Flourish (em português: Florescer) é o mais novo título da Starling Games, criado por James A. Wilson, autor do popular
Everdell, e tem como coautora Clarissa A. Wilson.
Da caixa até as cartas individuais e componentes 3D, a linda arte de Flourish salta aos olhos. Crédito total aqui para a equipe de arte composta por April Borchelt, Dann May, Christina Qi e Naomi Robinson. Você não precisa ser um jardineiro ávido para jogar este jogo, mas pode ter certeza de que qualquer pessoa que ama passar um tempo no jardim vai achar o Flourish imediatamente atraente. E este é um jogo acessível até mesmo para aqueles que ainda não descobriram as alegrias dos jogos de tabuleiro modernos.

Todos começam com uma mão de seis cartas. Os jogadores escolhem uma para jogar (inicialmente virada para baixo) no seu tabuleiro (jardim) e passam uma carta virada para baixo para o jogador que estiver em qualquer um dos lados (em um jogo com duas pessoas, a carta é passada para o outro jogador). Os jogadores então revelam a carta que eles jogaram em seu jardim, pegam outra carta para manter seis cartas em sua mão novamente e depois repetem o processo até que cada um dos jogadores tenha três cartas em seus jardins individuais. Isso constitui o fim do turno e nesse momento você conta os pontos por cartas que acionam qualquer pontuação de final de rodada. Esse processo é então repetido até você ter jogado quatro rodadas e tiver 12 cartas em seu jardim. Então, você pontua quaisquer cartas que acionam pontuações de fim de jogo.
As cartas possuem símbolos que representam uma ou mais das cinco espécies de plantas e/ou características do jardim. As cartas que acionam pontuação de rodadas ou de final de jogo majoritariamente te dão pontos por plantas e símbolos em seu próprio jardim, mas algumas darão pontos pelo o que está em um ou em ambos jardins da vizinhança e outras exigirão que você tenha mais de uma planta específica em seu jardim do que pelo menos um de seus vizinhos. Os ícones são admiravelmente claros, de modo que mesmo os jogadores mais novatos dificilmente sentirão que precisam vasculhar o livro de regras para verificar o que os ícones de pontuação significam.

Jogar é bem simples, mas primeiro você deve pensar com cuidado sobre quais cartas irá jogar em seu jardim e quando é a melhor hora para jogá-las. Essas mecânicas significam que Flourish atinge aquele ponto precioso de ser jogável como um jogo leve de coleção de componentes enquanto pode ser igualmente jogado por jogadores experientes, ambos com a intenção de extrair o máximo de potencial de pontuação de suas cartas. O jogo vai até sete jogadores e o número de jogadores não aumenta sensivelmente o tempo da partida, pois todos estão jogando e revelando suas cartas simultaneamente. Talvez seja apenas a pontuação que demore um pouco mais para ser calculada à medida que aumenta o número de jogadores.
Uma ótima característica de Flourish é sua versatilidade. Você pode jogá-lo como um jogo competitivo ou cooperativo. Jogando competitivamente, você ficará atento no que seus vizinhos estão plantando para que você se beneficie de cartas que pontuem a partir dos jardins deles. Você vai querer evitar passar cartas que obviamente irão ajudá-los, mas este não é um jogo em que você está atacando ativamente ou atrapalhando seus oponentes. Ninguém está contando com as cartas que são passadas (de fato não há nada te impedindo de passar a carta de volta no próximo turno), então o aspecto da escolha das cartas tem um impacto muito limitado no jogo competitivo. Onde a seleção de cartas realmente se destaca é no modo cooperativo. Nele, você tentará maximizar a pontuação total dos jardins, dessa maneira você selecionará cartas para passar que são especialmente úteis para aumentar a pontuação de seus vizinhos, bem como a sua própria. Até agora, só tivemos a oportunidade de jogar algumas partidas com diferentes quantidades de jogadores no Board's Eye View, mas desde nossas partidas iniciais, Flourish provavelmente funciona melhor como um jogo totalmente cooperativo.

Flourish vem com várias opções de expansões embutidas. Se você quiser passar pelo baralho mais rápido, você pode jogar a variante Compost (Compostar), na qual além das cartas que são passadas, você tem a opção de descartar uma carta da sua mão na pilha de descarte da compostagem, puxando mais duas cartas ao invés de uma para aumentar as cartas da sua mão para seis. Essa variante tem o efeito de aumentar suas escolhas a cada turno, dessa forma ela dá aos jogadores a chance de mirar para pontuações mais altas, embora isso ocorra ao custo de um pequeno aumento na duração da partida.
A variante Garden Show (Show de jardim) envolve distribuir três fichas de medalha para cada jogador. Elas ficam viradas para cima e cada uma delas mostra uma planta ou característica específica. Você ganhará um bônus de 7 pontos, se no final do jogo, você tiver mais daquela planta ou característica em seu jardim do que qualquer outro jogador. As regras recomendam jogar a variante Garden Show em três jogos consecutivos, totalizando pontos nos três jogos. Esta variante destina-se apenas para jogos competitivos.
As regras de Flourish incorporam um modo solo, no qual você joga competitivamente contra um oponente autômato chamado McGregor. Suas jogadas são aleatórias, então não há um grande desafio para derrotar McGregor, mas sua pontuação final será a diferença entre sua pontuação final e a dele. Portanto, no modo solo, seu objetivo é maximizar a diferença...

O jogo incorpora as expansões Friends & Follies* (Amigos e construções*) que realmente incrementam Flourish. A expansão Friends é um simples baralho de cartas extras. As cartas mostram bônus de final de jogo que podem ser pontuados se os requisitos forem atingidos (por exemplo, 5 pontos para cada três rosas no seu jardim). Cada jogador recebe no início da partida duas cartas do baralho de Friends (viradas para baixo no modo competitivo ou viradas para cima no cooperativo) e escolhem no final qual pontuar. Essa é uma expansão modesta, mas foi uma adição útil, especialmente para jogadores novos, visto que dá aos jogadores um objetivo para focar quando forem fazer escolhas em relação às cartas que irão jogar em seus jardins.
É a expansão Follies que introduz toda uma nova dimensão ao jogo. Cada um dos jogadores possuem uma construção (em 3D) para os cinco tipos de plantas. No final de cada turno você pode jogar uma construção em qualquer carta no seu jardim que ainda não houver uma. A única condição é que você só pode colocar uma construção em um cartão com uma planta correspondente. As construções pontuam para as plantas correspondentes em todas as cartas ortogonalmente adjacentes, bem como na carta em que se encontram. Elas também pontuam para quaisquer cartas adjacentes que não tenham nenhum símbolo de planta. Porém, há uma penalidade de 5 pontos para qualquer construção que você não colocar (ou não puder colocar) em seu jardim.

Através da colocação cuidadosa, a expansão Follies pode ajudá-lo a acumular algumas pontuações impressionantes, mas ela exige que os jogadores pensem muito mais sobre a posição e justaposição das cartas. As partidas também demoram mais porque as regras permitem que os jogadores reorganizem as cartas que jogam em cada rodada e permitem a colocação para a última rodada no final das linhas jogadas anteriormente, em vez de na discreta quarta linha exigida no jogo principal. Adoramos a expansão Follies - e o jogo que mostramos na resenha do Board's Eye View tem a expansão Follies 3D na mesa, mas recomendamos jogar inicialmente sem essa expansão se você estiver apresentando Flourish para novos jogadores. É ótimo saber que este é um jogo com o qual você pode avançar para um nível mais elevado e os jogadores experientes irão preferir incorporar a expansão Follies, tanto no jogo competitivo quanto no cooperativo.
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Nota da tradutora:
*Folly (singular) Follies (plural): é um termo arquitetônico para designar construções decorativas (por vezes extravagantes) que geralmente são colocadas em jardins com o propósito de destacar sua aparência, como por exemplo, os gazebos.
**Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
***Todas as imagens são do post original ou disponibilizadas pela editora