importantes pois cada jogador tem que ficar ligado para o término da partida.
Área 5: Cada zona da floresta possui tokes de pontuação específica.
Zona 1 possui tokes que vão de 12 a 14 pontos; Zona 2 possui tokes de 13 a 16 pontos; a Zona 3 possui tokes de 17 a 19 e a Zona 4 com tokes de 20 a 22 pontos de vitória.

O Tabuleiro Individual de cada jogador funciona como um mercado.
Área 1: É quantidade de pontos de luz (dinheiro) que cada jogador possui, sendo cada jogador pode gastar o quanto quiser dos seus pontos luz por turno (incluindo não gastar nenhum ponto de luz).
Área 2: Localiza as sementes e árvores e seus valores para cada jogador comprar. O valores variam de 1 a 5 pontos de luz dependendo do tamanho e da localização no "mercado" de cada semente e árvore.
Área 3: É um espaço de informação de custos para os crescimento de cada tamanho de árvore na floresta (tabuleiro central).
E também informa a distância e valor que cada árvore poderá lançar um semente na floresta (tabuleiro central).

As árvores são os componentes principais de cada jogador e ela possui 4 tamanhos, sementes, nível 1,2,3 sendo o terceiro apto para o corte que gera pontos de vitória.
Para aumentar o tamanho de cada árvore se gasta pontos de luz conforme mostrado na imagem acima.
Para aqueles que se preocupam com o incentivo do corte as árvores o próprio jogo responde a essa preocupação pois cada jogador irá perceber que se eles não plantar uma quantidade razoável de árvores não será possível cortar as árvores nível 3.
Concluindo que o problema não está em cortar árvores mas não fazer o replantio.