Um dos maiores fiscais de carga está para se aposentar, e ele quer seguir com seu legado passando seu conhecimento para aqueles que ele julga serem os melhores na fina arte de encontrar contrabando nos vários containers de um navio, com essa premissa o amigo Éderson Ayres no apresenta o seu Open Top.
No jogo somos esses aspirantes a fiscais de carga, que devem tentar achar as cargas deixadas pelos seus concorrentes enquanto escondem as suas cargas sem deixar rastros para que os outros só encontrem um monte de nada.
O tabuleiro central do jogo mostra um grande navio, cada jogador então pega um set de peças de containers e os tiles de contrabando, que indicam desde coisas muito valiosas, até coisas que não tirarão pontos de quem os achar.
A partida de Open Top dura 10 rodadas, em cada uma delas os jogadores se revezam em ações que são andar pelo navio, colocar seus tiles de tesouro e se possível pegar tiles dos outros jogadores.
Você ao colocar um container no navio, precisa colocar os seus tiles por cima dele, a sacada aqui é tentar chamar os outros agentes para pegar tiles ruins, enquanto tenta posicionar os melhores tiles de forma que alguém coloque um container de outra cor por cima, protegendo ele.
Já aqui temos um dos grandes baratos do jogo, como temos containers e esses são empilhados durante a partida, o jogo vai ficando visualmente lindo e além disso, como o navio tem um espaço limitado, ele vai crescendo verticalmente, e conforme avança para o final o navio fica muito legal cheio.
Ao final das 10 rodadas os jogadores vão conferir os tiles que pegaram durante a partida, tem os tiles de pontos positivos, os de pontos negativos e tiles que são "set-collection" que dão movimentos bônus, além dos tiles encontrados, os seus tiles que foram protegidos também lhe rendem pontos e quem tiver o maior somatório é o vencedor.
Open Top está nas fases finais de arrumação, mas tem muito potencial, o jogo é divertido, você ir deixando tiles de isca para os outros jogadores e vê-los caindo na sua armadilha é bem legal e como já frisei é um jogo que fica lindão na mesa, tomara que alguma editora feche logo e lance ele o quanto antes, certeza que será um sucesso.
Cacá: Joga tabuleiros desde que se entende por gente, mas descobriu as maravilhas dos jogos modernos por volta de 2004 quando foi apresentado ao Catan e o mundo nunca mais foi o mesmo. À frente do site
E ai, tem Jogo? tenta contribuir ao máximo para que o hobby cresça e chegue ao maior número possível de pessoas.