Há uma última fase responsável por chamar o fim de jogo(um dos notáveis problemas, falaremos adiante) ou apertar o reset, recolhendo trabalhadores alocados, atualizando o mercado, as receitas de dinossauro etc. Nessa fase você também redefinirá a ordem dos jogadores no turno seguinte ou chamando o fim de jogo e segue-se abrindo uma nova temporada com todas as fases ocorrendo na respectiva ordem. Então notadamente o jogo é um mosaico/ um costurão de minigames, mas que ressoam claramente um no outro através das fases da rodada. Vale dizer que há muito calibre nos componentes, é o típico jogo que vem realmente bastante coisa na caixa, basta olhar a imagem abaixo! Ele é um dos notáveis "come mesa", você não achou que ia acomodar parques e seus bichos jurássicos em qualquer espaço de jogo não é?
No que o DINOSAUR ISLAND “bate forte”?
Muita coisa acontecendo, muito espaço para planejamento/antecipação e leitura de mesa, que naturalmente é o que se espera de um euro de certo porte. Raramente tem algum especialista ou melhoramento de laboratório que seja melhor ou pior de forma discrepante, não tem nada inútil, e nem nada que “joga sozinho”. Então boa parte das alternativas tem atrativos e te faz pensar sobre elas. Depois que você toma algum norteamento ou fica defasado em determinado aspecto, como por exemplo, na obtenção de algum DNA, ou no aumento da segurança, aí sim é que algumas opções vão se mostrar muito melhores e mais necessárias, mas pro teu jogo, pra tua pool.
O solitaire multiplayer é cortado/evitado na corrida pelos objetivos, e um segundo ponto é que há espaço para o bom e velho block dentro de cada minigame já que pode-se pegar DNAs, especialistas, receitas de dinossauro e outros itens de seu interesse, pensando no que seria mais ambicionado pelos demais. Nesse jogo dá pra sentir que isso acontece de forma menos discreta do que em alguns outros euros. Você jogará com 1 de 11 cartas de reviravolta, e exceto algumas não tão expressivas (creio que 2 ou 3 delas), elas realmente entregam partidas diferentes.
No que o DINOSAUR ISLAND “bate de kina”?
Vamos detalhar o que pesou mais que armadura completa, e em nossa modesta opinião não é pouca coisa. Sem esquecer as coisas bacanas que falamos acima. o tamanho da partida pode ser beeeem esquisito e inesperado. Em uma partida curta disparou o endgame em 3 rodadas, achamos descompassado, mas ficou aquele clima de "ok, era pra ser curto mesmo né? esquisito, mas então tá"
. Bem pior foi ver partida curta de 5 rodadas, ao passo que resolvemos uma partida média (pasmem) em 4 rodadas. A estrutura de regra para disparar fim de partida ficou estranha. Quando toca esse "sino" todos tem uma última chance de bater também as metas ou receber uma banana jurássica
e fica por isso mesmo. Você terá objetivos = a jogadores+1 e acaba caso na última fase da rodada só reste um não cumprido. Por vezes parece até que tem que ter um semicoop combinado no começo da partida: “E aí galera, independente do tipo de objetivo ser curto, médio ou longo, querem jogar muito ou pouco pessoal???” Fala sério!
O parque é um amontoado de slots únicos ou duplos, estilo “cabe ou não cabe” e pronto. Parece que isso foi percebido como defasado em algum grau, pois na expansão tem blueprints com metas de construção, mas e pra quem joga só com o jogo base??? Talvez se você quer mais feeling de parque de fato, você deva considerar um Os Incríveis Parques de Miss Liz por exemplo, pois aqui o dito cujo parque é só uma "planilha" de preenchimento simples ou duplo...
Os hooligans, você provavelmente vai ter o primeiro contato dizendo "ok, um toque de fator sorte inserido no jogo"
e eles tendem a se distribuir, por vezes nem aparecem... Até você presenciá-los destruindo a partida justo de quem já está por baixo. A pessoa não está progredindo bem, e "o jogo" quase mostra o dedo médio na retirada dos meeples da bolsa, tem 10 hooligans no total de 80 meeples de visitantes (são 70 normais). Eu particularmente gosto de ver minhas realizações e as dos oponentes, pra decidirmos quem grita mais alto, mas nesse caso é como se o azar pudesse dar "mute" na partida do oponente. Visitantes que não pagam e são devorados por último se as coisas saírem do controle, podem apenas com esse detalhe, formar uma bola de neve / um rich gets richer, ao não vir para quem está confortável, e vir em excesso para quem gerenciou mal, ou simplesmente tá tentando engrenar na rodada seguinte. Não é onipresente, mas acontece mais do que deveria em nossa opinião.
Apesar de ser visado apenas por um filão dos jogadores, o nicho dentro do nicho, precisamos falar sobre o estranho modo solo! Ele primeiro parece ter sido bem pensando (cartas exclusivas que são só pra esse modo de jogo) mas depois se mostra meio vazio, estilo "vai jogando aew" pois nem uma mísera tabela de ranking pra você saber se foi bem, foi disponibilizada. É meio "se quiser, vá anotando e tentando bater sua pontuação". É como pegar uma espada que um ferreiro fez com design exclusivo para algum fim específico e descobrir que ela quase não tem fio nenhum.
Outro ponto são os dinos sem personalidade... Lembrando que no jogo dispomos de 3 dnas básicos e 3 avançados, as builds são apenas miscelânea de usar essa ou aquela cor de DNA. Existem 4 tipos desses seres: O teu básico você faz de qualquer mistura de 2 dnas simples, os herbívoros serão 2 simples e 1 avançado, os carnívoros pequenos 2 simples e 2 avançados, os carnívoros grandes (quarta e última categoria) custam 2 simples e 3 avançados. Aí temos o velociraptor que é um carnívoro pequeno e quebra a regra pois não demanda os 2 simples e 2 avançados, mas 4 simples e 1 avançado... uau hein? Ok, é apenas mais um euro trabalhando possíveis combinações de entrada de recurso e saída na forma de algo que pontua, mas pelos deuses...
Por último, é quase um consenso que pra te entregar a experiência apropriada você tem que correr atrás dos dinomeeples personalizados, sejam adesivados ou não. Apesar de não ser nenhum crime capital representar tudo com os que se assemelham a triceratops. Eu vi como excessiva jogada de marketing/vendas, poxa o Tiny Epic Dinosaurs e mesmo o Draftosaurus, ambos produções beeeem menores fazem por onde, pra entregar melhor representação no que tange meeples diferenciados/vários tipos de meeples.
E quanto custa pra explorar esse reino?
Os módicos 430-450 do lançamento é um preço meio grosseirão, parecia que ele estava antecipando no final de 2019 os preços em que nos encontramos agora no começo de 2021... mas por 360-350 e abaixo, vale pelo porte, por tudo que vem.
EXTRAS/ALGO+
Existe a expansão Dinosaur Island: Totally Liquid que adiciona quinto jogador, os já citados blueprints pra dar alguma motivação adicional (você quis dizer: Pontuação) na construção do parque, dinossauros aquáticos como um novo tipo, e pontuação oculta para os jogadores. A exemplo de vários jogos que ganham sua versão só para 2 jogadores, existe o Duelosaur Island que parece ser uma versão com regrinhas ligeiramente diferentes e enxuta, como Pandemic: Zona Crítica e Ticket to Ride: New York por exemplo... Não tive oportunidade de conhecer essa versão ainda. Cabe citar também a Dinosaur Island: Space Dinosaur Promo com velociraptors espaciais e seus 4 dinomeeples diferentes + uma carta de especialista bem inusitada.
Pra fechar, muitas vezes é importante um kina defender sua casa, então vou citar uma HOUSE RULE. Já participei de uma discussão meio acalorada onde jogadores cogitavam uma quantidade fixa de rodadas para o jogo. Seriam 4 para curto, 6 para médio e 8 rodadas para grande. Faltou testar à exaustão, mas parece plausivelmente lógico e aceitável essa regra caseira. Nesse caso deve-se usar jogadores+2 objetivos no setup para aumentar o leque de opções. Se alguém se animar a testar, favor comentar.
Então é isso, como de costume eu esperava no mínimo uma experiência “4 estrelas”. Mas o jogo mostrou-se uma bela de uma faca de dois gumes, e cortou um pouco mais do lado negativo a ponto de ir fazendo entrar em extinção a diversão que proporcionava, ao menos para esse kina que vos fala e o grupo de jogo. Talvez um dos problemas seja procurar um jogo temático dentro do contexto de um jogo apenas "tematizado". Mas você fez isso justo num euro? Fiz pois tanto os dinos em si, bem como o parque em si deviam brilhar, não acham? Logo depois de perceber esse meu "erro" eu tentei olhar o jogo apenas em essência de regras, seus gerenciamentos e cubos mas não me soou muito acima de um "ok". Se me perguntassem se ele sobrevive a hype, a resposta seria um "depende do que você procura" falado sem muuuuito entusiasmo, mas sem desdenhar de tudo que o jogo "faz". Definitivamente Dinosaur Island não é um Gallimimus, mas também não é essa coca cola toda esse Tiranossauro Rex todo!
Então por enquanto é isso, até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! 
Inscrevam-se, acompanhem!!!