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  3. Covil: Mestres das Trevas
  4. Covil: preview pelo On Board

Covil: preview pelo On Board

Covil: Mestres das Trevas
  • avatar
    Lukita10/11/15 12:45
    avatar
    Lukita
    10/11/15 12:45
    790 mensagens MD

    por Fernando A. Celso Jr. - PUBLICADO EM http://onboardbgg.com/2015/11/10/on-preview-covil/

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/caixa-300x300.png


    Muita gente já ouviu falar desse jogo e vários tiveram a oportunidade de participar de seus testes online que odesigner Luís Brüeh fez usando apenas documentos do Google Drive e pelo Skype, método bem inovador e criativo, diga-se de passagem.
    Logo de cara, o jogo chama a atenção pelo visual “so cute” e com dezenas de referências a personagens de filmes e desenhos animados, principalmente das décadas de 80 e 90. Estão todos lá, He-Man, Thundercats, Smurfs, Caverna do Dragão, Power Rangers, Legolas… bem, não vamos estragar a surpresa e vamos deixar vocês se divertirem e tentarem decifrar alguns quando tiverem a oportunidade de colocar as mãos nessa belezinha! 

    Covil
     é um jogo competitivo no qual os jogadores disputam a supremacia das regiões que cercam uma pequena e isolada cidade. Cada jogador controla um general com poderes únicos e que possui incontáveis tropas de minions para “defender o mundo das hordas inimigas”, trazer “paz e segurança” aos territórios (em troca de moedas, é claro!) ou aumentar ainda mais o medo e a indignação dos aldeões pilhando a cidade na calada da noite. A partida termina quando apenas um Covil permanecer inteiro ou acabar o baralho de Recrutas e Mercenários. então contam-se os pontos e quem obtiver a maior pontuação, vence o jogo.
    Após um grande suspense, para a surpresa de muitos, a Fire on Board Jogos irá publicar o Covil já em 2016 ampliando seu catálogo de jogos e mostrando que a empresa está investindo em boas opções nacionais, além dos grandes títulos importados.


    Mecânicas
    – Administração de cartas
    – Controle/Influência de Área
    – Jogadores com diferentes habilidades
    – Alocação de pontos de ação



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/Prot%C3%B3tipo-Covil.jpg

    Protótipo



    • Setup
    Escolhe-se um dos dois lados do tabuleiro para a partida e o jogador mais velho, primeiramente, decide qual será seu Covil, o território inicial de onde saíram suas tropas e que ele precisará defender durante o decorrer do jogo.

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/Board-Cola-1024x710.jpg

    Entendendo as áreas do tabuleiro e os tipos de terreno.



    Após todos fazerem isso no sentido horário, o jogador mais novo escolherá um dos generais dentre os dez disponíveis na caixa básica e, assim, sucessivamente, até que todos tenham escolhido um também.

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/generais-1024x345.jpg

    Generais



    Cada jogar, então, receberá seus minions: Buchas de Canhão, Tanque, Assassino, Sabotador, Feiticeiro e Brucutu, cinco meeples da sua cor, um card de proteção pego aleatoriamente dentre os 5 disponíveis, um marcador de moedas (a cabeça de um Smurf morto!) e um marcador de vida (coração).


    Embaralham-se as cartas de Recrutas e Mercenários e monta-se um deck deixado disponível de lado, revelando apenas os três primeiros cards desse baralho.


    O último jogador que escolheu o seu Covil recebe o marcador de primeiro jogador e a partida tem início!



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/buchas-1024x345.jpg

    Buchas de Canhão



    • O Turno e a Rodada de jogo:
    O jogo é composto por rodadas, nas quais cada jogador faz o seu turno inteiro e passa a vez no sentido horário para o jogador seguinte.
    Após a rodada terminar, a ficha de primeiro jogador é passada, no sentido anti-horário, para o jogador à esquerda do atual.
    Cada jogador, no seu turno deve seguir as seguintes fases:


    – Fase da Manhã:
    Convoque uma nova tropa de minions em seu covil – pegue um meeple da sua cor e coloque na área do seu covil. Levante suas tropas que estiverem deitadas – se elas estão desta forma, é porque foram usadas no turno anterior ao executar uma ação na Fase da tarde.


    – Fase da Tarde:
    Faça uma ação com cada uma de suas tropas – cada tropa poderá realizar uma das seguintes ações: mover-se, atacar ou descansar.


    Mover-se:
    Uma tropa normalmente pode mover-se uma zona por ação de movimento. Caso você inicie um combate corpo a corpo, você não poderá recuar ou fugir, deverá completar a luta naquela zona. 

    Existem diversos minions que fornecem habilidades passivas de movimento as suas tropas, como movimentos extras a partir de um certo tipo de terreno ou mesmo proporcionando um movimento somado a um ataque etc.

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/movimento.jpg


    Atacar:
    As tropas de minions utilizam-se das características presentes nas cartas de Buchas de Canhão e Recrutas e Mercenários para atacar e defender. Para executar uma ação de ataque é preciso “cansar” uma carta que corresponda ao tipo de ação desejada.


    Ex: O minion brucutu Príncipe Bárbaro possui um bônus passivo de +2 de ataque em terrenos de cidade e um valor de 3 referente ao seu Dano base representada no canto superior direito para ataques corpo a corpo.

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/Brucutu.jpg


    Caso o jogador decida atacar com uma tropa usando o dano base do Príncipe, deve colocar um marcador de cansaço nessa carta e o Príncipe não poderá ter seu dano base usado novamente até que ele seja descansado em uma ação posterior de descanso.
    Porém seus bônus passivos servem ainda para qualquer tropa ativa, desde que respeitem as condições na carta.

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/ataque-corpo-a-corpo-e-a-dist%C3%A2ncia.jpg


    Descansar:
    Você pode, com uma ação de descanso, retirar um marcador de cansaço de um card que acabou de ser cansado, porém só poderá utilizar esse card novamente na próxima rodada.
    Após realizar uma ação, deite o meeple correspondente.


    – Fase da Noite:
    Aqui você poderá usar suas moedas para contratar Recrutas e Mercenários ou pilhar a cidade.
    Contratando Recrutas e Mercenários:
    As três cartas abertas ao lado da pilha de Recrutas e Mercenários estão disponíveis para contratação.
    Cada carta um possui função, características e habilidades únicas, além de um custo em moedas. Sempre que um Recruta ou Mercenário for contratado, revele uma nova carta em seu lugar.


    Um mercenário contratado poderá ocupar o lugar de qualquer uma de suas cartas e não precisa substituir uma da mesma função. Lembrando que cada jogador pode ter, no máximo, cinco cartas de buchas de canhão mais recrutas e mercenários.


    Exemplo: você contratou o Assassino Cavaleiro da Noite por 5 moedas (custo impresso na carta) e resolveu descartar o Bucha de Canhão feiticeiro entre os seus minions disponíveis no momento. Agora você possui dois assassinos, um brucutu, um sabotador e um tanque.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/tabletopia-em-desenvolvimento-1024x445.png

    Partida do Covil no Tabletopia



    Pilhando a Cidade:
    Na fase da noite, caso alguma de suas tropas esteja na cidade sem nenhuma tropa inimiga, sua tropa poderá pilhar a cidade. Nesse caso, compre uma carta fechada da pilha de Recrutas e Mercenários e adicione um marcador de aldeões indignados na cidade. Você deve então, obrigatoriamente, descartar uma carta de mesma função, para dar lugar a uma carta pilhada. Caso possua mais de uma carta da função sorteada, escolha uma e descarte. Se não possuir nenhuma carta da função sorteada, a carta pilhada irá para o descarte.


    A revolta dos aldeões!
    Quando cinco marcadores de aldeões indignados estiverem na cidade, todas as quatro zonas de covil e as tropas que estiverem na cidade receberão um ataque de força 3. Depois desse ataque, remova os aldeões do tabuleiro.


    • Recrutas e Mercenários
    Existe uma diversidade considerável de Recrutas e Mercenários que você poderá adicionar aos seus minions.


    São guerreiros, druidas, ladrões, bárbaros e monstros que possuem papel decisivo no resultado das batalhas.
    Esses indivíduos notáveis são representados por cards divididos em cinco funções: Assassino, Brucutu, Feiticeiro, Sabotador e Tanque.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/minions-1024x345.png

    Recrutas e Mercenários




    • Atacando um Covil!
    Um covil pode ser atacado e defendido por tropas de minions. Quando um covil é atacado, caso existam tropas de defesa na zona do covil, a força de ataque e defesa são subtraídas e caso a força ataque seja superior, a diferença é subtraída da energia do covil. Caso exceda 5 pontos, o Covil será destruído e seu atacante poderá saquear as moedas do cofre de seu defensor.

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/covil-1024x434.jpg

    Atacando um Covil!



    • Finalizando a partida!
    No final do turno de um jogador, caso reste apenas um covil inteiro, ou caso as cartas da pilha de Recrutas e Mercenários acabe, esta será a última rodada da partida. A rodada termina normalmente com todos os jogadores restantes terminando seus turnos e só então a partida é finalizada e uma última coleta das Taxas de Proteção ocorre, seguida da contagem de pontos com: um covil inteiro vale 10 pontos, cada moeda em seu cofre vale 1 ponto, cada tropa sua no tabuleiro vale 1 ponto, cada carta vale em pontos seu valor em moedas. Quem obtiver mais pontos será o vencedor!


    Considerações Finais
    Apesar do visual engraçadinho, Covil não é um jogo infantil e possui um ótimo fator estratégico. O tabuleiro possui zonas bem próximas e apertadas, que muitas vezes permitem seus inimigos alcançarem, em um turno, e chegar ao seu covil com uma boa força de ataque.
    É muito importante saber usar não só as habilidades de seus minions, mas também o terreno do mapa a seu favor e os Generais possuem habilidades que podem fazer você definir uma grande parte da sua estratégia durante a partida. Em jogos com 3 e 4 jogadores a interação é mais constante com grandes viradas acontecendo turno a turno, tornando as partidas bem disputadas e interessantes. O mercado de Recrutas e Mercenários é todo um charme à parte com uma variedade imensa de minions com habilidades únicas, divertidas e muito úteis, aumentado bastante a estratégia e a rejogabilidade.


    Importante comentar que o Luis Brüeh não só criou e desenvolveu um ótimo jogo, mas também é responsável por toda a arte e o design de Covil. Fiquemos de olho, pois esse talento é raro de se encontrar no mercado.


    Pontos Positivos
    – Simples de ensinar, fácil de aprender e a começar a jogar
    – Dosa estratégia e diversão na medida certa
    – Arte muito bonita com ótimas referências
    – Ótima interação entre os jogadores
    – Boa rejogabilidade


    Pontos Negativos
    – O tempo de jogo pode se tornar um pouco mais extenso em grupos de jogadores mais experientes
    – A sorte ou o azar em pilhar cartas na cidade pode trazer um pouco de desequilíbrio ao jogo



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/11/Promo-Covil-2-1024x796.png


    Fan page no Facebook: www.facebook.com/inimigosdocovil

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    Comentários:

  • JoomartinsPB
    21 mensagens MD
    avatar
    JoomartinsPB10/11/15 13:02
    JoomartinsPB » 10/11/15 13:02

    Fire On Board investindo em produção BR também. Os caras estão pegando pesado :D O jogo parece ser divertido e tem um estilo muito bonito!

    5
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira10/11/15 13:33
    rafa.soliveira » 10/11/15 13:33

    Fire on Board tá investindo bem hein..Só fiquei na duvida se esse jogo vai fazer parte daqueles 3 que iam anunciar em um evento ou esses 3 são outros jogos que ainda estão para ser anunciados..

    5
  • Lukita
    790 mensagens MD
    avatar
    Lukita10/11/15 13:38
    Lukita » 10/11/15 13:38

    rafa.soliveira::Fire on Board tá investindo bem hein..Só fiquei na duvida se esse jogo vai fazer parte daqueles 3 que iam anunciar em um evento ou esses 3 são outros jogos que ainda estão para ser anunciados..


    É um jogo à parte! Os três da imagem são jogos de fora!

    5
  • belmal
    141 mensagens MD
    avatar
    belmal10/11/15 15:21
    belmal » 10/11/15 15:21

    Lukita::
    rafa.soliveira:::Fire on Board tá investindo bem hein..Só fiquei na duvida se esse jogo vai fazer parte daqueles 3 que iam anunciar em um evento ou esses 3 são outros jogos que ainda estão para ser anunciados..



    É um jogo à parte! Os três da imagem são jogos de fora!

    De fora é.....?  Conte me mais mestre louvadeus lukita
    A ansiedade tá me matando! 

    5
  • Lukita
    790 mensagens MD
    avatar
    Lukita10/11/15 15:48
    Lukita » 10/11/15 15:48

    belmal::
     Lukita::
    rafa.soliveira:::Fire on Board tá investindo bem hein..Só fiquei na duvida se esse jogo vai fazer parte daqueles 3 que iam anunciar em um evento ou esses 3 são outros jogos que ainda estão para ser anunciados..



    É um jogo à parte! Os três da imagem são jogos de fora!

    De fora é.....?  Conte me mais mestre louvadeus lukita
    A ansiedade tá me matando! 

    Adoraria, mas não posso! :)

    4
  • MarcusVss
    414 mensagens MD
    avatar
    MarcusVss11/11/15 11:34
    MarcusVss » 11/11/15 11:34

    O jogo parece legal, mas essas "homenagens" mais me afastam que me atraem...

    A essa altura já era pra termos personagens icônicos dos jogos de tabuleiro, mas tudo o que temos são "homenagens" a personagens de outras mídias...

    2
  • HighDensity
    492 mensagens MD
    avatar
    HighDensity11/11/15 13:30
    HighDensity » 11/11/15 13:30

    Quando um covil é destruído, o player é eliminado?

    Pelo que entendi, parece um moba, ou eu to maluco?

    Já tem manual pra dar uma olhada?

    Vlw!

    1
  • erivelton
    202 mensagens MD
    avatar
    erivelton11/11/15 14:40
    erivelton » 11/11/15 14:40

    MarcusVss::O jogo parece legal, mas essas "homenagens" mais me afastam que me atraem...

    A essa altura já era pra termos personagens icônicos dos jogos de tabuleiro, mas tudo o que temos são "homenagens" a personagens de outras mídias...

    Pô Marcus, eu, em contraponto, acho legal esse tipo de coisa, quando de fato utilizada como homenagem e bem feita. Remete ao imaginário da infância de boa parte do público alvo, e quer melhor maneira de trazer gente para o seu lado do que apelar às memórias da infância? A cultura dos Boards já tem uma certa estrada, mas como representar toda a variedade de personagens que eles tem no jogo e ainda assim gerar familiaridade para os usuários? Não vai rolar de encher de ovelhinhas e maquinistas, e o mundo pop é bem mais rico nesse ponto, vamos ser sinceros.

    2
  • Brueh
    103 mensagens MD
    avatar
    Brueh11/11/15 15:03
    Brueh » 11/11/15 15:03

    Opa, tudo bom, pessoal? Obrigado pelo interesse =D!

    Sobre o Covil: 

    • Não existe eliminação de jogadores. A vitória é definida por pontos. Um jogador que teve seu Covil destruído, apesar de estar em desvantagem pode ainda ganhar a partida =). Menos eu, eu sempre perco nesse jogo. Mesmo com Covil inteiro... kkk



    • Você interpreta um vilão com acesso a centenas de milhares de soldados sem nome (minions) dos quais alguns se destacam, mesmo que por pouco (Por isso, cada meeple representa uma tropa, e não uma carta. E todas as tropas possuem acesso aos poderes dos cards). Porém conforme as rodadas vão passando, e novos recrutas surgindo, os antigos vão sendo esquecidos, deixados de lado, ou as vezes mudando de time.



    A intenção é simular um "desenho animado" (e por isso as referências =D) e parodiar os clichês.
    O vilão é um velho mal que habita a região e aterroriza os coitados da cidade durante séculos quando surge uma nova esperança, um novo grupo de desconhecidos que vai salvar todo mundo e.... depois, o que acontece? Provavelmente virá alguém acabar com eles, no futuro, oras... haha. E o ciclo se repete.

    Mas pra criar uma mecânica temática disso, juntei muita coisa legal para um universo unificado, cheio de referências e de piadas sem graça.

    Estive testando o jogo por mais de um ano, e nos últimos meses testei muito com o pessoal de todo o Brasil pelo o Googledrive, graças a essa porrada de testes, o jogo dá a impressão exata que eu queria transmitir enquanto vc joga.
    Como qualquer "jogo de guerrra" pode ter um pouco de guerra fria no começo, mas conforme você vai pilhando a cidade ou contratando mercenários para formarem combos poderosos, o jogo adquire uma tensão e velocidade muito legal. Existem várias mecânicas pra evitar o "compexo de smaug" e por não depender de dados, pouco do resultado depende da sorte.

    Vocês podem conferir uma prévia do manual por aqui:
    https://drive.google.com/file/d/0ByWsnAhHG8-aR1ExYjFOWVdkcWs/view

    A fanpage do Covil é esta:
    https://www.facebook.com/inimigosdocovil/

    Nas próximas semanas, estarei ajeitando o Covil no tabletopia, quem sabe não fazemos uma rodada surpresa de testes por lá? ;)

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