Após 28 anos de trabalho, Malcon, chefe de vigilância portuária, está prestes a aposentar. Por ser "das antigas", entretanto, ele é contrário à utilização desses modernismos e tecnologias. Segundo ele, tudo o que um fiscal precisa é ter faro, um bom olho e instintos afiados. E é isso que ele tentará ensinar para os seus recrutas em Open Top.
Open Top é um jogo de Éderson Ayres, autor de Teseu, para 2 a 4 jogadores de colocação de peças, pontos de ação, coleção de conjuntos e uma pitada agradável de blefe. Com regras simples, de fácil assimilação e partidas durando entre 35 a 60 minutos, ele é um jogo familiar que agrada tanto iniciantes quanto jogadores experientes. A título de curiosidade, Open Top é um tipo de contêiner que tem sua abertura na parte de cima e que serviu de inspiração para o tema do jogo.
Nele os jogadores assumem o papel de fiscais aduaneiros em treinamento que precisam investigar os contêineres dos adversários em busca de contrabandos ao mesmo tempo que tentam esconder seus próprios contrabandos e, ao fim da partida, vencerá o jogador que marcar mais pontos. Em caso de empate, os jogadores empatados compartilham a vitória porque, segundo o autor, as pessoas precisam aprender a empatar também. Nada mais justo!
O navio carregado com os contêineres
Na vez do jogador, ele deve mover-se, investigar um contêiner, recolhendo uma peça do oponente e, por fim, colocar seu próprio contêiner e peças de mercadoria em cima dele de acordo com o seu tamanho. São apenas 10 rodadas na primeira etapa e uma segunda etapa com rodadas extras apenas com movimento e investigação antes da pontuação final. As peças podem conter pontuações positivas e negativas, estarem vazias ou ainda serem arquivos secretos que valem pontos de acordo com os conjuntos coletados.
A primeira etapa termina quando todos os 10 contêineres tiverem sidos colocados no navio e na segunda etapa você pode trocar duas peças (vazias ou arquivos secretos) por uma rodada extra, dando-lhe a chance de fazer mais uma investigação. A pontuação final é a soma dos contrabandos dos oponentes que você coletou, dos conjuntos de arquivos secretos e ainda, os contrabandos que você conseguiu manter no navio, dependendo do andar onde eles encontram-se. Se o contrabando estiver no 1º andar, o seu valor é multiplicado por três, no 2º andar por dois e acima do 3º conta-se apenas o valor da peça. Isso significa que quanto mais tempo seu contrabando ficou no navio, mais habilidoso você foi em ludibriar seus oponentes e mais valioso ele será.
Há um certo quê de blefe em Open Top na medida que os jogadores tentam convencer (ou não) os oponentes a investigar este ou aquele contêiner; blefe este que não é obrigatório mas torna a partida muito mais divertida. E não há como deixar de falar de quão bonito está o jogo. Conforme os contêineres vão sendo empilhados no navio e o navio vai crescendo na mesa, há uma sensação de profundidade visual e progresso da partida que poucos jogos possuem. Isso, infelizmente é algo que a versão digital, que pode ser jogada pelo Tabletopia, não consegue captar 100%.
Da direita para a esquerda, Aline, Éderson, Catiele e Vinicius
Open Top é uma das grandes promessas nacionais para um futuro próximo, mesmo sendo apenas um protótipo, a solidez do jogo e a fluidez da partida encantaram-nos em definitivo. Nós já havíamos jogado-o digitalmente mas apenas após conhecer o protótipo físico tivemos noção do quão bonito e gostoso ele é de jogar. Tivemos a oportunidade de ser o primeiro canal a jogar uma partida com a participação especialíssima do próprio autor, Éderson e de sua esposa, Aline. A partida completa com a explicação das regras e a conversa que tivemos com o casal foi transmitida ao vivo e já está disponível no youtube. Super recomendamos o jogo e estamos torcendo para que seja lançado o mais breve possível!
Este post foi publicado originalmente no site Joga em Dois. Siga-nos no Instagram para saber as novidades assim que forem publicadas!
Joguei ele duas vezes no tabletopia e uma vez na mesa, e que jogo sensacional, se venci uma dessas partidas? claro que nao, mas quero jogar mais porque ele é garantia de risadas e diversão!!