Por Jaime Daniel Cancela
O maior espetáculo da Terra vai começar, e você vai organizar a festa!
O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano. Em todo o Brasil, salões e blocos vão se organizando para atender à expectativa de incontáveis foliões ansiosos. Mas nada se compara aos desfiles das escolas de samba. Assistir à apresentação das comissões de frente, acompanhar o enredo, apreciar a bateria e as fantasias: um espetáculo que atrai a atenção de todo o planeta. Milhões assistem a esses desfiles proporcionado por alguns milhares de pessoas com habilidades técnicas e dedicação inigualáveis. Menos gente ainda consegue conceber e organizar um espetáculo desse nível. Será que você conseguiria? Verificar a evolução e a harmonia, cuidar do samba-enredo, escolher mestre-sala e porta-bandeira? Esta é sua oportunidade de descobrir o Carnavalesco que existe dentro de você!
Carnavalesco é uma criação de Ron Halliday (Seven Bridges, Revanche, Psychomachia) e está na fase final do processo de financiamento coletivo pela editora Precisamente. A proposta do jogo é colocar de 1 a 4 jogadores no papel de carnavalescos encarregados do desfile de suas respectivas escolas de samba e, desenvolvendo os elementos responsáveis pelas boas notas em cada quesito, conseguir uma grande pontuação, ascender para o próximo grupo e tornar-se o grande campeão do Carnaval! Mas não será uma tarefa fácil! É necessário prestar atenção a diversos detalhes, tomar decisões ponderadas, ficar de olho nas escolhas dos adversários e, quando a sorte não ajudar, é preciso ter cabeça fria para minimizar o prejuízo. Vamos entender melhor esse jogo, porque a hora do desfile está chegando e esses instrumentos não vão se afinar sozinhos!

O jogo traz:
- um conjunto de 150 dados de seis faces em seis cores diferentes,
- quatro tabuleiros onde cada jogador montará o desfile de sua escola,
- quatro guias que ajudarão a entender cada quesito de pontuação,
- doze tabelas de pontuação,
- uma bolsa de veludo para colocar os dados.
No início da partida, define-se qual será a tabela de pontuação a ser utilizada. Ela simula em qual grupo a escola está desfilando: D, C, B, A ou S (Especial). O grupo também estabelece quão exigentes serão os juízes em relação à pontuação final se um jogador não garantir uma NOTA DEZ! em um dos quesitos. Quanto mais próximo do grupo Especial, mais exigentes serão juízes e menor a pontuação de quem deixou a desejar no desfile.

O primeiro jogador de cada rodada tira aleatoriamente da bolsa e lança uma quantidade de dados que varia de acordo com o número de jogadores. A partir do primeiro jogador, cada participante escolhe dois resultados e aloca esses dados em seu tabuleiro, tentando cumprir o critério de pontuação de cada quesito e, assim, maximizar tanto sua pontuação quanto suas chances de conseguir preencher os demais quesitos nas próximas jogadas. O processo de alocação de dados vai se repetindo até que cada jogador tenha posicionado um total de quatro em seu tabuleiro. A rodada então se encerra, os dados restantes são devolvidos à sacola e o primeiro jogador agora é o último jogador da rodada anterior. E a partida prossegue até que todos os tabuleiros tenham sido completamente preenchidos, quatro dados em cada quesito.
Simples, não?
Segue o jogo, porque a beleza do desfile começa agora!
O tabuleiro apresenta nove quesitos: Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Evolução, Harmonia, Bateria, Samba-Enredo. Como eu disse antes, em cada quesito devem ser alocados quatro dados. O pulo do gato é que cada categoria tem critérios diferentes para alocação dos dados, alguns bem maliciosos… Por exemplo, no quesito Mestre-Sala e Porta-Bandeira, é necessário alocar dois pares de dados da mesma cor e de resultado idêntico, mas cor e resultado de um dos pares deve ser obrigatoriamente diferente do outro. Já em Evolução, são quatro dados de resultados sequenciais, independentemente das cores. Em Alegorias e Adereços, os quatro dados precisam ter resultados e cores diferentes, mas o quesito Fantasias tem que ser preenchido com dados exatamente iguais a cada um dos dados de Alegorias e Adereços! E por aí vai. Se os quatro dados atenderem aos quesitos, parabéns! Sua escola conseguiu nota 10 em tudo, e a galera foi ao delírio. Mas essa conquista não é tão fácil quanto parece. No começo da partida, o processo é de simples escolha, mas, à medida que o jogo prossegue, as opções vão diminuindo, é preciso tomar decisões difíceis e você talvez tenha de contar com a sorte… ou a bênção da deusa do carnaval. Quem sabe?
Ao final da partida, é provável que nem todos os quesitos do seu desfile tenham sido preenchidos da melhor forma possível, possibilitando a pontuação máxima. Nesse caso, ainda é possível tentar uma colocação melhor de acordo com a tabela de pontuação escolhida no início da partida. O jogador terá de somar os resultados de todos os dados do quesito no qual seu desfile deixou a desejar. De acordo com o critério “dos juízes do quesito” (leia-se: tabela de pontuação), será calculada a nota final. E aprenda a lidar com a frustração da nota 9,9!

Tive a sorte de aprender o jogo com o próprio Ron Halliday. Além do prazer de poder jogar com esse simpático game designer canadense radicado no Brasil, foi muito interessante ver o cuidado com que o jogo foi concebido, fruto de uma minuciosa pesquisa sobre o assunto, com que o tema foi atrelado à mecânica. Alguns detalhes do design do jogo são saborosos! O critério de alocação do quesito Comissão de Frente, por exemplo, é: todos os dados da mesma cor e soma dos resultados entre 10 e 15. A comissão de frente de uma escola de samba é composta por 10 a 15 integrantes. O quesito Bateria deve ser preenchido com quatro dados de resultado idêntico, independente da cor, e não é segredo que, numa bateria, os músicos precisam estar em sintonia, tocando em uníssono. O jogo é cheio desses detalhes, o que demonstra a dedicação com que foi criado.
Carnavalesco é um jogo que vai agradar muito aos jogadores que:
- gostam de jogos com muitos dados,
- apreciam calcular chances de conseguir determinadas combinações,
- confiam na sorte,
- prestam atenção às diferentes possibilidades que surgem a cada rodada, e
- curtem aquela oportunidade de escolher o dado que o outro jogador ansiosamente esperava, só para atrapalhar a jogada. Que crueldade…

O jogo está no Catarse e já foi financiado. A entrega está prevista para junho de 2021. Se quiser aproveitar para adquirir outros acessórios, não perca tempo. A campanha de financiamento coletivo se encerra em 11 de dezembro.
Gostou? Então chega mais, que o maior espetáculo da Terra já vai começar!
DEZ!! NOTA DEZ!!