Uma diversidade imensa de etnias, nações, línguas e culturas. A natureza expande-se vasta com suas matas e animais até onde a vista alcança e além. Isso tudo antes da chegada do homem branco às Américas. O tempo é inexorável e sabemos muito bem como essa história acontece. Entretanto nem tudo está perdido e há uma chance de sobrevivência. Conseguirá você manter sua nação viva nos territórios do que um dia foi Pindorama?
Pindorama, de Eduardo Andrade, é um jogo para 2 a 4 jogadores de seleção de ações e controle de área com uma pegada diferente. Ao invés de estar no papel do conquistador, cada jogador toma o controle de uma das diversas nações latino-americanas lutando contra a invasão dos europeus ao mesmo tempo que guerreiam contra as nações rivais e incentivam a criação de quilombos e suas revoltas. A partida acontece ao longo de 35 rápidas rodadas, cada rodada marcada por algum evento histórico como a chegada dos europeus em 1500, a guerra dos Aimorés, as Missões Jesuíticas, a Inconfidência Mineira e muitos outros, abrangendo os pontos chaves da história nacional até a proclamação da república em 1889.
As rodadas podem pertencer a indígenas, brancos e negros e, dependendo a quem pertença a rodada, a cada uma, o jogador deve realizar uma de três ações específicas daquele povo. Os jogadores realizam suas ações e a rodada avança, o que torna a partida rápida e bastante dinâmica. O tabuleiro é dividido em quatro regiões principais que são usadas conforme a quantidade de pessoas e também é possível jogar com o verso do tabuleiro que contém o mapa da América Latina. Além disso, no modo avançado, é possível usar poderes diversos de acordo com a nação, aumentando ainda mais a variedade do jogo.
Visão geral do jogo
Apesar de estar em desenvolvimento há pouco mais de três meses, o protótipo de Pindorama apresenta uma jogabilidade sólida, estratégica e bastante agradável. As regras são simples e de fácil entendimento, a iconografia é um tanto quanto estranha no início mas torna-se mais clara depois de algumas poucas rodadas, muito devido à arte que é temporária e as vezes confusa. Vence quem tiver mais pontos ao fim da partida e, como há diversas maneiras de pontuar, não há aquele sentimento de estar preso ou sem opções, algo que sempre é bem vindo.
Jogamos ao vivo no nosso canal da twitch em uma partida para dois jogadores pelo Tabletopia com a participação do Eduardo, que conversou com a gente sobre a origem do jogo e também sobre seu mais recente lançamento, a expansão Os Mercadores do nosso queridinho Terra Mystica. Rolou até um mini-review d'O Gambito da Rainha! O vídeo na íntegra pode ser conferido abaixo!
Este post foi publicado originalmente no site Joga em Dois. Siga-nos no Instagram para saber as novidades assim que forem publicadas!