Demorei devido ao trabalho e atribulações do fim de ano. Mas estou voltando com a segunda e última parte do meu TOP 20.
Aqui irei apresentar os 10 melhores jogos que joguei na vida. Então fiquem de olho pois é só jogão.
10 - 7 wonders Duel
Um dos melhores jogos player x player que conheço, bastante tático com uma pitada de sorte, mas nada que incomode. Melhora e muito a versão “normal”, várias de formas de vitória, o cabo de guerra pela supremacia militar é legal demais, arte belíssima. Resumindo o jogo é tudo de bom.
9 – Kemet
Um jogo de controle de área cujo o foco é o combate, temática egípcia que agrada bastante, a fluidez do jogo é incrível, combates definidos através de cartas, aliado a quantidade de tropas e poderes que possuí eleva e muito patamar do jogo. Simplesmente maravilhoso.
8 – Russian Railroads
Um jogo de alocação de trabalhadores maravilhoso, com temática de trens incríveis, onde você sente claramente a evolução dos seus pontos conforme suas locomotivas avançam pelos trilhos e suas fábricas vão ficando cada vez mais eficientes. Várias formas de pontuas e diferentes estratégias de vitória, apesar de muita gente reclamar que focar nos engenheiros e moedas é a melhor, sim é uma boa estratégia, mas em mesas experientes não garantem a vitória. Se curte alocação de trabalhadores esse é sem dúvida um prato cheio.
7- Tiranos de Umbreterna
Jogo que mistura duas das minhas mecânicas favoritas, deck building e controle de área, para aumentar meu entusiasmo ele ainda se passa no universo de D&D. Jogo rodou bem com qualquer número de jogadores, componentes são belíssimos, a caixa base possui quatro decks que possibilitam algumas combinações diferentes o que já garante bastante rejogabilidade. Fica a dica de um maravilhos deck building.
6- Through the ages
Como vocês podem jogos com cartas são os meus favoritos, e apesar dessa similaridade todos eles são bastante diferentes entre si. TTA é um civ clássico e maravilhoso que dispensa comentários.
Daqui pra baixo é só amor, simplesmente os melhores jogos que já joguei na vida.
5- Clans of Caledônia
Um jogo econômico maravilhoso que mistura várias mecânicas e funciona muito bem, produção em cadeia, cumprir os contratos, gerenciar os recursos e administrar o dinheiro é parte essencial nesse jogo, além é claro do mercado, timing é muito importante também, jogadores com diferentes habilidades, e o tema escocês é muito legal. Amo esse jogo
4- Concordia
Um jogo estratégico que requer muita gestão de mão, planejamento futuro, análise do que o seus oponentes estão fazendo, simplesmente o melhor jogo de deck building que já joguei onde a pontuação final também depende bastante das cartas que você compra, o tema romano também me agradou bastante. Fico triste porque dos meu TOP 5 esse é o único jogo que não tenho na coleção.
3- Five Tribes
Um jogo lindíssimo com tema árabe que lembra muito mil e uma noites, possui várias sutilezas do designer que agradam muito, como o leilão pago em pontos de vitória e determinar a ordem do turno, o sistema de mancala, onde você vai “pingando” meeples em cada tile que passa, além dos gênios que trazem poderes diferentes.
Parabéns pro Cathala um acerto e tanto.
2- Um Banquete a Odin
Aqui está a medalha prata vai para o melhor jogo de alocação de trabalhadores que já joguei, aqui na minha opinião Uwe foi perfeito, acertou no tema Vicking, colocou o tetris, literalmente dezena de ações, que parecem que irão te deixar confuso, mas acredite são bastantes intuitivas, o uso das cartas que geram pontuação e/ou trazem benefícios e qualidade excepcional dos componentes de os inserts, além é claro de um apêndice contando a origem e historia viking e o significado de cada escolha para o jogo. É por tudo isso que foi citado que esse jogo me encantou tanto e por bastante tempo foi meu TOP1.
1- Brass: Birminghan
E agora vamos falar da obra prima dos board game, do melhor dos melhores, daquele que ocupa o lugar mais alto no pódio e ganhou meu coração. Brass, senhoras e senhores que jogo, aqui Martin Wallace foi brilhante, alinhou tema e mecânica de forma primorosa, um jogo econômico, com muitas decisões estratégicas, diversas formas de pontuar, além de ter que controlar muito bem seu dinheiro, e suas construções, precisa ficar atento as rotas e locais no tabuleiro pois eles são bem escassos, é preciso se planejar bem para otimizar ao máximo suas ações e entregas. Um exceltente jogo econômico que recomendo muito.
Agora estou atrás de conseguir as fichas de poker e deixar esse jogo ainda mais caprichado.