Por W. Eric Martin
Traduzido por Marcolino
A editora americana Fantasy Flight Games já tem dado aos jogadores diversas opções para se jogar no universo de Star Wars, de jogos de cartas (Star Wars: The Card Game) passando por jogos de miniaturas (Star Wars: X-Wing Miniatures Game e Star Wars: Armada) também com jogos de RPG (com três famílias de títulos de Star Wars) e até jogos de tabuleiro de combate terrestre (Star Wars: Imperial Assault, a publicação que sugere que a licença de Star Wars da FFG não é mais limitada a “cartas, RPG e jogos de miniaturas”, como era o caso em 2011 quando a licença foi anunciada pela primeira vez).
Mas agora a FFG planeja adicionar mais uma forma de experimentar a criação de George Lucas em sua mesa de jogo –
Star Wars: Rebellion de
Corey Konieczka, com o design colocando o Império Galático contra a Aliança Rebelde em um jogo de tabuleiro de combate intergalático e intriga. Aqui temos uma visão geral sobre o jogo segunda a editora:
Experimente a Guerra Civil Galática como nunca antes. Em Star Wars: Rebellion, você controla todo o Império Galático ou a Aliança Rebelde. Você precisa comandar naves espaciais, considerar movimentação de tropas, e agrupar sistemas para sua causa. Dadas as diferenças entre o Império e a Aliança Rebelde, cada lado tem diferentes condições de vitória, e será necessário adaptar o estilo de jogo dependendo de quem você irá representar:
- Jogando como o Império, você pode comandar legiões de stormtroopers, enxames de TIEs, Destróiers Estelares, e até mesmo a Estrela da Morte. Você governa a Galáxia pelo medo, confiando no poder de seu massivo exército para reforçar sua vontade. Para vencer o jogo, precisará exterminar a formação da Aliança Rebelde encontrando suas bases e destruindo-as. No caminho, você pode subjugar mundos ou até mesmo destruí-los.
- Jogando com os Rebeldes, você pode comandar dezenas de troopers, T-47 Airspeeders, Corvetas Corelianas e esquadrões de caças. Entretanto, estas forças não são páreas para o poderio militar do Império. Em termos de força bruta, você se encontra claramente subjugado desde o início, portanto você precisa fazer com que planetas juntem-se a sua causa e execute ataques militares cirúrgicos para sabotarem estaleiros imperiais e roubar valiosas informações. Para vencer a Guerra Civil Galática, você precisa balançar os cidadãos galáticos para sua causa. Se sobreviver por tempo suficiente e fortalecer sua reputação, você irá inspirar a galáxia para uma revolta de escala galática, então você vencerá.

Apresentando mais de 150 miniaturas de plástico e dois tabuleiros que contam com os 32 sistemas mais notados na galáxia de Star Wars, Rebellion apresenta uma extensão que é maior e mais extensa do que qualquer outro jogo de Star Wars anterior.
No entanto, por toda sua grandiosidade, Rebellion mantém-se intensamente pessoal, cinemático e heroico. Por mais que seu sucesso dependa da força de suas naves estelares, veículos e tropas, ele depende do esforço individual de personagens notáveis como Leia Organa, Mon Mothma, Grand Moff Tarkin e o Imperador Palpatine. Enquanto a guerra civil se espalha pela galáxia, estes líderes são inestimáveis para seus esforços, e as missões secretas que eles executam evocarão muitos dos momentos mais inspiradores da trilogia clássica. Você pode enviar Luke Skywalker para receber treinamento Jedi em Dagobah ou ter Darth Vader fazendo uma armadilha para prender Han Solo em carbonite!
Star Wars: Rebellion é para 2-4 jogadores, com uma duração de 180-240 minutos por partida, um valor aproximado de $100 e uma data de lançamento antecipada para o primeiro trimestre de 2016. Em seu anúncio do jogo, FFG providenciou mais detalhes sobre a jogabilidade, enfatizando em como os diferentes lados deste combate podem ver os muitos mundos disponíveis para eles.