Dogo Dash é um jogo rápido para 2 a 5 pessoas muito colorido e super divertido! Tendo como mecânica básica o já conhecido pedra, papel e tesoura, ele é capaz de agradar tanto crianças quanto adultos, iniciantes a experientes.
As regras de Dogo Dash são simples, todos os jogadores baixam uma carta e quem soltar a carta mais forte ganha. Cachorro ganha de gato, urso ganha de gato e cachorro, pessoa ganha de cachorro e urso, gato ganha de pessoa e tem um doguinho muito batuta que faz qualquer vaza virar um empate. A partida termina assim que não houverem mais cartas e vence o jogador que ganhou mais cartas.
O destaque do jogo dá-se pelo visual, são 60 cartas e 57 ilustrações exclusivas de um time composto exclusivamente por mulheres. A autora, Talita Rhein, é brasileira morando na Alemanha e iniciou o desenvolvimento do jogo durante uma game jam que são eventos onde pessoas reúnem-se para desenvolver jogos, digitais ou analógicos, durante um período determinado de tempo, geralmente 48 ou 72 horas, com um tema ou mecânica específicos. Dogo Dash foi tão promissor que as gurias decidiram levar adiante o projeto lançando o jogo completo em uma campanha que foi financiada em menos de 11 horas!
Conversamos com a Talita durante a SPIEL.digital e ela contou-nos que, indo na contra mão de outros autores nacionais, ela usou a SPIEL para buscar de parcerias nacionais para o lançamento do jogo em mercado brasileiro. Dogo Dash foi nomeado na categoria de boardgames da SBGames e também foi pré-selecionado para como um dos nomeados à categoria "Jogo Mais Inclusivo do Ano" da the*gameHERs. Como a financiamento do kickstarter ocorreu nos mesmos dias da feira e foi bem sucedida, acreditamos, e estamos torcendo, para que seja mais fácil uma editora abraçar o projeto e realizar o lançamento do jogo por aqui.
Visão geral do jogo
Outro fator bastante importante para a produção de Dogo Dash foi a busca por fábricas próximas de Berlin, cidade onde Talita mora, de forma que elas consigam fazer um acompanhamento melhor e mais próximo de todas as etapas, tendo em mente questões socio-econômicas e o impacto ambiental que toda uma cadeia de produção e logística gera.
Transmitimos a entrevista, assim como as regras e uma partida completa do protótipo pelo Tabletopia no nosso canal da Twitch e o vídeo na íntegra pode ser conferido abaixo. Dogo Dash será uma ótima opção para aquelas jogatinas rápidas entre partidas ou para começar e fechar a noitada e, como exige pouco espaço, pode-se jogá-lo em qualquer lugar. Estamos ansiosos por ele!
Entrevista, regras e partida completa com a autora
Este post foi publicado originalmente no site Joga em Dois. Siga-nos no Instagram para saber as novidades assim que forem publicadas!