Essa semana cheguei a marca de ter jogado 200 jogos diferentes, seja versão física ou digital. Então decidi fazer um ranking colocando em ordem os 10% melhores jogos que EU já joguei. Então essa é a primeira parte do TOP 20.
20- Puerto Rico
Um clássico, que envelheceu muito bem, até hoje um excelente jogo, bastante estratégico e ajudou a difundir a mecânica de seleção de papeis, onde o jogador ativo escolhe 1 dentre as 7 ações possíveis, realiza primeiro e com um bônus, mas todos os outros jogadores também irão realizar aquela mesma ação, então toda rodada é preciso pensar na melhor jogada para você ao mesmo tempo que não pode levantar a bola para o adversário. Jogo bastante estratégico e rodou bem com qualquer número de jogadores.
19- Torres
Mais um clássico que merece atenção, um abstrato bastante estratégico que utiliza o sistema de pontos de ação e controle de área, nesse jogo iremos construir castelos e mover nossos cavaleiros para os lugares mais altos para assim conseguir mais pontos de vitórias. Jogão, com componentes de excelente qualidade, lindo na mesa e arte bem retrô bem agradável.
17- Trajan
Feld é meu designer favorito, e esse é apenas o primeiro jogo dele que aparece na lista, Trajan é um jogo que utiliza o sistema de mancala, que exige um bom planejamento, e como todo bom Feld aquela salada de pontos marota precisa estar presente, jogo maravilhoso que irá colocar o jogador para pensar bastante e ter um planejamento a médio prazo, pois com ele utiliza a mancala nem sempre a ação que você quer fazer irá estar disponível naquela rodada.
17- Castle of Burgundy
Pela minha lista percebe-se que curto jogos mais antigos, Burgundy é mais um deles, e mais um Feld, aqui temos um excelente jogo onde o designer utiliza os dados de forma brilhante, é impressionante a quantidade de combos e possibilidades que o jogo te proporciona utilizando apenas 2 dados, com toda certeza esse é um dos melhores jogo do designer, vale muito a pena conhecer, único porém desse jogo a arte é bem feia, inclusive na nova edição de 10 anos, um sacrilégio isso. E qualidade dos tabuleiros individuais na versão nacional, parecem caixa de sucrilhos, outra bola fora é a escolha da tonalidade das cores confundem bastante, mas como foi dito apesar desses detalhes a jogabilidade é maravilhosa.
16- Targi
Uma grata surpresa que conheci através do board game arena e depois adquiri minha cópia, eu adoro jogo 2 players e que rodem bem nessa configuração pois minha mesa mais frequente é com meu irmão, e esse jogo é maravilhoso, estratégico, inteligente com boa interação pois rolam vários blocks, utilização de um sistema de grip que se altera com alocação através do plano cartesiano (encontros entre o eixo X e Y) é maravilhoso. Recomendo fortemente.
15- Lords of waterdeep
Um excelente jogo de entrada para quem quer conhecer alocação de trabalhadores, na minha opinião melhor que o tão falado stone age. Aqui temos uma alocação de trabalhadores simples e direta, o tema me agrada muito que gosto de fantasia medieval e do universo dungeons e dragrons. Temos que cumprir quests para ganhar as recompensas e pontos de vitória, existem as cartas de intriga que algumas possuem um leve toma essa, mas nada que incomode, até mesmo para jogadores mais experientes o jogo funciona bem, eu pelo menos curto bastante inclusive comprei a versão digital na steam, fica a dica.
14- Black Angel
O primeiro e único jogo recente que está nessa parte do meu TOP, um jogo bem colorido e bem bonito, adorei o tema a jogabilidade, apesar de se falar que ele é uma reiplementação do Troyes, se não tivessem avisado eu não teria feito essa associação, apesar de ter a mecânica de alocação de dados, mas tem muito mais coisa que isso, ativação de poderes, gerenciamento dos robôs, compra de tiles que pontuam e dão ações diferentes, achei o jogo sensacional, uma pena ter chegado com preço tão elevado , mas estou de olho em alguma promoção pois tenho esperança de tê-lo na coleção.
13- Lewis & clark
Um jogo que é basicamente uma corrida para chegar primeiro a costa do pacifico, mas para isso ele mistura muitas mecânicas, como construção de baralho, gerenciamento de cartas, alocação de trabalhadores, gerenciamento de recursos, adoro o lance das cartas terem dupla função, e a forma com elas são ativadas. Elas podem usadas ou como seu “poder” ação ou como como “força” para ativar a outra carta, isso cria uma dualidade bem interessante, pois as cartas que são usadas como “força” não terão sua habilidade ativada e ficarão indisponíveis até que você realize um acampamento e recolha todas as cartas novamente para sua mão. Adorei tudo nesse jogo, mecânicas, tema, arte e fluidez dele na mesa. Estou ansioso para chegada da versão nacional que está prometida para esse mês.
12- Terra Mística
O que falar desse clássico que figurou durante algum tempo com TOP 1 do BGG e até hoje figura entre os melhores jogos já lançados. Simplesmente joguem e descubram essa obra prima dos Board games
11- Macao
Aqui teremos mais um jogo do Feld (como falei sou fã assumido do designer), esse jogo é maravilhoso em todos os sentidos, mais uma vez o autor usa os dados de forma esplêndida, mas o que realmente brilha nele foi a genialidade e originalidade do uso da rosa dos ventos, uma mecânica que ainda não vi em outro jogo, onde exige dos jogadores uma boa programação a médio e longo para fazer suas construções, fazer as entregas e maximizar seu pontos sem receber as punições, sim é um jogo que cobra planejamento pois se não conseguir se livras das suas cartas no tempo certo sofrerá punições. Se curte jogos mais estratégicos essa com toda certeza é uma exceltente opção. Muito curioso para nova implementação que está por vir, e torcer muito para alguma editora trazer pro Brasil.